Cinema
Olhar de Cinema, um dos maiores festivais de cinema independente, divulga a programação
Um dos mais importantes festivais dedicado a sétima arte, acontece de 14 a 22 de junho. Confira os longa e curtas-metragens selecionados
Por Vanessa R Ricardo e Assessoria
O Olhar de Cinema, realizado em Curitiba, é um dos festivais dedicados a sétima arte mais importante para o cinema independente. Nos seus 12 anos de história, já recebeu mais de 1000 produções e levou em torno de 200 mil pessoas aos cinemas. Este ano, foram escolhidos para fazer parte da programação, 87 filmes, disponíveis nas salas do Cine Passeio e do Cineplex Novo Batel . Uma oportunidade aos amantes do cinema, de conferir longas e curtas-metragens inéditos no Brasil.
Para abertura do Olhar de Cinema, o filme escolhido foi Casa Izabel, do diretor paranaense Gil Baroni, lançado em 2022, e que conta no elenco com importantes artistas da cena paranaense. Na trama, um aparente refúgio da realidade brasileira dos anos 70, homens da alta sociedade se encontram para encarnar mulheres em fantasias de luxo. O filme nos envolve em uma trama de suspense e tensão crescentes, no qual o passado ditatorial do país é encarado por uma afiada mirada queer.
Entre as novidades da 12ª edição do Olhar de cinema, está a Mostra Competitiva Brasileira. Longas e curtas-metragens inéditos no pais que abordam temas contemporâneos. A ideia de dividir a competitiva de longa metragem, surgiu do aumento do envio de filmes de realizadores brasileiros ao festival. “Os filmes brasileiros estavam cada vez mais procurando o festival e foi aí que pensamos dividir a mostra competitiva de filmes brasileiros e internacionais”, comentou Antônio Gonçalves Junior, diretor artístico.
O 12º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, acontece entre os dias 14 a 22 de junho, com ingresso de R$7 a R$14 nas salas do Cine Passeio e Cineplex Novo Batel.
Confira a programa completa do 12º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba:
Mostra Competitiva Brasileira – Os longas e curtas-metragens selecionados para a mostra chegam ao festival com lugar de exlusividade, com filmes brasileiros ainda inéditos no país. Aqui há a busca do equilíbrio entre inventividade, abordagem de temas contemporâneos e potencial de comunicação com o público, apresentando propostas que se apresentam de forma arriscada, comprometida e envolvente. Os longas-metragens selecionados são:
– “Neirud” (Dir. Fernanda Faya | Brasil | 2023 | 71 min)
– “O Estranho” (Dir. Flora Dias, Juruna Mallon | Brasil | 2023 | 105 min)
– “O Policial e a Pastora” (Dir. Alice Riff | Brasil | 2023 | 65 min)
– “Quando eu me Encontrar” (Dir. Amanda Pontes e Micheline Helena | Brasil | 2023 | 78 min)
– “Toda Noite Estarei Lá” (Dir. Suellen Vasconcelos e Tati Franklin | Brasil | 2023 | 72 min)
– “Zé” (Dir. Rafael Conde | Brasil | 2023 | 124 min)
Os curtas-metragens selecionados são:
– “Apocalypses Repentinos” (Pedro Henrique | Brasil | 2023 | 17 min)
– “As Inesquecíveis” (Dir Rafaelly LaConga Rosa | Brasil | 2023 | 8 min)
– “Cemitério Verde” (Dir. Maurício Chades | Brasil | 2023 | 25 min)
– “Kanau’Kyba” (Dir. Gustavo Cacoco | Brasil | 2023 | 11 min)
– “O Mar Também é Seu” (Dir. Michelle Coelho | Suíça, Cuba e Brasil | 2022 | 21 min)
– “Ramal” (Dir. Higor Guimarães | Brasil | 2023 | 16 min)
– “Thüe Pihi Kuuwi – Uma Mulher Pensando” (Dir. Ainda Harika, Edmar Tokorino Yanomami, Roseane Yariana | Brasil | 2023 | 10 min)
– “Virtual Genesis” (Dir. Arthur B. Senra | Brasil | 2023 | 8 min)
Mostra Competitiva Internacional – A mostra é composta por um conjunto de apostas, e também descobertas, de filmes recém chegados ao mundo, ainda inéditos no Brasil. Quem assistir às produções selecionadas irá se deparar com narrativas que se apresentam de forma arriscada, comprometida e envolvente. Os longas-metragens selecionados são:
– “A Migração Silenciosa” ( Stille Liv | Dir. Malene Choi | Dinamarca | 2023 | 103 min)
– “ANHELL 69” (Dir. Theo Montoya | Colombia, Romênia, França, Alemanha | 2022 | 74 min)
– “Disco Boy” (Dir. Giacomo Abbruzzese | França | 2023 | 93 min)
– “Lembranças de Todas as Noites” ( Subete no Yoru wo Omoidasu | Dir. Yui Kiyohara | Japão | 2022 | 116 min)
– “Lugar Seguro” ( Sigurno Mjestro | Dir. Juraj Lerotíc | Croácia | 2022 | 102 min)
– “No Cemitério do Cinema” (Au Cimetière de la Pellicule | Dir. Thierno Souleymane Diallo | França, Senegal, Guiné, Arábia Saudita | 2023 | 93 min)
Os curtas-metragens selecionados são:
– “A Mecânica dos Fluídos” ( La Mécanique des Fluides | Dir. Gala Hernandez López | França, Espanha | 2022 | 38 min)
– “A Moça” (The Lady | Dir. Fardin Ansari | Irã | 2023 | 15 min)
– “Fuga de Visão” (Dir. Zuqiang Peng – China | 2022 | 12 min)
– “Humano Não-Humano” (Human Not Human | Dir. Natan Castay | Bélgica | 2023 | 40 min)
– “Maria Schneider, 1983” (Dir. Elisabeth Subrin | Estados Unidos | 2022 | 25 min)
– “Paralelo 45º” (45th Parallel | Dir Lawrence Abu Hamdam | Reino Unido | 2022 | 15 min)
– “Pele de Mãe” (Mother’s Skin | Dir. Leah Johnston | Canada | 2022 | 20 min)
– “Um Caroço de Abacate” (Dir. Ary Zara | Portugal | 2022 | 20 min)
– “Uma Espetácie de Testamento” (Um Genre de Testament | Dir. Vuillermin Stephen | França | 2023 | 16 min)
Novos Olhares – A mostra é dedicada a longas-metragens que tem maior radicalidade em suas propostas estéticas e, por isso, flertam com a ventura e o risco de caminhos desconhecidos. Há os filmes que convidam o público a um mergulho lírico, há outros que propõem a frieza do distanciamento épico, há os que investigam as criações alegóricas, há os que apostam no encontro com o real.
Fazem parte da Novos Olhares:
– “A Portas Fechadas” (Dir. João Pedro Bim | Brasil | 2023 | 64 min)
– “A Vida e as Estranhas e Surpreendentes Aventuras de Robinson Crusoé, que Viveu 28 Anos Sozinho em uma Ilha e Disse que Era Dele” (Het Leven en de Vreemde Verrassende Avonturen van Robinson Crusoe Die Acht en Twintig Jaar Helemaal Alleen op een Bewoond Eiland Leefde en Zei Dat Het Van Hem Was | Dir. Benjamin Deboosere | Bélgica | 2023 | 75 min)
– “Desvío de Noche” (Dir. Paul Chotel, Ariane Falardeau St. Amour | Canadá | 2022 | 96 min)
– “Mudos Testemunhos” ( Mudos Testigos | Dir. Jerónimo Atehortúa, Luís Ospina | Colombia, França | 2022 | 78 min)
– “Notas do Eremoceno” (Poznámky Z Eremoceno | Dir. Viera Cákanyová | Eslováquia, República Checa | 2023 | 78 min)
– “O Mel é Mais Doce que o Sangue” (Dir. André Guerreiro Lopes | Brasil | 2023 | 70 min)
Exibições Especiais – Um espaço livre para filmes brasileiros e internacionais que mescla temas, grandes nomes e filmes nacionais incontornáveis. Compõem a mostra:
– “A Invensão do Outro” (Dir. Bruno Jorge | Brasil | 2023 | 144 min)
– “Anotações Para um Filme” ( Notas Para Uma Película | Dir. Ignácio Agüero | Chile | 2022 | 102 min)
-“Caixa Preta” (Dir. Bernardo Oliveira, Saskia | Brasil | 2022 | 51 min)
– “Diálogos com Ruth de Souza” (Dir. Juliana Vicente | Brasil | 2022 | 107 min)
– “Lá nas Matas Tem” (Dir. Pedro Aspahan, César Guimarães | Brasil | 2022 | 55 min)
– “O Acidente” (Dir. Bruno Carboni | Brasil | 2022 | 95 min)
– “O Muro dos Mortos” (Le Mur Des Morts |Dir. Eugène Green | França | 2022 | 51 min)
Mirada Paranaense – A mostra é dedicada a apresentar ao público um panorama da produção audiovisual local, do estado brasileiro do Paraná. O público é convidado a conhecer as primeiras produções dos/as jovens realizadores/as locais, bem como a acompanhar novos trabalhos de realizadores/as experientes.
Os longas-metragens selecionados são:
– “Fale Comigo Verão: O Diário de um Cineasta Amador” (Dir. Evandro Scorsin |Brasil |2023 | 80 min)
– “Solange” (Dir. Nathália Tereza, Tomás Osten | Brasil | 2023 | 63 min)
Os curtas-metragens selecionados são:
– “A Trilha Sonora de um Bairro” (Dir. Carlos Alberto Moura, Danilo Custódio | Brasil | 2023 | 13 min)
– “Blackout” (Dir. Rodrigo Grota | Brasil | 2022 | 15 min)
– “Menininha” (Dir. Débora Zanatta | Brasil |2023 | 11 min)
– “Midríase” (Dir. Eduardo Monteiro | Brasil | 2022 | 7 min)
– “Pés que Sangram” (Dir. Roberta Takamatsu | Brasil | 2022 | 14 min)
– “Pixo na Cidade Modelo” (Dir. Willian Germano | Brasil | 2023 | 18 min)
-“Sereia” (Dir. Estevan de la Fuente | Brasil | 2023 | 15 min)
– “Só Por Hoje” (Dir. Stillo Eustachio, Dionwiul, Jessica Candal | Brasil | 2023 | 24 min)
Olhares Clássicos – A mostra oferece um recorte dos mais variados filmes que marcam a história do cinema. Um panorama de obras de diversos diretores/ras, países, gêneros e épocas, que acima de tudo demonstra paixão e respeito pelo cinema e pela sua história. As produções selecionadas são:
-“A Paixão da Lembrança” (The Passion of Rememberence | Dir. Maureen Blackwood, Isaac Julien | Reino Unido | 1986 | 82 min ) – Alternando entre a realidade e paisagens místicas, a produção procura aborda a complexidade dos negros britânicos, passando por interseções que não são exploradas profundamente, passando pela raça, classe, gênero e sexualidade.
– “A Rainha Diaba” ( Dir. Antonio Carlos da Fontoura | Brasil | 1974 |110 min) – A história gira em torno de um homossexual autodenominado Diaba, que controla uma rede de narcotráfico na favela, a partir de um quartinho, nos fundos de um prostíbulo.
– “Cría Cuervos” (Dir. Carlos Saura | Espanha | 1976 | 110 min) – No crepúsculo da ditadura de Franscico Franco, uma jovem garota e suas irmãs vão morar com sua tia, em Madrid, depois da morte de seus pais.
– “En Rachâchant” ( Dir. Jean – Marie Straub e Danièle Huillet | França | 1982 |7 min) – O pequeno Ernesto não quer mais ir à escola, pois lá são ensinadas coisas que ele diz não saber.
– “Jeanne Dielman” (Dir. Chantal Akerman | Bélgica | 1975 |201 min) – Uma dona de casa solitária e viúva faz suas tarefas diárias e cuida de seu apartamento, onde mora com seu filho adolescente e usa um truque estranho para conseguir para as contas.
– “No Calor da Noite” (Dir. Norman Jewison | Estados Unidos | 1967 | 110 min) – Um detetive negro é convidado a investigar um assinato em uma cidade racialmente hostil do Sul dos Estados Unidos.
– “Salomé” (Dir. Charles Bryant e Alla Nazimova | Estados Unidos | 1923 | 72 min) – Versão livre da história bíblica do rei Herodes e a execução de João Batista, a pedido de sua enteada, Salomé, a quem deseja.
Pequenos Olhares – A mostra é dedicada às crianças. Um espaço aberto para os jovens espectadores viverem a experiência do festival, que também contempla a possibilidade de filmes para toda a família. Os selecionados são:
– “A Menina e o Mar” (Dir. Gabriel Mellin | Brasil |19 min) – Duas crianças, um menino e uma menina, possuem duas formas completamente diferentes de enxergar o mundo. E o mar os conecta;
– “A Pedra Mágica” ( Dir. Paula Herreras Vivas | Argentina |9min) – Uma jovem em uma praia distante cria um laço único com o mar, que a presenteia com uma pedra mágica;
– “Coelhitos e Gambazitas” (Dir. Thomas Larson | Brasil |10 min) – Pelo ponto de vista do irmão mais velho, a história tem como pano de fundo o segundo casamento do pai e a formação de uma nova família com a madrasta e sua filhinha bebê. A convivência e os conflitos da relação familiar têm como foco principal na relação entre as crianças e os aparelhos eletrônicos, especialmente o irmão mais velho, que mistura a realidade concreta com a fantasia dos ambientes dos jogos;
– “De Miau a Pior” (Dir. Rodrigo Toporov |Brasil | 5min) – Um gato azarado vive em constante mau-humor, até que uma situação inusitada o faz se perder de casa e conhecer um otimista vira-lata caramelo que lhe propõe um novo jeito de olhar a vida;
– “Diafragma” (Dir. Robson Cavalcante | Brasil | 10 min) – Carlos, uma criança muito criativa, sempre considerou seus olhos como sua maior fonte de diversão. Na adolescência, após ser diagnosticado como diabético, ele descobre que logo deixará de enxergar. A história é contada a partir do ponto de vista do protagonista, que recapitula as diferentes fases de sua vida, dividido entre a contemplação de um mundo repleto de imagens e o desafio de conviver com a cegueira;
– “Jussara” ( Dir. Camila Ribeiro | Brasil | 9 min) – Jussara é uma contadora de histórias que mora em uma pequena vila, onde é querida e respeitada por todos. Cuidando sempre de todos, Jussara era feliz. Chega o momento em que suas histórias começam a invadir sua casa e ela precisa olhar para si pela primeira vez;
– “Shackle ( Dir. Ainslie Henderson | Escócia |10 min) – Três espíritos da floresta exploram os conflitos humados causados por criatividade, possessividade e desejo por status;
– “Teo, o Menino Azul” (Dir. Hygor Amorim | Brasil |10 min) – Teo é um menino incoformado com os problemas do mundo e com o egoísmo da humanidade. Após um sonho, ele tem uma ideia fantástica de como resolver esses desafios e trazer paz ao mundo;
– “Fabulosos João e Maria” (Dir. Arnaldo Galvão | Brasil |101 min) – A produção é uma adaptação atual do conto dos Irmãos Grimm. E se a Bruxa não esperasse as crianças se perderem na floresta? E se ela provasse os problemas financeiros para que as crianças tivessem que pedir sua ajuda? E se a Bruxa fosse alguém tão agradável que todos permitissem que ela entrasse em suas casas?
Mostra Foco – A Mostra Foco, este ano realizada em parceria com o RIDM – Rencontres internationales du documentaire de Montréal, coloca em evidência, pela primeira vez, a filmografia de um território, exibindo um panorama do instigante cinema documentário contemporâneo realizado no Quebéc, província canadense de colonização francesa. Fazem parte as produções:
– “Bestiário” (Bestiaire |Dir. Denis Côté|Canadá | 2012|72 min)
– “Kassinu” (Dir. Uapukun Mestokosho McKenzie|Canadá|2019|12 min)
– “Katatjatuuk Kangirsumi (Cantos Guturais em Kangirsuk) (Dir.Eva Kaukai, Manon Chamberland|Canadá|2019|3 min)
– “L.A Tea Time” (Dir. Sophie Bédard Macotte|Canadá|2019|82 min)
– “Manitushiss (Vírus)” (Dir. Réal Junior Leblanc|Canadá|2022|5 min)
– Milikᵘ tshishutshelimunuau (Conceda-me Sua Confiança) (Dir. Isabelle Kanapé|Canadá|2022|12 min)
– “Novembro” ( Novembre|Dir. Iphigénie Marcoux-Fortier, Karine van Ameringen| Canadá|2023|95 min)
– “O Innu do Futuro” (L’Innu du Futur|Dir. Stéphane Nepton|Canadá|2021|6 min)
– “Perdi Minha Mãe“ (J’ai Placé Ma Mère|Dir. Denys Desjardins |Canadá |2022 |75 min)
– “Xalko” (Dir. Hind Benchekroun, Sami Mermer|Canadá|2018|90min)
Olhar Retrospectivo – Este espaço destaca um grande nome do cinema mundial, fazendo uma retrospectiva e uma reflexão aprofundada da obra e da trajetória do/a autor/a.
O cineasta selecionada para a edição deste ano é David Cronenberg , um dos diretores mais influentes de todos os tempos, conhecido pelas suas obras que flertam com a ficção científica e o cinema de terror. Nascido em Toronto, em 1943, Cronenberg dirigiu 47 trabalhos ao longo de quase 60 anos de carreira. A Mostra privilegiou os primeiros 25 anos de sua trajetório, exibindo sete de seus filmes mais representativos. São eles:
– “Ralo Acima” (1975 | 14 min) – Dois veteranos conversam sobre os conflitos enfrentados em um banheiro.
-“Calafrios” (1975 | 87 min | 16 anos) – Os residentes de um prédio de apartamentos em um subúrbio estão sendo infectados por uma cepa de parasitas que os transformam em loucos por sexo e dispostos a infectar outras pessoas.
– “Videodrome: A Síndrome do Vídeo” (1983 | 87 min | 16 anos) – O dono de uma pequena emissora de televisão a cabo capta imagens de pessoas tortuadas e mortas. Logo, ele descobre que a transmissão é muito mais do que um mórbido show.
– “A Mosca” (1986 | 96 min | 14 anos) – Um cientista testa uma máquina de teletransporte de matéria, porém algo dá errado e seu DNA se funde com a de uma mosca que entrou junt com ele na câmara.
– “Gêmeos: Mórbida Semelhança” (1988 | 116 min | 16 anos) – Os gêmeros Beverly e Elliot possuem uma clínica particular especializada em fetilidade feminina e se aproveitam do fato de ninguém conseguir destinguí-los para dormir com uma de suas pacientes.
-“Crash: Estranhos Prazeres” (1986 | 100 min | 16 anos) – Depois de sofrer um grave acidente de carro, James descobre uma cultura chocante envolvendo um grupo de pessoas que tem como fetiche a reconstituição de acidentes automobilísticos, nos quais pessoas famosas morreram.
-“eXistenZ” (1999 | 97 min | 16 anos) – Uma renomada designer de jogos acaba se tornando alvo de assassinos fanáticos, enquanto testa sua nova criação, a eXistenZ. Em fuga desenfreada, ela, preocupada com a integridade do programação, decide entrar no mundo virtual junto com seu guarda-costas.
Filme de Encerramento – “Agressor” (Perpetrator | Dir Jennifer Reeder | Estados Unidos | 2023 | 100 min) – A adolescente Jonny ganha habilidades sobrenaturais através de uma transformação mística ao mesmo tempo que meninas desaparecem em sua nova escola. Jonny decide iniciar sua própria investigação e ir atrás do assassino mascarado.
Os ingressos estarão disponíveis em breve, com valores de R$7 (meia-entrada) e R$14 (inteira), pelo site oficial. Acompanhe as novidades por meio das redes sociais sociais (@olhardecinema).
O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba tem patrocínio de Itaú, Uninter, Peróxidos do Brasil e Sanepar. A produção é da Grafo Audiovisual, com realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil União e Reconstrução, e com o apoio do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Consulte sempre a classificação indicativa.
Serviço:
12º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba
Data: 14 a 22 de junho de 2023
Site oficial: www.olhardecinema.com.br
Instagram: www.instagram.com/Olhardecinema
Facebook: www.facebook.com.br/Olhardecinema
Ingressos: R$7 (meia-entrada) e R$14 (inteira) pelo site oficial
Produção: Grafo Audiovisual
Patrocínio: Itaú, Uninter, Peróxidos do Brasil e Sanepar
Realização: Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil União e Reconstrução; Projeto realizado com o apoio do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.