Eventos

Teatro da Vila, na Cidade Industrial de Curitiba, recebe apresentações gratuitas do espetáculo “Aracy – A Voz de Noel”

Musical que aborda vida e obra de Aracy de Almeida, a primeira grande cantora de samba do Brasil, tem apresentações nesta terça-feira (28), às 10h e às 15h

Sinopse: “Aracy – A Voz de Noel” é um espetáculo musical estrelado pela premiada atriz e cantora Rosana Stavis, que reverencia uma das mais marcantes cantoras do Brasil, Aracy de Almeida, a voz única das composições do sambista Noel Rosa. A direção artística é do renomado dramaturgo Marcos Damaceno.

 Nesta terça-feira (28), o espetáculo “Aracy – A Voz de Noel”, que combina momentos marcantes da vida e obra de Aracy de Almeida, considerada a primeira grande cantora de samba do Brasil, chega de forma gratuita no Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba), às 10h e às 15h.

Estrelado pela atriz nacionalmente conhecida, Rosana Stavis, e com direção artística e roteiro de Marcos Damaceno, dramaturgo premiado com o Prêmio Shell de Teatro, a peça foi sucesso de público e crítica na sua estreia em fevereiro, durante o Carnaval, e vem seguindo com sessões esgotadas desde então.

“Queremos levar muita emoção para essas apresentações, contando com a participação do público cantando, dançando e celebrando o legado de dois grandes nomes do samba, Aracy de Almeida e Noel Rosa”, comenta Rosana, que divide o palco com o ator, diretor e professor, Léo Campos.

Os diretores musicais Sérgio Justen e Gilson Fukushima foram os responsáveis pelo processo de adaptação das composições do renomado sambista Noel Rosa para o espetáculo. “Muitos cuidados foram tomados na hora da adaptação das canções, principalmente devido à atmosfera de algumas cenas. Apesar de as músicas não terem a mesma sonoridade da época de 30 e 40, mantém a mesma essência já conhecida do samba de Noel Rosa”, explicam.

“Aracy – A Voz de Noel é uma realização do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com patrocínio da Ademicon – Consórcio e Investimento.

Ficha técnica:
Com Rosana Stavis

Direção Artística e Roteiro: Marcos Damaceno

Direção Musical e arranjos: Sergio Justen e Gilson Fukushima

Músicos: Gilson Fukushima, Sergio Justen, Vic Valendez, Antonio Carlos e Gabriela Bruel

Ator: Léo Campos

Iluminação: Wagner Corrêa

Figurinos e Adereços: Áldice Lopes

Assessoria de Imprensa: TIP – Performance de Mídia

Registro em vídeo: Alan Raffo

Fotografias: Maringas Maciel

Designer Gráfico: Pablito Kucarz

Produção: Bia Reiner

Assistente de Produção:  Evandro Vicente

Sobre Aracy de Almeida – Aracy de Almeida, conhecida como o “Samba em Pessoa” ou “A Dama do Encantado”, é considerada como a primeira grande cantora de samba do Brasil. Nascida no Rio de Janeiro, em 1914, costumava cantar hinos religiosos na Igreja Batista e, escondia dos pais, cantava músicas do Candomblé e de blocos de carnavais. Com 19 anos, estreou na Rádio Educadora do Brasil com a música “Bom-Dia, Meu Amor”, onde conheceu o compositor Noel Rosa, se tornando intérprete de alguns dos seus sambas.

A partir daí, Aracy não ficou só conhecida por sua música, mas também pelo seu jeito de ser, que não levava desaforo para casa e muito menos aceitava tudo que era imposto pela sociedade. Usava calças, quando a maioria das mulheres usava vestido. Cantava em rodas de samba, onde a presença masculina era total e mulheres eram “malvistas”. Foi a porta de entrada para inúmeras cantoras que vieram depois de sua ascensão, como Elza Soares, Maria Bethânia, entre outros nomes que estão no mercado até hoje. Seu humor a levou a ser jurada em programas de auditório, já tendo passado pelo Programa do Chacrinha, Programa do Bolinha, Programa do Silvio Santos, entre outros, em que julgava os cantores participantes. Seu legado é importante até hoje, tanto na música como também na referência de pessoa a ser admirada por outras gerações.

Serviço:
“Aracy – A Voz de Noel”
Data
: 28 de junho
Horário: 10h e 15h
Local: Teatro da Vila  (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba)
GRATUITO
Classificação: 12 anos
Duração: 45’
Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba
Patrocínio: 
Ademicon – Consórcio e Investimento

Sobre o autor

É autor, ator, dramaturgo e produtor brasileiro. Nascido em Tangará da Serra – MT, publicou seu primeiro livro aos 14 anos e o segundo aos 16. Em 2017 se mudou para Curitiba onde iniciou sua carreira de ator, produtor e dramaturgo. Em 2019, produziu e dirigiu a serie Dislike. Em 2020 publicou seu drama de estreia, Cartas para Jack. Em 2021 lançou a série de contos intitulada Projeto Insônia.
Posts relacionados
Eventos

Bar Crossroads relembra festival do Dia Mundial do Rock em evento gratuito neste domingo (7) com música, gastronomia e chopes

Eventos

3ª Vinil Fest reúne discos, música e gastronomia numa festa para toda a família

Eventos

Curitiba terá celebração gratuita na rua do aniversário do bruxinho Harry Potter neste domingo (31)

EventosRio de Janeiro

Texto dramatúrgico Sortilégio de Abdias Nascimento, ganha nova edição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.