EventosRio de Janeiro

Texto dramatúrgico Sortilégio de Abdias Nascimento, ganha nova edição

Vanessa R Ricardo 

Desde que comecei a estudar dramaturgia me apaixonei pela história de Abdias Nascimento, ator, poeta, escritor, artista plástico, dramaturgo, professor, político e ativista dos direitos civis e humanos da população negra brasileira. Abdias, falecido em 2011, deixou um grande legado para a cultura brasileira, mas é uma pena que seu nome não seja tão lembrado. E isso tem haver com o apagamento da história da população negra no Brasil.

Abdias Nascimento fundou em 1944 o Teatro Experimental do Negro, no Rio de Janeiro, a companhia foi a primeira entidade do país a ligar a luta pelos direitos civis a dos direitos humanos dos negros, também trazia a valorização da herança cultural africana. Foi através da entidade, que o dramaturgo denunciou a segregação no teatro da época, onde atores brancos se pintavam de negro.

O TEN além do teatro, oferecia cursos de alfabetização e cultura em geral, a empregados domésticos, operários e desempregados e  foi responsável por formar a primeira geração de atrizes e atores negros no país. A história de Abdias é tão incrível que essas linhas são poucas para descrever tudo o que ele fez pela cultura e pela população negra brasileira.

Em 1959 Abdias Nascimento, lançou o texto Sortilégio, montado no mesmo ano, e tinha no elenco a atriz Léa Garcia, na época com 18 anos. E na próxima quarta-feira o texto Sortilégio, ganha uma nova edição, o evento acontecerá no Terreiro Contemporâneo, no Rio de Janeiro às 19h.

No evento serão exibidos vídeos do autor que fazem parte do acervo do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-brasileiros (IPEAFRO), que tem como diretora e fundadora a esposa de Abdias, Elisa Larkin Nascimento, que também lançará o livro  Abdias Nascimento, a Luta na Política. A obra aborda a relação de Abdias Nascimento com o ativismo político. 

O evento também contará com leituras dramáticas e com a participação de nomes de referência do teatro negro, como: Ana Paula Black, Ângelo Flávio, Cridemar Aquino, Heloísa Jorge, Mônica Nêga, Reinaldo Júnior e Wilson Rabelo.

 

Sobre o autor

Vanessa Ricetti Ricardo, jornalista e assessora de imprensa, pós graduada em cinema, desde o início de sua carreira se dedica ao jornalismo cultural. Trabalha como repórter em rádio. Criou em 2013 o Jornal A Cena, onde divulga a arte e a cultura realizada no país.
Posts relacionados
Eventos

Bar Crossroads relembra festival do Dia Mundial do Rock em evento gratuito neste domingo (7) com música, gastronomia e chopes

Eventos

3ª Vinil Fest reúne discos, música e gastronomia numa festa para toda a família

Eventos

Curitiba terá celebração gratuita na rua do aniversário do bruxinho Harry Potter neste domingo (31)

Eventos

Teatro da Vila, na Cidade Industrial de Curitiba, recebe apresentações gratuitas do espetáculo “Aracy – A Voz de Noel”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.