Milton Hatoum e Carla Camurati participam dos últimos dias do Festival SSA Adapta

Com programação gratuita e digital, o evento foca no mercado de adaptação literária para diversas outras linguagens artísticas e expressivas

A primeira edição do SSA Adapta, festival de escrita criativa focado na adaptação literária, com eixos de fruição e negócios, acontece até este domingo, 21, com programação gratuita no canal do projeto no Youtube. O evento, idealizado pela diretora e produtora executiva Carollini Assis,   traz debates e conversas entre profissionais da literatura e audiovisual, além de rodadas de negócios entre esses mercados como incentivo às produções de adaptações literárias. Inicialmente desenhado para o mercado baiano, as inscrições do festival atravessaram fronteiras e tomaram âmbito nacional, já garantindo para 2022 a edição com players e escritores de diversos lugares do país.

Foi surpreendente a quantidade de produtoras interessadas nas histórias que a Literatura brasileira tem a nos oferecer, e editoras oferecendo seus escritores. Acredito que a parceria pode ser muito profícua para ambas as linguagens e movimentar tanto o setor literário, com o efeito downstream, ou seja, quando a obra mais vendida de um autor ajuda a vender também outros títulos da mesma categoria e de autores menos conhecidos, quanto pode também trazer novos olhares para o setor audiovisual. Somos um país de fértil imaginação, ricos em bons escritores, precisamos explorar mais a nossa literatura”, afirma a diretora.

Nesta sexta, 19, às 17h30, em parceria com a Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA), acontece o encontro do premiado escritor Milton Hatoum, autor de “Dois Irmãos” e considerado um dos nossos maiores escritores vivos, e a roteirista Maria Camargo, que adaptou o livro para minissérie homônima disponível na Globoplay. No sábado, dia 20, às 09h, o destaque é para a conversa entre Cecília Amado e Orlando Senna, ex-secretário nacional do audiovisual, que discutem a adaptação literária para o cinema. Orlando adaptou livremente o livro Bugrinha, de Afrânio Peixoto, ao realizar o filme Diamante Bruto, que transformou a cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, na meca do turismo ecológico na Bahia.

No domingo, dia 21, além da Rodada de Negócios privativa entre escritores e produtoras, o evento é encerrado com duas mini-conferências, intituladas SSA Adapta Talks.   A primeira delas às 09h, com Carla Camurati, é uma carta aberta aos colegas do audiovisual, com o tema “Aos que esculpem o tempo”; e pela tarde, às 17h, é a vez da premiada escritora Maria Valéria Rezende, com “Aos que escrevem”, uma carta aberta aos que usam das letras para criar histórias e alimentar nosso imaginário.

A programação já teve Heitor Dhalia e Marcello Quintanilha, abordando a adaptação de Tungstênio; Rodrigo Teixeira, da RT Features, e o escritor Joca Terron, que falaram sobre os elementos que transformam um livro em filme. E um workshop sobre adaptação com o cineasta Sérgio Machado.

Realizar o SSA Adapta é potencializar mercados que são sinérgicos e que buscam novas histórias e narrativas que entretenham e ao mesmo tempo estimulem tanto a leitura de livros, quanto a visibilidade de nossas produções audiovisuais e teatrais. Precisamos formar redes criativas e de negócios que envolvam o livro, a literatura e demais áreas artísticas. A nossa proposta é conjugar as linguagens, estimular que produtores, roteiristas, diretores de cinema, se conheçam e conheçam os novos escritores e a literatura produzida”, comenta Carollini. “Acho que falta ao empreendedorismo cultural ações em rede, que potencializam as linguagens artísticas como um todo, porque só assim poderemos girar a manivela da economia com mais força, dinamismo e estendendo o raio de ação. Eu espero que o SSA Adapta possa colaborar nesse caminho de elo e fortalecimento”, avalia.

Programação

19/03 – sexta-feira
17h30 – Milton Hatoum e Maria Camargo conversam sobre “Dois Irmãos”, a obra escrita e a minissérie homônima adaptada para a televisão. Debate realizado em parceria com a Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA);

20/03 – sábado
9h – Cecília Amado e Orlando Senna
, ex-secretário nacional do audiovisual, discutem a adaptação literária para o cinema;

21/03 – domingo
SSA Adapta Talks
9h – Carla Camurati
 lê a carta aberta “Aos que esculpem o tempo” aos profissionais do mercado do audiovisual;
17h – Maria Valéria Rezende lê a carta aberta “Aos que escrevem”, aos profissionais das letras e criação.

SOBRE O EVENTO

SSA Adapta.Lab é um intenso espaço virtual de encontros entre autores e produtores de teatro, produtores audiovisuais, roteiristas, cineastas, dramaturgos e diversos agentes do mercado literário, audiovisual e afins. Um ambiente muito fértil, gratuito e acessível de discussões, reflexões e parcerias de incentivo e fomento à adaptação de obras literárias. Os participantes terão acesso a uma extensa programação, através do Youtube https://www.youtube.com/SSAAdaptaFestival   que inclui lives-palestras, lançamentos de livros, conversas com autores e, em caráter inédito na América Latina, Rodada de Negócios entre escritores e produtores audiovisuais. Na dinâmica, os escritores têm 20 minutos de reunião com os produtores, no que se convencionou chamar pitching, para apresentar seus romances, contos, crônicas, fábulas, que tenham potencial para serem adaptados.

O Festival SSA Adapta.LAB tem apoio institucional da Academia de Letras da Bahia, SPCinee Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA).Realizado pela Bocapiu Conteúdo Criativo, o projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Crédito foto: Divulgação

Site: www.bocapiuconteudocriativo.com/ssaadapta

Instagram: @ssa_adapta

Youtube: https://www.youtube.com/SSAAdaptaFestival

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios