Teatro

Desafiado pela realidade da pandemia, Humberto Gomes migra para o teatro online e estreia série de obras com sua Companhia Ganesh

Por Assessoria de Imprensa

O multiartista Humberto Gomes estreia duas empreitadas online durante o mês de março: a experiência teatral audiovisual “Resposta ao Espaço Tempo”, obra solo que nasceu na pandemia e retrata o encontro de uma pessoa com ela mesma, com estreia gratuita marcada para o dia 26 de março e “Caixa Acústica”, uma série de performances audiovisuais provocada e dirigida por ele e inspirada em Peter Brook e Yoshi Oida, com sete artistas de sua trupe, que estreia gratuitamente dia 4 de abril. Ambas as obras podem ser vistas gratuitamente, e para ter acesso, basta fazer um cadastro simples via Sympla: www.sympla.com/ciaganesh. Todas as obras foram gravadas em fevereiro de 2021, seguindo todos os protocolos de segurança necessários para evitar a propagação da Covid-19, e agora, no pior momento da pandemia, todas as ações estão acontecendo de forma remota e segura.

A Cia. Ganesh é um coletivo teatral que atua em Curitiba há quinze anos e possui como enfoque de criação o desenvolvimento de trabalhos cênicos para espaços não convencionais, já tendo realizado espetáculos em ambientes como um elevador, quarto de hotel e uma saída de emergência. Com a pandemia, e a impossibilidade do encontro com a plateia durante o isolamento social, a criação audiovisual tornou-se aliada nos processos criativos da Companhia, permitindo que a equipe pudesse dar continuidade a pesquisa desenvolvida ao produzir obras em locações singulares e nunca antes pensadas: as casas dos artistas.

Em “Resposta ao Espaço Tempo”, criada, dirigida e encenada pelo próprio Humberto, os espectadores acompanham uma pessoa que, durante a quarentena, encontra uma carta e recebe uma mensagem de alguém do seu passado. A partir disso, misteriosas coincidências começam a acontecer.

Já na experiência teatral “Caixa Acústica”, o público assiste a pequenas cenas resultadas de um workshop online realizado em 2020 sobre Processos Criativos e Ocupação dos Espaços – no caso, as casas dos atores participantes. Chamadas de Pequenas Pílulas Acústicas, as cenas foram criadas pelos artistas, lapidadas dramaturgicamente e dirigidas por Humberto Gomes. As cenas são diretamente associadas às coleções particulares de cada um dos envolvidos: histórias, memórias, crenças, valores, desejos, segredos, estudos e investigações teóricas advindas das obras de Peter Brook e Yoshi Oida.

Humberto vê com esperança o futuro do teatro: “O teatro vai continuar sendo o teatro. O espaço para ser ocupado sempre vai existir, a maior reflexão sobre o futuro é sobre o que vai ser necessário falar e que vai ser necessário assistir”. Para ele, o maior desafio da adaptação para o online foi a perda do jogo espontâneo com o público, e a maior potência, a oportunidade de atingir um público maior que talvez não tivesse acesso à obra devido à distância.

Ambos os projetos contam com o incentivo da Lei Aldir Blanc via Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Ministério do Turismo, e são produzidos pela Pomeiro Gestão Cultural. Os projetos também prevêem oficinas e bate-papos abertos para a comunidade.

SERVIÇO:

RESPOSTA AO ESPAÇO TEMPO
Estreia em 26/03, às 20h20
Dramaturgia, direção e atuação de Humberto Gomes.
A apresentação é gratuita e, para receber o ingresso, basta acessar o link: www.sympla.com/ciaganesh.

CAIXA ACÚSTICA
04/04, às 20h: Acústico#1 Mordaça – Letícia Gardasz
06/04, às 20h: Acústico#2 Vamos Dançar? – Adriano Carvalhaes
08/04, às 20h: Acústico#3 Fuga – Mayara Nassar
10/04, às 20h: Acústico#4 Sem Stress – Filippe Thome
12/04, às 20h: Acústico#5 Luz – Sandy Keller
14/04, às 20h: Acústico#6 Servidos – Vitor Dias
16/04, às 20h: Acústico#7 Terreno – Babi Ferreira
Todas as apresentações são gratuitas e, para receber o ingresso, basta acessar o link a partir do dia 22/03 : www.sympla.com/ciaganesh.

Humberto Gomes
É ator, dramaturgo, diretor, professor de teatro e um investigador holístico. Dirigiu e escreveu 12 espetáculos profissionais pela Cia. Ganesh e mais de 60 espetáculos estudantis nos anos em que lecionou. Trabalha também com assessoria e produção de eventos diversos, dinâmicas motivacionais em empresas e escolas, vivências para grupos vinculados ou não ao teatro. Tem se especializado em comunicação, atuação e palestras nas mídias digitais e, em 2020, realizou diversos trabalhos artísticos em múltiplas plataformas.

FICHA TÉCNICA CAIXA ACÚSTICA:

Roteirização e Direção Artística: Humberto Gomes

Criação e Interpretação: Letícia Gardasz, Adriano Carvalhaes, Mayara Nassar, Filipe Thomé, Sandy Keller, Vitor Dias e Babi Ferreira

Direção Audiovisual: Thiago Banik

Direção de Fotografia e Edição: Marcos Gillio

Direção de Produção: Igor Augustho

Produção Executiva: Eduardo Alves

Assessoria Jurídica e Contábil: Ivanes Mattos

Assessoria de Imprensa e Marketing Digital: Platea Comunicação e Arte: Luísa Bonin, Thays Cristine

Realização e Criação: Cia. Ganesh

Realização e Produção: Pomeiro Gestão Cultural

FICHA TÉCNICA RESPOSTA AO ESPAÇO TEMPO:

Criação, Roteiro e Interpretação: Humberto Gomes

Direção Audiovisual: Thiago Banik

Direção de Cena: Cris Betina Schlemmer

Direção de Ator: Janja Rosa

Direção de Arte e Figurinos: Gabriella Olivo

Direção de Fotografia: Marcos Gillio

Assistente de Direção Audiovisual: Vitor Dias

Assistente de Arte e Figurinos: João Paulo Alencar

Contrarregra: Edu Fenix

Edição e Montagem: Thiago Banik e Marcos Gillio

Colorista: Thiago Banik

Maquiagem: Mayara Nassar

Direção de Produção: Igor Augustho

Produção Executiva: Eduardo Alves

Fotógrafo Still: Allan Capdehourat

Intérprete de Libras: Talita Sharon Simões

Catering: Filipe Leite

Assessoria de Imprensa e Marketing Digital: Platea Comunicação e Arte: Luísa Bonin e Thays Cristine

Assessoria Jurídica e Contábil: Ivanes Mattos

Design Gráfico: Bruna Capraro

Realização e Produção: Cia. Ganesh e Pomeiro Gestão Cultural

Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Ministério do Turismo.

Posts relacionados
Teatro

''MARIAS: História de Pomba Giras'', o novo curta-metragem da CIA KÀ trás a contemporaneidade brutal do século 21

Teatro

Neste fim de semana te contos no Guairinha

Teatro

Primeiro Festival de Bolso de Teatro em Curitiba

Teatro

Teatro Guaíra será palco do "One Night Of Tina"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.