Desafiado pela realidade da pandemia, Humberto Gomes migra para o teatro online e estreia série de obras com sua Companhia Ganesh

Humberto Gomes é ator, dramaturgo, diretor e professor de teatro e, durante toda a trajetória de sua companhia, focou em levar o teatro para espaços não convencionais como hotéis, elevadores e saídas de emergência

Por Assessoria de Imprensa

O multiartista Humberto Gomes estreia duas empreitadas online durante o mês de março: a experiência teatral audiovisual “Resposta ao Espaço Tempo”, obra solo que nasceu na pandemia e retrata o encontro de uma pessoa com ela mesma, com estreia gratuita marcada para o dia 26 de março e “Caixa Acústica”, uma série de performances audiovisuais provocada e dirigida por ele e inspirada em Peter Brook e Yoshi Oida, com sete artistas de sua trupe, que estreia gratuitamente dia 4 de abril. Ambas as obras podem ser vistas gratuitamente, e para ter acesso, basta fazer um cadastro simples via Sympla: www.sympla.com/ciaganesh. Todas as obras foram gravadas em fevereiro de 2021, seguindo todos os protocolos de segurança necessários para evitar a propagação da Covid-19, e agora, no pior momento da pandemia, todas as ações estão acontecendo de forma remota e segura.

A Cia. Ganesh é um coletivo teatral que atua em Curitiba há quinze anos e possui como enfoque de criação o desenvolvimento de trabalhos cênicos para espaços não convencionais, já tendo realizado espetáculos em ambientes como um elevador, quarto de hotel e uma saída de emergência. Com a pandemia, e a impossibilidade do encontro com a plateia durante o isolamento social, a criação audiovisual tornou-se aliada nos processos criativos da Companhia, permitindo que a equipe pudesse dar continuidade a pesquisa desenvolvida ao produzir obras em locações singulares e nunca antes pensadas: as casas dos artistas.

Em “Resposta ao Espaço Tempo”, criada, dirigida e encenada pelo próprio Humberto, os espectadores acompanham uma pessoa que, durante a quarentena, encontra uma carta e recebe uma mensagem de alguém do seu passado. A partir disso, misteriosas coincidências começam a acontecer.

Já na experiência teatral “Caixa Acústica”, o público assiste a pequenas cenas resultadas de um workshop online realizado em 2020 sobre Processos Criativos e Ocupação dos Espaços – no caso, as casas dos atores participantes. Chamadas de Pequenas Pílulas Acústicas, as cenas foram criadas pelos artistas, lapidadas dramaturgicamente e dirigidas por Humberto Gomes. As cenas são diretamente associadas às coleções particulares de cada um dos envolvidos: histórias, memórias, crenças, valores, desejos, segredos, estudos e investigações teóricas advindas das obras de Peter Brook e Yoshi Oida.

Humberto vê com esperança o futuro do teatro: “O teatro vai continuar sendo o teatro. O espaço para ser ocupado sempre vai existir, a maior reflexão sobre o futuro é sobre o que vai ser necessário falar e que vai ser necessário assistir”. Para ele, o maior desafio da adaptação para o online foi a perda do jogo espontâneo com o público, e a maior potência, a oportunidade de atingir um público maior que talvez não tivesse acesso à obra devido à distância.

Ambos os projetos contam com o incentivo da Lei Aldir Blanc via Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Ministério do Turismo, e são produzidos pela Pomeiro Gestão Cultural. Os projetos também prevêem oficinas e bate-papos abertos para a comunidade.

SERVIÇO:

RESPOSTA AO ESPAÇO TEMPO
Estreia em 26/03, às 20h20
Dramaturgia, direção e atuação de Humberto Gomes.
A apresentação é gratuita e, para receber o ingresso, basta acessar o link: www.sympla.com/ciaganesh.

CAIXA ACÚSTICA
04/04, às 20h: Acústico#1 Mordaça – Letícia Gardasz
06/04, às 20h: Acústico#2 Vamos Dançar? – Adriano Carvalhaes
08/04, às 20h: Acústico#3 Fuga – Mayara Nassar
10/04, às 20h: Acústico#4 Sem Stress – Filippe Thome
12/04, às 20h: Acústico#5 Luz – Sandy Keller
14/04, às 20h: Acústico#6 Servidos – Vitor Dias
16/04, às 20h: Acústico#7 Terreno – Babi Ferreira
Todas as apresentações são gratuitas e, para receber o ingresso, basta acessar o link a partir do dia 22/03 : www.sympla.com/ciaganesh.

Humberto Gomes
É ator, dramaturgo, diretor, professor de teatro e um investigador holístico. Dirigiu e escreveu 12 espetáculos profissionais pela Cia. Ganesh e mais de 60 espetáculos estudantis nos anos em que lecionou. Trabalha também com assessoria e produção de eventos diversos, dinâmicas motivacionais em empresas e escolas, vivências para grupos vinculados ou não ao teatro. Tem se especializado em comunicação, atuação e palestras nas mídias digitais e, em 2020, realizou diversos trabalhos artísticos em múltiplas plataformas.

FICHA TÉCNICA CAIXA ACÚSTICA:

Roteirização e Direção Artística: Humberto Gomes

Criação e Interpretação: Letícia Gardasz, Adriano Carvalhaes, Mayara Nassar, Filipe Thomé, Sandy Keller, Vitor Dias e Babi Ferreira

Direção Audiovisual: Thiago Banik

Direção de Fotografia e Edição: Marcos Gillio

Direção de Produção: Igor Augustho

Produção Executiva: Eduardo Alves

Assessoria Jurídica e Contábil: Ivanes Mattos

Assessoria de Imprensa e Marketing Digital: Platea Comunicação e Arte: Luísa Bonin, Thays Cristine

Realização e Criação: Cia. Ganesh

Realização e Produção: Pomeiro Gestão Cultural

FICHA TÉCNICA RESPOSTA AO ESPAÇO TEMPO:

Criação, Roteiro e Interpretação: Humberto Gomes

Direção Audiovisual: Thiago Banik

Direção de Cena: Cris Betina Schlemmer

Direção de Ator: Janja Rosa

Direção de Arte e Figurinos: Gabriella Olivo

Direção de Fotografia: Marcos Gillio

Assistente de Direção Audiovisual: Vitor Dias

Assistente de Arte e Figurinos: João Paulo Alencar

Contrarregra: Edu Fenix

Edição e Montagem: Thiago Banik e Marcos Gillio

Colorista: Thiago Banik

Maquiagem: Mayara Nassar

Direção de Produção: Igor Augustho

Produção Executiva: Eduardo Alves

Fotógrafo Still: Allan Capdehourat

Intérprete de Libras: Talita Sharon Simões

Catering: Filipe Leite

Assessoria de Imprensa e Marketing Digital: Platea Comunicação e Arte: Luísa Bonin e Thays Cristine

Assessoria Jurídica e Contábil: Ivanes Mattos

Design Gráfico: Bruna Capraro

Realização e Produção: Cia. Ganesh e Pomeiro Gestão Cultural

Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Ministério do Turismo.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios