Interaja conosco

Teatro

“Conta-te” novo espetáculo da Sociedade Poética faz sua estreia em Curitiba

Publicado

em

Escrita pela dramaturga e diretora, Pagu Leal, a comédia traz três atrizes de diferentes idades  fazendo três atrizes de diferentes idades que mesclam suas vidas ao processo artístico da construção  de uma peça de teatro, sensível e poética. A primeira temporada gratuita no Teatro Cleon Jacques, será de 17 a 28 de abril

Acontece de 17 a 28 de abril, a primeira temporada gratuita do espetáculo “Conta-te”, realizada pela Sociedade Poética. Com dramaturgia e direção de Pagu Leal, a comédia traz para o palco as atrizes Raquel Rizzo, Cleo Cavalcantty e Bia Sartoretto, as três, interpretam atrizes de diferentes idades e seus conflitos de geração. A peça também traz cena temas relacionados à mulher, como elas encaram o assédio moral no ambiente de trabalho.

A ideia da peça surgiu em conjunto com a Procuradoria da Mulher de Curitiba e SATED Paraná ,  e trata principalmente das situações diárias de abuso moral; das “cantadas baratas” às expressões  chulas e “corriqueiras”. Experiência vivida por todas as mulheres brasileiras. Não importando idade , região ou classe social.  Expressões de atitudes carregadas de preconceito de gênero e, que assim dizer, estruturam nossa sociedade.  Segundo a autora Pagu Leal, a peça pode auxiliar muitas mulheres a reconhecer situações abusivas e fortalecer a auto narrativa, para que tenham a convicção de que suas impressões, ou incômodos, sejam realmente consideradas. “A arte possibilita ampliar a percepção para questões que muitas vezes nem percebemos como abusivas, e no palco isso fica muito claro”, revela a  autora e diretora. Pagu conta ainda que a produção da Sociedade Poética nasceu da necessidade de criar um material didático, acessível e empático sobre assédio moral. “Situação enfrentada por muitas mulheres no Brasil e que compõem um lamentável traço cultural, em muitos casos “naturalizado”, das hierarquias de trabalho”, diz.

Por meio da encenação, a peça dá uma nova abordagem ao tema em suas variações geracionais e atualizações éticas relacionadas às conquistas de direitos trabalhistas pelas mulheres. O espetáculo quer estimular a uma grande tomada de consciência sobre violência de gênero. A autora desenvolveu ao longo de 2023 uma pesquisa baseada em conversas com setores e segmentos da sociedade, sindicatos e categorias profissionais sobre o tema. Para Pagu, a peça liberta a narrativa das mulheres, legitima seus sentimentos e acolhe suas dores. “Foi o caso das classes artística teatral, da dança e com cantoras, buscando entender e desenvolver um projeto humano e sensível destacando a difícil decisão das vítimas de quando é hora de denunciar”, revela. 

O espetáculo fica em cartaz por duas semanas de 17 a 28 de abril no Teatro Cleon Jacques: quarta a sexta às 20 horas. Nos sábados, com duas sessões: às 16 horas, e no segundo horário às 20:00, com intérprete em Libras. Já nos domingos as apresentações serão às 19 horas. 

Serviço 

“CONTA-TE” 

Temporada: 17/04 à 28/04

(Quarta a sexta às 20h. Sábados às 16h e 20h – no segundo horário com intérprete em Libras. Domingos às 19h) 

Local: Teatro Cleon Jacques

Rua: Rua Mateus Leme, 4700 – São Lourenço 

Entrada: Franca 

Duração: 1h20

Classificação: 14 anos 

 

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea