Interaja conosco

Teatro

26º Palco Giratório – Amir Haddad e Maurício Tizumba serão homenageados pelo SESC

Publicado

em

Na edição de 2024 do Palco Giratório, 17 grupos artísticos percorrerão o país para apresentar mais de 400 espetáculos

A 26º edição do Palco Giratório, o maior projeto de circulação de artes cênicas do Brasil, já tem data marcada. Curitiba recebe entre os dias 17 a 21 de abril o lançamento nacional da iniciativa, que acontecerá no Sesc da Esquina e contará com a presença dos homenageados desta edição, Amir Haddad, o criador do grupo Tá na Rua e o ator, compositor e diretor Maurício Tizumba.

A cerimônia de abertura acontece quarta-feira, 17, no Sesc da Esquina, a partir das 19h30, seguida da apresentação do espetáculo cênico musical Herança, da companhia mineira Burlantins, que traz para no elenco Maurício Tizumba e Sérgio Pererê. O espetáculo que tem direção de Grace Passô, é uma celebração aos 50 anos de carreira de Tizumba, além de contar a trajetória do ator, também fazem um resgate da herança cultural afro-brasileira e da vivência da população negra no país.

 No dia 18, o Grupo Tá na Rua apresenta a peça Zaratustra: uma transvalorização dos valores, no Espaço Fantástico das Artes. O lugar foi escolhido, pois se assemelha com o espaço do grupo no Rio de Janeiro. A peça traz Amir Haddad no papel de Zaratustra, personagem escrito por Friedrich Nietzsche, e convida o público a refletir sobre os valores, a moral e busca por uma uma vida autêntica.

Na sexta-feira, 20, é a vez do espetáculo de dança Nuvens de Pássaros, de Natal (RN). O grupo de dança contemporânea traz para o palco bailarinos com e sem deficiência, que juntos investigam as diferenças individuais.

Sábado, 21, o Grupo Locômbia de Teatro de Andanças, de Boa Vista (RR), apresenta a peça Mar Acá, que combina elementos da mitologia latino-americana, trazendo a história de Llamichi, palhaço ameríndio das Cordilheiras do Andes, no Peru. O espetáculo utiliza a linguagem gestual e trata da transformação cultural sofrida pelos indígenas. Encerrando a passagem do Palco Giratório em Curitiba  no primeiro semestre, no domingo, 21, a atriz Nena Enoue apresenta a peça Sobrevivente, o espetáculo retrata a busca da atriz por seus antepassados, uma história de apagamentos.

Os ingressos são limitados e acessíveis, com valores que variam de R$ 5 a R$ 15 mais um quilo de alimento não perecível. O montante de alimentos arrecadados serão repassados para o Programa Mesa Brasil. A venda dos ingressos ocorre na Central de Relacionamento do Sesc da Esquina.

Palco Giratório
Em 2024, o projeto Palco Giratório homenageia o ícone da cultura afro-mineira, Maurício Tizumba, e o renomado teatrólogo e encenador brasileiro, Amir Haddad, e percorre o Brasil com 17 grupos artísticos, contempla 80 cidades brasileiras, nas cinco regiões do país, realizando 404 apresentações artísticas, 264 atividades formativas e empregando 118 profissionais, entre artistas, pesquisadores e produtores culturais.
O projeto, que contribui para a formação de público e democratiza o acesso à cultura, dá visibilidade a grupos oriundos de diversos estados brasileiros e promove o trabalho de artistas independentes e de manifestações artísticas como circo, teatro, dança e intervenções em todas as regiões do país. “Chegamos a lugares por vezes marcados pela escassez de programações culturais regulares e sistemáticas, o que faz movimentar a economia da cultura ao proporcionar geração de renda para artistas em itinerância, além de mobilizar o setor de serviços nas cidades contempladas pelo circuito de espetáculos e estimular o intercâmbio entre artistas e públicos tão plurais”, salienta o coletivo de curadoria do projeto.

Pelo país
Além das peças e atrações apresentadas em Curitiba, o Palco Giratório circula o país, durante todo o ano, com os espetáculos: A Fábrica dos Ventos, com a Trupe Lona Preta, de São Paulo (SP); Abebé – O Reflexo do Corpo Preto nos Trinta Anos do Grupo de Dança Afro NegraÔ, com o Grupo de Dança Afro NegraÔ, de Vitória (ES); Adobe, com Luciana Caetano – Grupo Solo de Dança, de Goiânia (GO); Alegria de Náufragos, com o Coletivo Ser Tão Teatro, de João Pessoa (PB); Cabelos Arrepiados, com Buia Teatro Company, de Manaus (AM); Circo de Los Pies, com La Luna Cia. de Teatro, de Canelinha (SC); Desvio, com Muovere Cia. de Dança, de Porto Alegre (RS); Leci Brandão – Na Palma da Mão, com a carioca Lapilar Produções Artísticas e que rendeu a Luiz Antônio Pilar o Prêmio Shell de Teatro como Melhor Direção em 2024 – júri Rio de Janeiro; Maria Firmina dos Reis, Uma Voz Além do Tempo, com o Núcleo Atmosfera, de São Luís (MA); Mundos – Uma Viagem Musical pela Infância dos Cinco Continentes, com o Grupo Maria Cutia de Teatro, de Belo Horizonte (MG); O Equilibrista, com a Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas, de Brasília (DF); Procedimento#6, com Jackeline Mourão e Reginaldo Borges, de Campo Grande (MS), e Quatro Luas, com o Bando Coletivo de Teatro, de Olinda (PE).

Homenageados
Prestes a completar 87 anos, o professor, ator, diretor de teatro e teatrólogo mineiro Amir Haddad dedica a vida às artes cênicas. É reconhecido nacional e internacionalmente pelo trabalho que desenvolve no campo das artes, com uma série de atividades didáticas, como cursos, palestras, oficinas e seminários, além de transitar com desenvoltura entre produções do teatro convencional e grupos de teatro alternativo.
Premiado, Haddad recebeu, em 2006, a Ordem do Mérito Cultural, outorgando-lhe o título de Comendador, pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o então Ministro da Cultura, Gilberto Gil. Em 2019, a Universidade Federal do Rio de Janeiro concedeu a Haddad o título de Honoris Causa por sua figura singular no cenário artístico-cultural do Brasil. Também ganhou prêmios como Molière, Shell e Sharp por seu trabalho de direção.
Haddad foi o fundador do Teatro Oficina, em 1958; do grupo A Comunidade, em 1968; Tá Na Rua, em 1980; do Fórum Carioca de Arte Pública e da Associação TUCA de Arte e Cultura.
O multiartista Maurício Tizumba, multi-instrumentista, cantor, diretor musical, empreendedor cultural, compositor, ator, é um dos mais populares artistas de Minas Gerais. Com 52 anos de carreira, é um ícone da cultura afro-mineira, formado como ator pelo Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), seus trabalhos buscam as ruas e praças para sensibilizar o público para a arte, cultura negra e cultura em geral.
Tizumba recebeu prêmios em festivais de música, no teatro e no cinema. Em sua atuação profissional, também transitou na linguagem audiovisual, com participações em séries, novelas e cinema.
Em março deste ano, Tizumba recebeu o Prêmio Shell de Teatro 2024 como melhor ator – júri São Paulo, com Viva o Povo Brasileiro (de Naê a Dafé).

Ações Formativas
A ideia do projeto é também promover discussões e reflexões entre atores e público. Em Curitiba estão programados dois encontros do Pensamento Giratório. Na quarta-feira (17), das 17h às 18h30, Amir Haddad comanda um bate-papo sobre Arte Pública e aborda as temáticas: políticas públicas para as artes públicas; o Grupo Tá Na Rua como agente transformador; democratização da arte e cultura como desenvolvimento de cidadania e políticas públicas para as artes públicas.
Na quinta-feira (18), também das 17h às 18h30, é a vez do público participar da palestra-performance Caras e Caretas de um Teatro Negro Performativo, com a atriz, cantora, instrumentista e jornalista Júlia Tizumba. No encontro, Júlia e o pai, Maurício Tizumba, performam e refletem sobre as atuações pretas a partir de suas próprias experiências e de importantes nomes referenciais na área.
Para participar é necessário realizar a inscrição pelo site do Sesc PR. As vagas são gratuitas e limitadas.

Confira a programação:

17 DE ABRIL (QUARTA-FEIRA)
– 19h30: Cerimônia de abertura e Espetáculo teatral: Herança
Grupo: Cia. Burlantins (MG)
Gênero: Musical
Classificação: Livre
Local: Teatro Sesc da Esquina | Rua Visconde do Rio Branco, 969

18 DE ABRIL (QUINTA-FEIRA)
– 17h: Pensamento Giratório, com Júlia e Maurício Tizumba – Caras e Caretas de um Teatro Negro Performativo
Local: Biblioteca | Rua Visconde do Rio Branco, 969 – 3º andar
Inscrições pelo site do Sesc PR
– 20h: Espetáculo: Zaratustra: uma transvalorização dos valores
Grupo: Tá Na Rua
Gênero: Teatro Popular
Classificação: 16 anos
Local: Espaço Fantástico das Artes | Rua Trajano Reis, nº 41

19 DE ABRIL (SEXTA-FEIRA)
– 20h: Espetáculo: Nuvem de Pássaros
Grupo: Movidos Dança (RN)
Gênero: Dança
Classificação: 10 anos
Local: Teatro Sesc da Esquina | Rua Visconde do Rio Branco, 969

20 DE ABRIL (SÁBADO)
– 20h: Espetáculo: Mar Acá
Grupo: Locômbia Teatro de Andanças (RR)
Gênero: Circo
Classificação: 6 anos
Local: Teatro Sesc da Esquina | Rua Visconde do Rio Branco, 969

21 DE ABRIL (DOMINGO)
– 18h: Espetáculo: Sobrevivente
Grupo: Espaço Cênico (PR)
Gênero: Biográfico e Autobiográfico
Classificação: 16 anos
Local: Teatro Sesc da Esquina | Rua Visconde do Rio Branco, 969

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea