Música

Sete dos Melhores Discos do Rock Brasil

Por Vanessa R Ricardo

Neste dia 13 de julho, Dia Internacional do Rock N’ Roll, estamos fazendo um conteúdo especial para os amantes do velho e bom rock n’ roll. E o Brasil, esse país continental não deixa a desejar quando falamos de música, principalmente de rock.

Essa lista foi construída através das minhas preferências musicais. Eu amo a música brasileira, principalmente o Rock Brasil. Dentro dos melhores discos de rock já lançados, escolhi os meus sete preferidos. 

Cabeça Dinossauro Titãs

Comecei a escutar Titãs desde de muito nova, já são mais de 30 anos acompanhando e essa banda que acho incrível. Sem dúvida colocaria outros discos aqui, mas só posso escolher um. E sem dúvida é o Cabeça Dinossauro, lançado em junho de 1986. Tem entre as faixas “Aa uu”, “Polícia”, “Igreja”, “Bichos Escrotos” e “Família”. 

Os Mutantes 

É impossível pensar no rock brasileiro e não lembrar de Os Mutantes, banda de rock psicodélico formada em 1966  por Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias. O álbum de estreia da banda, lançado em 1968, foi reeditado em CD em 1992 e 2006. Traz entre as faixas “Panis et Circense”, composição de Gilberto Gil e Caetano Veloso, “A Minha Menina” de Jorge Ben e “Baby” também letra de Caetano. 

Secos e Molhados

Álbum homônimo lançado em 1973, uniu as poesias de Vinícius de Moraes, Manuel Bandeira e João Apolinário, que inclusive era pai do criador da banda João Ricardo, faziam ainda parte do grupo Ney Matogrosso e Gérson Conrad. O LP de estreia do grupo vendeu mais de 1 milhão de cópias pelo país. Tem entre as faixas “Sangue Latino”, “Assim Assado”, “Rosa de Hiroshima” e “O Vira”.

Casa de Rock – Casa das Máquinas

A banda paulista de Rock psicodélico e progressivo,lançou o álbum Casa de Rock em 1976. O álbum foi relançado em 1995 e 2016. Entre as faixas estão sucessos como “Jogue Tudo Pra Cabeça”, “Londres”,  “Essa é a Vida” e “Eu Queria Ser”. 

Fruto Proibido – Rita Lee e Tutti Frutti 

Sim, a rainha do nosso rock não podia faltar por aqui com seu trabalho além de Os Mutantes. Lançado em 1975, traz os grandes sucessos de Rita Lee, como “Agora só Falta Você”, “Esse Tal de Roque Enrow” e “Ovelha Negra. 

Da Lama aos Caos – Chico Science & Nação Zumbi

A banda pernambucana lançou o disco em abril de 1994. O álbum apresentou um novo som, mesclando funk, maracatu, psicodelia e a música afro. O grupo é o responsável por inaugurar  a cena Manguebeat no país. O álbum está na 13ª posição da lista dos melhores discos da música brasileira, da revista Rolling Stone.

Blindagem 

Disco homônimo lançado pela banda de rock curitibana Blindagem em 1981, pelas gravadoras Continental, Warner e WEA. Participaram do disco Ivo Rodrigues, falecido em 2010, Paulo Juk, Paulo Teixeira, Alberto Rodrigues e Marinho Jr. O disco foi reeditado em 1990 com a inclusão das músicas “Verdura” e “Se Houver Céu”, de Paulo Leminski. 

Sem dúvida a Blindagem é a banda mais conhecida do Paraná e uma das primeiras a conseguir destaque nacional. Com mais de quarenta anos de história ela é formada atualmente por Wilian Vox (vocal), Paulo Teixeira (guitarra), Alberto Rodrigues (guitarra), Paulo Juk (baixo) e Rubén “Pato” Romero (bateria).

Todos esses álbuns é possível encontrar nas plataformas digitais.

Sobre o autor

Vanessa Ricetti Ricardo, jornalista e assessora de imprensa, pós graduada em cinema, desde o início de sua carreira se dedica ao jornalismo cultural. Trabalha como repórter em rádio. Criou em 2013 o Jornal A Cena, onde divulga a arte e a cultura realizada no país.
Posts relacionados
Música

Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta no próximo domingo no Guairão

Música

FIP - 5º Festival Internacional de Percussão de Curitiba

Música

Via selo nova-iorquino, Tetel Di Babuya lança disco de estreia

Música

Marianna Ferrari mergulha no fundo do mar em clipe "O Canto da Sereia"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.