Interaja conosco

Música

Rodrigo Mancusi, vocalista da banda Abacaxepa, apresenta seu primeiro single solo Notícias de Longe

Publicado

em

O artista faz show de lançamento do single no Festival Música em Rede no Esquina Lab Mundo Pensante em São Paulo

Rodrigo Mancusi é cantor, compositor e ator brasileiro. Desde 2016, circula por palcos de casas musicais e festivais do Brasil com a banda Abacaxepa, da qual faz parte como cantor e compositor. Em 2022, ele abriu os caminhos de sua carreira solo, buscando desenvolver e aprofundar suas próprias linguagens, discursos e desejos. Acompanhe por aqui os canais e o pré save.

A estreia de “Notícias de longe”, o primeiro single dessa nova fase, acontece no próximo dia 16 de setembro, a meia noite, em todas as plataformas de streaming e traz a potência e resiliência de um artista LGBTQIA+, abordando temas como paixão, mágoa, sedução e desilusão a partir do olhar de uma pessoa fora dos padrões normativos impostos pela sociedade. No dia 15 de setembro, a partir das 21 horas, Rodrigo realiza uma apresentação no Festival Música em Rede no Esquina Lab Mundo Pensante, dividindo a noite com Maurício Tagliari e Kaboom 23 e Bela Chiavatta.

Após alguns anos fortalecendo sua expressividade artística em coletivo, Rodrigo enxerga em sua carreira solo uma nova oportunidade de se reafirmar como indivíduo, como se essa fosse mais uma de suas “saídas do armário”. Entre suas maiores referências destacam-se a MPB, R & B, Axé e samba-reggae, bem como outros ritmos afro-brasileiros e afro-latinos. Junto a elementos do pop contemporâneo, essa união de ritmos estará presente na sonoridade de seu primeiro EP solo chamado “Notícias de longe” que está sendo produzido por Ivan Gomes (Boi), produtor musical de artistas como Assucena Assucena, Abacaxepa, Cida Moreira, Bruna Lucchesi, Yantó e outros e co-produzido pelo próprio artista.

Com seus projetos já ocupou espaços importantes da cidade de São Paulo como Auditório Ibirapuera, Natura Musical, SESCs, Cine Joia, Mundo Pensante, entre outros e de cidades como Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e mais. Já passou pelo palco dos festivais Forró da Lua Cheia, Libélula e FIG (Garanhuns) e dividiu o palco com diversos artistas, sendo alguns deles Liniker, Tassia Reis, Assucena, La Delio Valdez (Arg), Rodrigo Alarcon, Francisco El Hombre e Samuca e a Selva. Atualmente também integra a banda do artista Rodrigo Alarcon como backing-vocal.

“Notícias de longe” é o primeiro single da carreira solo de Rodrigo Mancusi e conta com produção de Ivan Gomes e a coprodução do próprio artista. A canção foi a primeira música de ódio escrita por Mancusi, o que traz potência para uma interpretação rasgada e verdadeira e um grande apelo popular, por tratar de uma desilusão, dirigindo-se não apenas a relações amorosas como a qualquer outro tipo de relação, aproximando todos que ouvem de situações já experienciadas.

A letra traz frieza e uma promessa de vingança, já o arranjo vai em contramão, sendo um dos mais quentes do primeiro EP de Rodrigo, também intitulado “Notícias de longe”, que tem lançamento previsto ainda para 2022.
A faixa é o início do mergulho do artista no universo do hibridismo entre o eletrônico e o orgânico, trazendo as percussões, tocadas por Ariel Coelho, como elemento fundamental na personalidade do trabalho. Com influências do mangue beat, as percussões e guitarras distorcidas puxam um tema marcante e dançante, e os refrões se misturam com a bachata, trazendo um pouco das referências de afro-brasilidades e afro-latinidades presentes no trabalho do artista.

Na produção dessa faixa, Ivan e Rodrigo utilizam a técnica de samples, trazendo no arranjo instrumentos de cordas reciclados de discos de música clássica. Essa técnica, muito conhecida no HIP HOP, será bem explorada em outras músicas do EP de Mancusi e como resultado imprime uma personalidade ao trabalho e concretiza a ideia de trazer referências da música POP para o EP.

Notícias de longe também foi o nome escolhido para o EP por Mancusi acreditar que todas as canções trazem uma visão distanciada das situações e relações descritas, como se todas as músicas fossem entregas a serem feitas a partir do momento que Rodrigo não se encontra mais presente, nem naquelas histórias e nem nos sentimentos expostos.

Serviço:
Show de lançamento do single “Notícias de longe” de Rodrigo Mancusi no Festival Música em Rede

Esquina Lab Mundo Pensante

Rua Conselheiro Carrão, 451, esquina com rua Treze de Maio, Bixiga, SP

A partir das 21 horas

Crédito: Foto Capa Duda Portela

Vanessa Ricetti Ricardo, jornalista e assessora de imprensa, pós graduada em cinema, desde o início de sua carreira se dedica ao jornalismo cultural. Trabalha como repórter em rádio. Criou em 2013 o Jornal A Cena, onde divulga a arte e a cultura realizada no país.

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea