Cinema
Olhar de Cinema inicia 15ª edição em Curitiba com ingressos esgotados e mais de 80 filmes
Festival Internacional de Curitiba começa nesta quinta-feira (4) com exibição inédita do longa de Tiago Melo na Ópera de Arame. Programação reúne mais de 80 filmes e ocupa importantes espaços culturais da capital até 13 de junho.
Foto: Lina Sumizono
A 15ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba começa nesta quinta-feira (4) consolidando sua posição entre os principais eventos dedicados ao cinema no Brasil. A abertura oficial acontece na Ópera de Arame, com ingressos esgotados, e marca a estreia nacional do longa-metragem “Yellow Cake”, dirigido por Tiago Melo.
A sessão contará com a presença das atrizes Tânia Maria, conhecida por seu trabalho em “O Agente Secreto”, e Rejane Faria, destaque em “Marte Um”, ambas integrantes do elenco do filme.
A procura pela programação deste ano foi intensa e algumas sessões esgotaram rapidamente. Entre os títulos mais disputados estão “Veludo Azul”, clássico de David Lynch; “Corações Desertos”, dirigido por Donna Deitch; “As Harmonias de Werckmeister”, de Béla Tarr e Ágnes Hranitzky; e “Aqui e em Qualquer Lugar”, assinado por Jean-Luc Godard e Anne-Marie Miéville.
O festival segue até 13 de junho com exibições distribuídas em importantes espaços culturais da cidade, como a Ópera de Arame, o Cine Passeio, a Cinemateca de Curitiba, o Teatro da Vila e o Auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer (MON).
“Esta edição marca o amadurecimento e a concretização do Olhar de Cinema como um dos principais eventos voltados ao segmento do Brasil e com um crescimento de público constante”, afirma Gabriel Borges, co-diretor artístico do festival.
Ao longo de dez dias, o público poderá acompanhar mais de 80 produções entre curtas e longas-metragens. A programação está organizada nas mostras Competitiva Brasileira, Competitiva Internacional, Novos Olhares, Mirada Paranaense Sanepar, Exibições Especiais, Olhares Clássicos Cine Passeio, Olhar Retrospectivo, Pequenos Olhares, além dos filmes de abertura e encerramento.
Os ingressos custam entre R$ 8 (meia-entrada) e R$ 16 (inteira) e podem ser adquiridos pelo site oficial do festival. Além das sessões pagas, o Olhar de Cinema também oferece exibições gratuitas no Teatro da Vila, no CIC e em parte da programação realizada no MON.
Serviço:
15º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba
Data: 4 a 13 de junho
Site oficial: www.olhardecinema.com.br
Redes Sociais: Instagram:www.instagram.com/Olhardecinema
Facebook:www.facebook.com.br/Olhardecinema
Tik Tok: @olhardecinema,
X/Twitter: @Olhardecinema_

