MISTURA FINA – Curitiba agradece Raul de Souza

Nosso herói brasileiro partiu para eternidade, deixando pra todos, seu maior legado, sua música.

Por Giseli Canto

Com certeza um dos maiores trombonistas que o mundo ouviu e que trouxe tanta emoção nos palcos do jazz mundial. Aos 86 anos, Raul de Souza deixa a família musical brasileira de luto. Morreu na França, na noite de domingo, depois de ter muito lutado contra um câncer. O músico de jazz, que não só esteve por muitas vezes em Curitiba, como levou músicos curitibanos em suas turnês pelo mundo. Em nota, a família diz: “Guerreiro, como sempre, lutou até o final de suas forças contra o câncer. O nosso herói brasileiro partiu para eternidade, deixando pra todos, seu maior legado, sua música. Agradecemos imensamente o apoio que todos vocês sempre manifestaram.”

Raul tocou em Curitiba com alguns músicos, entre eles, Jeff Sabbag, Mário Conde e Glauco Solter, Mauro Martins e outros. Sua música e muitos músicos brasileiros ficaram conhecidos pelos shows e viagens pelo mundo. Seguramente deixou um legado de musicalidade e profissionalismo, mas a visibilidade brasileira que as turnês deram será a grande lembrança para profissionais de Curitiba que puderam aprender e usufruir de sua generosidade.

Curitiba, que teve esse artista, partilhando seu talento com nossos músicos, agradece sua nobre passagem que foi de muito som, aprendizado e amizade que se solidificaram junto com sua música. Raul se apresentou em Curitiba por diversas vezes nas Oficinas de Música, em shows em teatros e, no Dizzy Café Concerto, proporcionou a plateia momentos de ritmo vivaz, de sonoridade suave e improvisos empolgantes trazendo o melhor do jazz e do samba.

Um dos instrumentos de sopro difíceis de tocar e improvisar deram a ele reconhecimento mundial e esse virtuosismo o levou a criar seu próprio instrumento que deu o nome de Souzabone.

Assista esse registro do audiovisual que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, FCC e ICAC, do trabalho desse artista que tem a seu lado Fábio Torres (piano), Glauco Solter (contrabaixo), Mário Conde (guitarra) e Sergio Machado (bateria) e a participação especial de Airto Moreira nas percussões.

Obrigada Raul de Souza!

 

 

Giseli Canto

Giseli Canto é Arte-educadora, cantora, roteirista, produtora, apaixonada pela música, pela família e pelos amigos, que considera sua segunda família e tudo que se refere ao poder transformador dessa arte. Ama uma boa conversa e está sempre aberta a novos caminhos. Seu olhar otimista para o ser humano faz de sua vida um mundo recheado de boas relações e experiências.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios