Curitiba Cia de Dança faz apresentação única de “Memória de Brinquedo”

Coreografado por Luiz Fernando Bongiovani, o espetáculo busca refletir sobre tecnologia e ludicidade

Por Assessoria de Imprensa

No dia 4 de novembro, a Curitiba Cia de Dança apresenta novamente “Memória de Brinquedo”, espetáculo de seu repertório, de 2017. A montagem usa a dança contemporânea para celebrar histórias, lembranças e sensações tecidas e criadas ao longo da infância. Criado e coreografado por Luiz Fernando Bongiovanni, com direção artística de Nicole Vanoni, o espetáculo busca colaborar com a reflexão sobre o mundo tecnológico e a ludicidade.

Assim, a Curitiba Companhia de Dança busca realizar um trabalho de resgate poético e um incentivo do brincar. Esse resgate parte de várias fontes, desde a memória individual e coletiva do brincar e de sua representação simbólica até estudos recentes da neurociência que apontam o brincar como uma atividade fundamental para o desenvolvimento físico e psicológico das crianças.

“Esta é uma pequena colaboração, um incentivo, para que todos – pais ou não – ponderem a respeito do mundo que estamos construindo e talvez a partir dessa inspiração possam unir esforços para resguardar essa atividade vital do mundo infantil. Brincar é o pensamento da criança, e é preciso inteligência e sensibilidade para promover esse espaço/tempo”, explica Nicole Vanoni.

Assim, “Memória de Brinquedo” investiga as relações do brincar a partir de memórias reais e ficcionais. Em um mundo cada vez mais digital este trabalho incentiva e defende um resgate do brincar como etapa fundamental do desenvolvimento do indivíduo.

Memória de Brinquedo Foto Cayo Vieira

Serviço:

Espetáculo de dança contemporânea “Memória de Brinquedo, com Curitiba Cia de Dança

Data: 4 de novembro de 2021, quinta-feira

Horário: 20h30

Local: Teatro SESC da Esquina – Rua Visconde do Rio Branco, 969 Mercês

Ingressos a R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia entrada)

Informações: (41) 3259 1350 (teatro)

Sobre a CURITIBA CIA DE DANÇA

A Curitiba Cia de Dança foi criada em 2013 por Nicole Vanoni baseada na ideia de experimentação, pesquisa e criação em dança contemporânea, além da busca pela diversidade de experiências com coreógrafos diferentes. A primeira obra coreográfica da Cia, “A Lenda das Cataratas”, com concepção de Rafael Zago, surgiu em 2014 e participou de festivais no Brasil e no exterior. A segunda coreografia, denominada “Quando se Calam os Anjos” tem coreografia de Airton Rodrigues e transporta para o palco questões cênicas e dramatúrgicas que realçam um universo pós-moderno virtual onde vários encontros são marcados pelo descaso do outro ou até mesmo pela falência do ser humano. Realizando mais de 100 apresentações pelo país, “Quando se Calam os Anjos” é o espetáculo de maior êxito da Curitiba Cia de Dança, sendo agraciado por público e crítica. Em 2017, a apresentação “Memória de Brinquedo”, uma vitoriosa parceria entre a Cia e o renomado coreógrafo brasileiro Luiz Fernando Bongiovanni, surgiu para retratar as preocupações e provocar o espectador em relação ao mundo moderno e tecnológico. No segundo semestre de 2018, o grupo estreia o espetáculo “Cirandas”, da coreógrafa Simone Camargo, baseado nas cirandas e cirandinha de Villa-Lobos.  Esse espetáculo é uma criação conjunta da Curitiba Cia de Dança e da Orquestra de Câmara do Oeste do Paraná. Finalizando o ano, a Curitiba Cia de Dança junto a AADC (Amigos e Apoiadores da Dança de Curitiba) estreiam o espetáculo “Relações”, do coreógrafo Carlos Laerte. Como o próprio nome diz, o espetáculo percorre pelas relações contemporâneas, sejam elas fraternas, amorosas ou destrutivas. No primeiro semestre de 2019, a Companhia circulou por 12 cidades do Paraná com o espetáculo “Lenda das Cataratas”, além de integrar a grade da programação do SESI Viagem Teatral 2019 SP e de participar como Companhia convidada no Festival de Dança de Londrina e na Bienal de Dança do Ceará. Em 2020 e 2021 enfrentou a pandemia com projetos e exibições online e drive-thru.

Ficha técnica “Memória de Brinquedo”

Direção Geral: Nicole Vanoni

Concepção e Coreografia: Luiz Fernando Bongiovanni

Assistente de Coreografia e Direção: Patrícia Machado

Ensaiadora: Deborah Chibiaque

Professora de balé: Cíntia Napoli

Figurino e Cenário: Gelson Amaral

Costureira: Noeli Santana

Iluminação: Fabia Regina

Sonoplastia: Artur Baena

Cenotécnico: Reinaldo Rocha

Produção: Bia Reiner

Assistente de produção: Taysa Silva

Realização: Curitiba Cia de Dança e AADC – Amigos e Apoiadores da Dança de Curitiba

Elenco/Curitiba Cia de Dança: Ane Adade, Davi Lopes, Deborah Grossmann, Hamilton Félix, Marcela Pinho, Natanael Nogueira, Nicole Vanoni, Patrich Lorenzetti, Tatiana Araújo.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios