Interaja conosco

Eventos

Centro Cultural São Paulo (CCSP) recebe o projeto “ADINKRAS – Africanidades e sabedoria ancestral nos tempos atuais”

Publicado

em

Evento movimenta a cidade de São Paulo com atividades nos meses de abril, maio, junho, julho e agosto. Realizado de forma presencial e gratuita, projeto reúne palestras, oficina de cartonagem e encadernação e apresentações musicais

Por Assessoria

Adinkra é um conjunto de ideogramas que tem como objetivo valorizar e preservar o legado e as tradições africanas. Inspirado nos símbolos ideográficos, pertencentes aos povos akan, grupo linguístico originário da África ocidental, o projeto “ADINKRAS – Africanidades e sabedoria ancestral nos tempos atuais” chega ao CCSP nos dias 01 de abril, 14 de maio, 03 de junho, 01 de julho e 26 de agosto com uma ampla programação.

Com periodicidade mensal, o “ADINKRAS” oferece ao público um amplo ciclo de palestras que integram o eixo temático do projeto, onde os ideogramas africanos são o fio condutor. Durante quatro encontros, o evento recebe pesquisadores, escritores, professores e ativistas para reflexões acerca de um Adinkra de referência, apresentado por um dos convidados. O sociólogo, pesquisador e doutorando pela Universidade de São Paulo, Tadeu Kaçula será o mediador desses encontros.

Após cada palestra, um músico sobe ao palco e apresenta um show exclusivo, a partir da proposição do símbolo do dia. Dentre as performances musicais, François Muleka & Marissol Mwaba, Luana Bayô canta Elza Soares (participação Ayô Tupinambá), Nega Duda canta Clementina de Jesus, Banto Samba Clube (participação Renato Gama), Samba de Roda Nega Duda (participação especial de Lia de Itamaracá).

E ainda, o projeto contempla oficinas de cartonagem e encadernação com o tema Adinkras, ministradas pelo artista plástico Luiz Masse. Com duração de 4 horas, as oficinas serão realizadas no Centro Cultural Vila Itororó. Além de aprender uma nova atividade, a capacitação pode ser uma boa opção de geração de renda.

“Tendo os Adinkras como expressão das contribuições dos conhecimentos africanos para o desenvolvimento da cultura economia e identidade brasileira, o projeto “ADINKRAS – Africanidades e sabedoria ancestral nos tempos atuais” estabelece diálogos entre diferentes linguagens, artistas e pesquisadores da cultura afrobrasileira e africana.”, afirma Cida Gonçalves, idealizadora do projeto.

O evento será realizado na Sala Adoniran Barbosa, com todas as atividades gratuitas e acesso livre. Realizado pela Casa do Batuque e idealizado por Cida Gonçalves, publicitária e diretora da produtora, o projeto é marcado pela diversidade de linguagens artísticas e pela participação de artistas e pesquisadores da arte e da cultura negra.

Programação:

ENCONTRO 1 – ADINKRA ESE NE TEKRENA: AMIZADE E INTERDEPENDÊNCIA
DATA: 01/04/2023 – 19h
LOCAL: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro ,1.000

Tema: União
Convidada: Mwewa Lumbwe – Embaixadora Universal da Paz (desde 2016), Doutoranda em Estudos da Tradução na Universidade Federal de Santa Catarina
Música: François Muleka & Marissol Mwaba

ENCONTRO 2 – ADINKRA AYA: RESISTÊNCIA, FORÇA E SUPERAÇÃO
DATA: 14/05/2023 – 19h
LOCAL: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1.000

Tema: Letramentos de Reexistência.

Convidada palestrante: Ana Lucia Silva Souza – Pós Doutora em linguística aplicada e Ednéia Gonçalves – Socióloga e Educadora.

Música: Luana Bayô canta Elza Soares – Convidada Ayô Tupinambá

ENCONTRO 3 – ADINKRA SANKOFA: ADQUIRIR O CONHECIMENTO DO PASSADO PARA CONSTRUIR O FUTURO.
DATA: 03/06/2023 – 19h
LOCAL: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1.000

Tema: Ancestralidade
Convidado: Antônio Filogenio Junior – Filósofo, escritor e pesquisador.
Música: Nega Duda canta Clementina de Jesus.

ENCONTRO 4 – ADINKRA AKOFEN: AÇÃO COLETIVA, LUTA E PRONTIDÃO.

Tema: Juventude e Movimento negro.
Convidado: Marcos Agostinho Silva – Diretor do MAS Pesquisa de Mercado e integrante do Movimento Negro Unificado.
Música: Banto Samba Club convida Renato Gama
DATA: 01/07/2023 – 19h
LOCAL: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1.000

OFICINAS

As Oficinas serão realizadas no CENTRO CULTURAL VILA ITORORÓ

R. Maestro Cardim, 60 – Bela Vista, São Paulo – SP
Abril: 11,14, 15 / Maio: 09, 12 e 13 / Junho: 27
Julho: 11,14 e 15

Horário: 14h às 18h

SHOW DE ENCERRAMENTO

SAMBA DE RODA NEGA DUDA – participação especial de LIA DE ITAMARACÁ

Adinkra Gye nyame que simboliza a supremacia e imortalidade de Deus

Data: 26/08/2023

Horário: 19h

 Local : CCSP

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro

Megaidea