Teatro

5ª Mostra MOVE – Edição Criança leva teatro para público infantil em escolas públicas de Curitiba

Com trabalhos que apresentam pequenos animais como protagonistas de grandes aventuras, em sua 5ª edição, a Mostra MOVE, pela segunda vez, volta-se para o público infantil oferecendo uma programação gratuita para toda a família. Realizada pela EGM Produções Artísticas, a Mostra MOVE – Edição Criança acontecerá de forma híbrida com apresentações on-line transmitidas pelo canal do YouTube do Grupo Obragem e apresentações presenciais nas escolas públicas municipais, a partir de 23/03 até 03/04.  Trazendo peças premiadas como, “O Malefício da Mariposa”, da Trupe Ave Lola e “Jardim”, da Tecer Teatro, a mostra também contará com diversidade artística em suas atrações com o show musical de Vadeco e seus filhos, e contação de histórias com Cadu Cinelli. Para integrar o universo fantástico do teatro para crianças, o Grupo Obragem é uma das companhias que participará da mostra estreando “O Senhor Cigarra e a Formiga”, montagem inédita do grupo, inspirada na fábula de Esopo.

A Mostra MOVE é um projeto que valoriza a expressão resultante de processos continuados de investigação artística, sua última edição aconteceu de forma integralmente online e, agora, em 2022, além das exibições on-line, retornará com parte da programação presencial com apresentações especiais para crianças da rede pública municipal de ensino. “Depois da experiência com o isolamento devido à Covid-19, a 5ª Mostra MOVE representa uma transição para voltarmos à normalidade. Com o aprendizado e a resistência que demonstramos durante a pandemia, nós podemos ter apresentações artísticas on-line e presenciais. Temos plena certeza da extrema importância da Arte para o desenvolvimento do ser humano”, reflete o idealizador da mostra teatral, Eduardo Giacomini.

Histórias e canções para crianças

O mágico, o impossível e o belo habitam o imaginário das crianças. Sabendo disso, a Mostra MOVE quis oferecer para seu público peças teatrais inspiradas em fábulas repletas de animais encantados, belas paisagens naturais, amor e aventura. Em “O Malefício da Mariposa”, uma montagem da Trupe Ave Lola, com texto de Federico García Lorca, interpretado por artistas e marionetes, constrói-se uma atmosfera poética em verdes prados habitados por insetos falantes. Um deles, Curianito, suspira por um amor ideal e apaixona-se por uma misteriosa borboleta.

Já a atração de estreia da mostra, “O senhor Cigarra e a Formiga”, montagem inédita do Grupo Obragem, combina atores, teatro de animação e música ao vivo. O espetáculo que conta com a participação especial da atriz criança Antônia Nenevê, que interpreta uma formiguinha que ama cantar, mostra como é importante para o nosso desenvolvimento que vida e arte andem juntas.

Todo esse universo lúdico da natureza, também está na peça teatral “Jardim” da Tecer Teatro, que fala sobre a vida, o tempo e as lembranças.

Uma outra linguagem bastante presente na Mostra MOVE, é a contação de histórias que será feita pelo Cadu Cinelli do Grupo Os Tapetes Contadores de Histórias que abrirá sua maleta de madeira repleta de histórias criadas a partir de textos da autora Glória Kirinus.

A música também vai estar muito presente com o show musical “Tio Vadeco e seus filhos ensinam as vogais”. O pocket show é composto por músicas educativas que são sucesso em plataforma de streaming de música, além de serem usadas como material em escolas brasileiras e de outros países, traduzidas para inglês e espanhol.

Ações Formativas

A cada edição o evento enfatiza uma determinada vertente, com apresentações artísticas e oficinas sobre processos de criação. Como ações formativas serão realizadas oficinas sobre processo de criação com artistas da Trupe Ave Lola, Tecer Teatro e Cadu Cinelli. As oficinas serão gratuitas e abertas para a comunidade em geral. Para participar, as pessoas interessadas devem encaminhar uma minibiografia e informar de qual ou quais oficinas gostaria participar para o endereço de e-mail obragem@grupoobragemdeteatro.com.br até o dia 20/03/22.

A 5ª Mostra MOVE é um projeto realizado com o apoio do “Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo do EBANX”.

Serviço:

5ª Mostra Move

De 23/03 a 03/04/2022, às 20h e 20h30

– Programação on-line pelo canal de YouTube do Grupo Obragem (https://www.youtube.com/user/Eduolga/featured)

– Programação presencial em escolas da rede pública municipal de Curitiba

Oficinas

Processo de criação da Trupe Ave Lola

Quando: 21/03, das 10h às 12h

Processo de criação de Cadu Cinelli

Quando: 22/03, das 10h às 12h

 

Processo de criação de Fabiana Ferreira da Tecer Teatro

Quando: 23/03, das 10h às 12h

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

5ª Mostra Move

Teatro/contação de história/música

Onde? Transmissão gratuita pelo YouTube do Grupo Obragem

Show musical “Tio Vadeco e seus filhos ensinam as vogais” 

Quando: 23-27-30/03 e 03/04/2022 – 20h

Sinopse: o compositor Vadeco Schettini apresenta algumas de suas canções dedicadas ao público infantil em um pocket show exclusivo com a participação de seus filhos Francisco Schettini e Joao Felipe.

O repertório do show inclui algumas músicas educativas que foram compostas com o objetivo de ajudar as crianças, em idade pré-escolar, a aprenderem as vogais. Essas canções estão disponíveis em aplicativos como Playkids e Spotify e são usadas como material de apoio em centenas de escolas no Brasil e diversos países, afinal essas canções já foram traduzidas para inglês e espanhol.

O show terá a participação especial de seus filhos Francisco e João Felipe em algumas das canções. A presença das crianças no show fará da apresentação um encontro familiar e simpático onde música e o conceitos das vogais dialogarão de maneira lúdica e descontraída.

O senhor Cigarra e a Formiga – Grupo Obragem de Teatro

Quando: 23-24-26 e 27/03/2022 com exibição de um capítulo por dia

  30-31/03 e 02-03/04/2022 com reprise da exibição de um capítulo por dia

Sinopse: “O senhor Cigarra e a Formiga” é uma versão inédita do Grupo Obragem, que a partir da fábula de Esopo mostra que Vida e Arte se entrelaçam e que a Arte é muito importante para o nosso desenvolvimento. A peça combina atores; teatro de animação e música ao vivo. Ainda, conta com a participação especial da atriz criança Antônia Nenevê. A peça será apresentada em quatro capítulos de forma on-line e, também, de forma presencial em escolas da rede pública de ensino.

Jardim – Tecer Teatro

Quando: 24 e 31/03/2022 – 20h

Sinopse: a peça de teatro “Jardim” foi construída com os pedacinhos do que somos, lembranças, descobertas, memórias e sensações. Com essa matéria criamos um pequeno mundo delicado, uma gota de orvalho solta no espaço onde a poesia se revela. Construímos uma fantasia sobre a existência, contemplando a vida e a passagem do tempo. Viver e morrer: brotar, crescer, dar frutos e voltar a ser semente.

“O malefício da mariposa” – Trupe Ave Lola

Quando: 25/03 e 01/04/2022 – 20h

Sinopse: a peça de teatro em “O malefício da Mariposa”, Federico García Lorca utiliza a fábula para retratar a louca paixão de Curianito por uma misteriosa mariposa com a originalidade e profundidade de poucos. Em meio à atmosfera poética de um estranho jardim, ínfimas criaturas da natureza, amam e sofrem de maneira muito parecida à nossa. Ao revelar personagens que hora são vividos por bonecos e hora por atores, cria-se um duplo e um distanciamento que potencializa a busca da teatralidade, elemento este que tem marcado as pesquisas da

Trupe Ave Lola.

“Te conto que me contaram histórias!” – Cadu Cinelli

Quando: 26/03 e 02/04/2022 – 20h

Sinopse: Os Tapetes Contadores de Histórias apresentam nesta sessão uma parte do seu repertório, com o poema da autora Glória Kirinus “Te conto que me contaram”; além de trazerem sua versão para o conto “O Bagrecico” do escritor Francizco Izquierdo Rios e o mito de origem ” Mistério das Ilhas Pachacamac”.

Um contador de histórias carrega as águas do Rio Amazonas num painel; um livro de pano revela os mistérios das origens do mundo e painéis de tecidos aquarelados pintam poesia! Os materiais criados para esta sessão foram feitos por Cadu Cinelli e Dag Bach, que incluem a aquarela em tecido e costuras, uma arpillera feita por Noryz Vásquez e Rosana Reátegui e o livro de pano do projeto Manos que Cuentan.

Os Tapetes Contadores de Histórias desenvolvem há 24 anos sessões de histórias; espetáculos de narração oral; exposições interativas; projetos de mediação à leitura e oficinas de formação. Sempre com o eixo as relações entre a arte têxtil e a arte da palavra contada. Atualmente, o grupo tem duas sedes: uma no Rio de Janeiro e outra na cidade de Curitiba, com a coordenação de Cadu Cinelli. Desde sua fundação, Os Tapetes Contadores já se apresentaram em várias cidades do Brasil e do exterior.

Ficha técnica da 5ª MOVE MOVE

Coordenação e produção executiva: Eduardo Giacomini

Assistente de produção: Olga Nenevê

Grupos e artistas participantes: Trupe Ave Lola

Cadu Cinelli

Tecer Teatro

Grupo Obragem de Teatro

Vadeco

Designer gráfico: Alessandra Nenevê

Fotos e teaser: Elenize Dezgeniski

Filmagens: Lídia Ueta; Elenize Dezgeniski e Alan Raffo

Técnico de som: Chico Santa Rosa

Assessoria de imprensa: Larissa Lima e Jamilssa Melo

Empreendimento: EGM Produções Artísticas

Posts relacionados
Teatro

Em seu 20º aniversário o Grupo Obragem de Teatro apresenta métodos artísticos em Websérie

Teatro

Cancelamento de vôo adia musical One Night Of Tina em Curitiba

Teatro

''MARIAS: História de Pomba Giras'', o novo curta-metragem da CIA KÀ trás a contemporaneidade brutal do século 21

Teatro

Neste fim de semana te contos no Guairinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.