Viaje com Roberta Freire -Florianópolis a “Ilha da Magia”

Por Roberta Freire

Semana passada paramos em Balneário Camboriú e essa semana nossa viagem será pela cidade de Florianópolis. Para chegar de carro percorreremos alguns trechos de estrada com uma vista privilegiada do Oceano Atlântico.

Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina é uma das cidades mais visitadas por estrangeiros. Seu encantamento vem pelo fato de ser uma ilha com 54km de comprimento com uma paisagem natural em toda sua extensão.

Se procurar por agito irá encontrar e se preferir o sossego ela também oferece. Tem 42 praias, mas os “manezinhos” da ilha, como são carinhosamente chamados os que nascem nessa cidade, dizem que são muito mais.

Tem praias agitadas, de águas calmas, desertas, para prática do surf ou de windsurf, com trilhas levando a praias pouco exploradas e outras com fácil acesso, mais movimentadas. Seja para prática de esportes ou apenas para aproveitar o sol e o mar, Florianópolis vai, com certeza, lhe encantar.

Se você gosta de conhecer a parte histórica, visite a Catedral Metropolitana, erguida onde Dias Velho, fundador da cidade, foi assassinado por piratas no final do século XVII, e, também, o Largo da Alfândega, onde está o antigo Edifício Casa da Alfândega, a Praça XV de Novembro e o Palácio Cruz e Sousa. Aproveite para conhecer o Mercado Público de Florianópolis.

Em seguida vá ao Mirante da Ponte Hercílio Luz, cartão postal da cidade e símbolo da independência e da evolução da arquitetura brasileira nos anos 20. Até hoje, é a segunda maior ponte suspensa do Brasil em comprimento.
Você pode ter belas fotos dessa paisagem passeando pela Beira-Mar Norte, durante o pôr do sol. Visite também o Sul da Ilha para ver o Mirante Morro das Pedras, com vista das praias de Armação e Matadeiro.

Entre Agosto e Outubro, as Baleias francas-austral fazem destas águas o seu berçário. Os filhotes nascem pesando até 1500 kg e medindo até 6m de comprimento. Continue seu passeio indo para Ribeirão da Ilha, um bairro bucólico e pitoresco de origem açoriana que mantém viva a forte tradição de seus primeiros moradores. O estilo colorido das casas é um dos principais traços da cultura açoriana presentes na região. Foi por Ribeirão da Ilha que os primeiros portugueses chegaram a Santa Catarina, em 1506. A região é famosa pelas ostras.
Depois de tantos passeios sugiro um descanso, um pôr-do-sol na praia.

No dia seguinte aproveite para conhecer o Leste e Norte da Ilha por completo, iniciando com uma parada no Mirante da Lagoa da Conceição, uma lagoa de água salgada muito utilizada para a prática de windsurf e para excursões de barco. Tire um tempo para desfrutar dessa linda vista.

Ali pertinho, está a Praia da Joaquina com suas famosas dunas e surfistas. Sugiro que almoce na Barra da Lagoa, no tradicional restaurante Rancho de Canoa. No início era apenas um típico rancho para abrigar canoas de pesca artesanal, que também servia de ponto de encontro para reunir amigos. Hoje um dos mais gostosos e aconchegantes lugares para fazer sua refeição.

Siga até Jurerê Internacional, um destino charmoso e desejado por muitos brasileiros, incluindo artistas e modelos famosos.
Para encerrar o dia com chave de ouro, visite Santo Antônio de Lisboa, uma vila tipicamente lusitana. O pôr-do-sol de lá é maravilhoso e você consegue comer ostras fresquinhas.
Os restaurantes de “Floripa” são fantásticos e com preço justo. Tem hotéis para todos os bolsos. Certamente será uma viagem inesquecível!

Conheça a “Ilha da Magia” e conte-nos a sua experiência. Você já conhece Florianópolis? Conte-nos o que achou e, se puder, mande uma foto dessa linda cidade para roberta@viajecomrobertafreire.com.br. Vamos adorar receber!
Semana que vem vamos para … E aí, para onde quer que a gente vá? Qual destino você deseja conhecer? Conte-nos comentando no post do @jornalacena no instagram ou mande-nos um direct!
Essa história você ajuda a contar.
Um agradecimento especial à Travel In Brazil (www.travelinbrazil.com.br) que nos ajudou com dicas de lugares e história da cidade.

Até semana que vem!

Roberta Freire

Há mais de 20 anos atuando na área de turismo.
Especialista em viagens com experiências
Apresentadora do Programa Viaje com Roberta Freire na Elemental Channel ( em mais de 180 países pelas tv´s Sansung e LG) e , no Brasil, na COMBRASIL em todas as operadoras de tv ).
Empresária do ramo de Turismo ( Planeta Vistos, Turismo Fácil, In Viaggio e Viaje com Roberta Freire), CEO da 4HEROES.
Viajante, mãe, esposa e apaixonada por conhecer diferentes culturas e experimentar a vivência local.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios