Exposição

Trabalhos artísticos de crianças em situação de vulnerabilidade social serão expostos no CJAP

Projeto que leva arte e cultura para crianças em situação de vulnerabilidade social, o Transforme Sorrisos abre, em parceria com o Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), a exposição “Voz”, com o  trabalho de 14 crianças e adolescentes assistidos pela organização social, que atende mais de duas mil crianças por ano. A mostra, com gravuras e escritas, inaugura no dia 11 de abril (quinta-feira), às 19 horas, na sede do CJAP.

            Todas as obras exibidas na exposição foram produzidas durante a  Oficina Cultural promovida pela organização de janeiro a dezembro de 2018 com crianças que vivem na Casa do Piá I, uma unidade de acolhimento da Prefeitura de Curitiba que abriga crianças de 7 a 14 anos que estão afastadas da família por situação de risco e acolhidas por determinação judicial.

            De acordo com a artista plástica Ana Nísio, presidente da organização Transforme Sorrisos e da psicóloga Isadora Macedo, o objetivo é possibilitar que as crianças participem de atividades lúdicas que não permeiam o seu cotidiano. “Crianças e adolescentes em situações vulneráveis ficam muito expostos às situações de risco que os impedem de participar e desfrutar dos direitos contidos no artigo 4º e 16º do Estatuto da Criança e do Adolescente, como o direito ao brincar, ao lazer, à cultura, às artes e à liberdade”, salientam.

            Segundo Ana, a mostra é também uma provocação para a sociedade sobre como vemos e lidamos com o tema infância: as litogravuras e xilogravuras (feitas pelas crianças no Museu da Gravura de Curitiba) falam sobre direitos violados, cotidiano e sentimentos. Ao longo da ação no ano passado, elas também colaram lambe-lambes em espaços de arte urbana pela cidade. “Elas se superam pelas cores e desenhos. Também conseguimos trabalhar com elas a imaginação, a criatividade e a expressão”, conta ela.

            Arte e cura

            Ana acredita que os processos artísticos desenvolvidos com crianças desse perfil dão a oportunidade para elas se comunicarem com si mesmas e com os outros. “Nesta exposição elas desenham, pintam e gritam suas dores, alegrias e sonhos de como o mundo deveria ser. A arte provoca para curar, sentir”.

            A mostra fica em cartaz no CJAP até o dia 11 de maio. A entrada é franca.

Serviço:

Abertura da exposição “Voz”

Dia 11 de abril de 2019, às 19 horas.

Período expositivo: até 11 de maio de 2019.

Centro Juvenil de Artes Plásticas

Rua Mateus Leme, 56. Curitiba/PR

Visitação de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

Entrada franca.

Crédito foto:  Kraw Penas/SEEC

Posts relacionados
Exposição

Um jardim encantado em Curitiba

Exposição

Maior jardim de esculturas público do Brasil, com obras de João Turin, vai completar um ano

Exposição

Grupo de artistas inaugura a mostra Univers9 no MuMA neste sábado

Exposição

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA TERÁ COMO MARCO DE REABERTURA MÚSICA CRIADA POR RAPPER DE PERIFERIA CARIOCA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.