Interaja conosco

Eventos

PROJETO CONTAINER CULTURAL

Publicado

em

Após circular, em sua 1a edição, por 11 cidades do interior do Paraná em 2017 e de obter grande êxito de público, o Projeto Container Cultural desembarca nos Campos Gerais do Paraná, no final de agosto, com diversas ações gratuitas que incluem apresentação de espetáculo, eixo pedagógico e de formação, campanha de arrecadação de livros, multiplicadores culturais e apresentação de artistas locais.

Em sua 2a edição, o Projeto Container Cultural desembarca em Tibagi, Castro, Carambeí, Balsa Nova e Campo Largo através da Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio de CCR RodoNorte e Instituto CCR e realização de: Container Cultural, Rumo Empreendimentos Culturais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

Teatro, livros, formação e sensibilização estarão disponíveis aos moradores dos cinco municípios contemplados neste projeto. Todas as atividades serão gratuitas e  estarão concentradas num container criado especialmente para o projeto. Como parte de suas atividades, haverá apresentação do espetáculo “Entre Tangos e Fandangos”, escrito por Joanita Ramos e dirigido por Mauro Zanatta. Antes da peça, haverá apresentação de artistas  locais convidados.

A transformação de um container descartado numa espécie de espaço cultural itinerante foi ideia da arquiteta Paola Burkot para atender ao propósito do Projeto  que é fazer a arte chegar a pequenos municípios onde geralmente há  pouca oferta de infraestrutura e programação cultural. A intenção não é apenas levar o espetáculo, mas também um novo conceito, ou seja, a possibilidade de uso do container como espaço cultural alternativo, inclusive para atender áreas rurais. Para Joanita Ramos e Paola Burkot, as idealizadoras do projeto, “o direito das populações das cidades pequenas à fruição e vivência da arte” é a grande causa do Container Cultural.

O espetáculo

Os atores Richard Rebelo e Flora Vieira Chagas, e os músicos Beto Collaço e Luís Fernando Diogo vão apresentar um espetáculo concebido em  linguagem adequada para teatro de rua, referenciada na Comédia Dell’Arte. A peça, que terá tradução em libras em todas as sessões,  trata da identidade cultural e também de uma imensa “fome” – inclusive de arte, cuidado e amor – a partir da conflituosa relação entre um brasileiro que não se reconhece como sul-americano e uma estrangeira com sotaque espanhol, que não sabe onde nasceu. Após perderem o navio para a Argentina, os dois decidem percorrer a pé o caminho até o país vizinho, enquanto procuram criar um número artístico que possa lhes garantir a sobrevivência.

Outras ações

Com os objetivos sintetizados no slogan “Arte em Todo Lugar” a equipe, com coordenação de Produção de Diego Marchioro, vai atuar em diversas iniciativas pautadas na ideia de que as populações pouco numerosas dos municípios paranaenses também merecem e podem ter acesso a atividades artísticas. Além do espetáculo “Entre Tangos e Fandangos” o Container Cultural fez uma  campanha de arrecadação de livros que serão compartilhados com o público do Projeto e bibliotecas municipais nas cidades de Tibagi, Castro, Carambeí, Balsa Nova e Campo Largo.

Os gestores do Projeto também estão em contato com lideranças e empresários do eixo Mercosul, além de articular com empresas e municípios próximos das cidades contempladas pelo projeto para trazer públicos vizinhos. A ideia central é chamar a atenção para a necessidade de suprir as cidades com menor densidade populacional com uma programação cultural de qualidade. O projeto procura estimular iniciativas locais na área das artes e um melhor aproveitamento de recursos públicos nessa área, com a orientação a pessoas do município que desejam se tornar multiplicadores de cultura. Um grupo de estudantes bolsistas terão a chance de participar da montagem do evento em cada cidade, sendo orientados pelos profissionais do Projeto.

No dia 13 de agosto, em Campo Largo, aconteceu a oficina de produção visando a qualificação para novos multiplicadores culturais.A Oficina foi ofertada para agentes vinculados à Secretaria de Cultura, Educação e Lazer dos munícipios e também para agentes da sociedade civil e interessados em atividades artísticas e culturais, tendoo objetivo de instrumentalizar estes agentes para o fomento e difusão de práticas da Produção Cultural. A Oficina foi ministrada pela idealizadora do projeto Container Cultural, a arquiteta Paola Burkot, o coordenador e diretor de produção Diego Marchioro, o Prof. Dr. Ulisses Galeto (UNESPAR) e a produtora Michelle Rescketh do Escritório de Criação. O Projeto “Container Cultural” ofereceu aos participantes desta oficina cobrir os gastos de transporte, alimentação e hospedagem, para 04 pessoas dos 5 municípios contemplados pelo projeto e 15 vagas para residentes de Campo Largo.

SERVIÇO:

OFICINA DE MULTIPLICADORES CULTURAIS

CAMPO LARGO

dia 13 de agosto das 9h00 às 18h30

Local : Auditório Prefeitura de Campo Largo.

(Endereço: Avenida Padre Natal Pigatto, 925, Centro, Campo Largo – PR)

*** A participação para esta ação acontece via inscrição prévia no e-mail: projetocontainercultural@gmail.com

ARRECADAÇÃO DE LIVROS

DOE LIVROS, COMPARTILHE!

Os livros arrecadados serão compartilhados com o público do Projeto Container Cultural  nas cidades de Tibagi, Castro, Carambeí, Balsa Nova e Campo Largo.

Retiramos sua doação! nos escreva em nossas redes ou para projetocontainercultural@gmail.com

A arrecadação vai ate dia 23 de agosto. Os livros arrecadados em Curitiba serão distribuídos para o publico das apresentações e para as bibliotecas municipais.

SERVIÇO DAS APRESENTAÇÕES:

ENTRE TANGOS E FANDANGOS com artistas locais convidados para a abertura do espetáculo

TIBAGI

27 de agosto, às 19h

Praça Edmundo Mercer, em frente à Prefeitura

Entrada Franca

CASTRO

28 de agosto, às 19h

Praça João Gualberto, atrás da Superintendência de Cultura.

Entrada Franca

CARAMBEÍ

29 de agosto, às 19h

Praça Cívica de Carambeí. Avenida do Ouro, centro.

Entrada Franca

BALSA NOVA

30 de agosto, às 19h

Praça da Igreja Matriz, Av. Brasil

Entrada Franca

CAMPO LARGO

31 de agosto, às 19h

Praça Getúlio Vargas (Praça do Museu Histórico de Campo Largo)

Entrada Franca

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea