Eventos

Balé Teatro Guaíra apresenta Plataforma Novos Criadores

O Balé Teatro Guaíra apresenta na próxima semana o projeto Plataforma Novos Criadores, em que bailarinos da companhia são convidados a criar coreografias inéditas, oportunizando o desenvolvimento de novas habilidades. Nesta edição, foram selecionados dois trabalhos: Peixe Solúvel, de João Bicalho, e Call Me Irresponsible, de Vitor Rosa. A entrada é gratuita e o formato da apresentação é o Guairão do Avesso, com a plateia no palco.

O público vai assistir aos espetáculos no próprio palco do Guairão. Uma pequena arquibancada para 100 pessoas será montada e a plateia vai compartilhar o espaço com os bailarinos. A ideia é aproximar público e bailarinos a partir de uma apresentação de dança contemporânea, criando um ambiente mais intimista.

João Bicalho, um dos criadores, conta que a experiência é uma oportunidade de o bailarino vivenciar outras funções dentro da companhia. A coreografia criada por ele é inspirada no escritor francês André Breton, um dos precursores do movimento surrealista. “No mundo simbólico, torna-se possível o que no mundo material é impossível. E o ser humano, com seus sonhos e os devaneios, pode acessar essas impossibilidades que, no entanto, dão sentido completo a muitas realidades que, de outra forma, seriam insípidas ou absurdas”, diz.

O outro coreógrafo será o bailarino Vitor Rosas, que produziu o trabalho Call Me Irresponsible. “O projeto expõe a imagem de linhas de produção que transformam matéria em descarte. A lógica de mercado que explora os corpos até sua overdose é representada por uma esteira que nunca para. A estrutura da esteira empurra seus componentes/participantes para um solo não fértil, um futuro insustentável, o completo descarte”, explica.

Peixe Solúvel

Direção/Coreografia: João Bicalho
Assistentes/Ensaiadores: Airton Rodrigues
Intérpretes/ Criadores: Carlos Matos, Ricardo Alves, Karin Chaves, Luana Nery, Luana Teodoro, Rodrigo Leopoldo, Leandro Vieira, Reinaldo Pereira e Leonardo Lino

Call Me Irresponsible

Direção/Coreografia: Vitor Rosa
Assistentes/Ensaiadores: Malki Pinsag e Soraya Felicio
Intérpretes/ Criadores: Betina D’Agnoluzzo, Claudia Sibille, Clarissa Cappellari, Glória Candemil, Juliana Rodrigues, Luciana Voloxki, Paula Sousa, Murilo Machado, Rodrigo Castelo Branco, Rene Sato

O espetáculo contém cenas de nudez parcial feminina

Serviço

Plataforma Novos Criadores Balé Teatro Guaíra
Dias 20 e 21 de Agosto, terça e quarta, às 20h
Palco do Guairão

Entrada pela Portaria da Amintas de Barros. Subir o primeiro lance de escada, entrada lateral do palco do Guairão.
Entrada gratuita. A capacidade será de 100 pessoas por apresentação, por ordem de chegada. A distribuição dos ingressos começa uma hora antes do espetáculo.

Classificação: 16 anos

Crédito foto: Maringas Maciel – Coreografia Peixe Soluvel

Posts relacionados
Eventos

Bar Crossroads relembra festival do Dia Mundial do Rock em evento gratuito neste domingo (7) com música, gastronomia e chopes

Eventos

3ª Vinil Fest reúne discos, música e gastronomia numa festa para toda a família

Eventos

Curitiba terá celebração gratuita na rua do aniversário do bruxinho Harry Potter neste domingo (31)

EventosRio de Janeiro

Texto dramatúrgico Sortilégio de Abdias Nascimento, ganha nova edição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.