Interaja conosco

Cinema

Prazo para Inscrições nas oficinas do 7º Olhar de Cinema acabam dia 23/05

Publicado

em

Festival oferecerá oficinas sobre animação, produção sonora e roteiro

O 7º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba terá em sua programação três oficinas para complementar a experiência cinéfila daqueles que acompanham o evento. Os temas dos encontros serão produção sonora para filmes de animação e ficção, com o mixador Alexandre Jardim; animação, com o diretor e animador Sérgio Arena; e roteiro, com o diretor e roterista Wiliam Bagioli.

As aulas acontecerão no SESC Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques) e aqueles que tiverem interesse podem se inscrever no site do evento, por meio de formulário eletrônico (https://form.jotform.com/olhardecinema/oficinas2018), até amanhã, dia 23 de maio.

As oficinas

Oficina de Produção Sonora para Filmes de Animação e Ficção

O ruído de sala ou sonoplastia de efeitos no Brasil teve seu início na Rádio Novela principalmente, e um dos principais profissionais desta arte no Brasil chama-se Geraldo José, que sempre nos encantou com seu fantástico trabalho. Com o fim do cinema mudo, os recursos da manipulação de sons e músicas passaram do rádio para o cinema e posteriormente para a televisão. No Cinema, com o início das dublagens de algumas cenas notou-se que era necessário completar os outros sons como ambientes e ruídos, chegando-se ao desenvolvimento de uma técnica atual capaz de simular ambientes sonoros complexo sem estúdio, criando assim uma infinidade de possibilidades sonoras para as imagens gravadas. No caso específico do cinema de animação, no qual não há um ambiente sonoro preexistente, torna-se necessário uma completa composição dos ruídos em trabalho íntimo com a trilha sonora para a criação do som do filme, um processo hoje muito beneficiado pela edição digital em computadores.

Na oficina de efeitos sonoros os alunos terão a noção de como podemos enriquecer um filme escolhendo, criando e sincronizando os mais variados tipos de sons que podemos imaginar e conseguir para simular todas as situações sonoras de uma imagem em questão. Depois de se escolher os sons é preciso editá-los, ou seja, organizá-los em pistas para a mixagem.

Ministrante: Alexandre Jardim

07 e 08 de junho | 9h30-12h30

 

Oficina Básica de Cinema de Animação

Quando falamos em animação não podemos deixar de lado o realizador Walt Disney. O americano foi um dos principais responsáveis – se não o principal – por levar às salas comerciais longas-metragens na técnica de animação, conseguindo verdadeiros sucessos de bilheteria, como “A branca de neve e os sete anões”, lançado em 1937 que ainda se encontra entre as primeiras posições em vários rankings de bilheteria. Este será um dos pontos de partida desta oficina, que irá abordar também princípios de animação experimental, como do realizador Norman McLaren, linguagem cinematográfica e especificidades da linguagem do cinema de animação, como stop motion e pixilation.

Ministrante: Sérgio Arena

11, 12 e 13 de junho | 9h30-12h30

 

Roteiro – Esta não é uma oficina de roteiros

São muitos os desafios encontrados no processo de escrita do roteiro audiovisual. São muitos também os manuais, as técnicas e as oficinas que auxiliam um roteirista em formação a alcançar seus objetivos. Talvez o grande desafio seja a construção de uma história coerente, com personagens marcantes e um universo crível, aonde os acontecimentos possuam uma narrativa primordialmente visual, uma vez que se trata de um roteiro cinematográfico, o roteiro de imagem em movimento. William Biagioli irá discutir diferentes maneiras de se escrever roteiros abordando questões de narrativa, conflitos, construção e trajetória dos personagens, softwares, gêneros, entre outros, a fim de auxiliar os selecionados a encontrarem sua própria voz artística.

Esta não é uma oficina de roteiros!

Ministrante: William Biagioli

11, 12 e 13 de junho | 9h30-12h30

 

Olhar de Cinema

O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba acontece de 6 a 14 de junho. O evento, em sua sétima edição, tem como objetivo destacar e celebrar o cinema independente, por meio da seleção de filmes com propostas estéticas inventivas, envolventes e com comprometimento temático. Sem rejeitar gêneros, formatos e durações, a programação privilegia filmes que se arriscam em novas formas de linguagem cinematográfica, estão abertos ao experimentalismo e possuem potencial de comunicação.

O Olhar de Cinema também apresenta ao público novos diretores que, mesmo com uma curta filmografia, já possuem forte identidade artística. Dessa maneira, o evento tem a intenção não só de proporcionar ao público experiências cinematográficas singulares, mas também fomentar a reflexão acerca da linguagem e história do cinema.

O 7º Olhar de Cinema é uma realização da Grafo Audiovisual em parceria como o Ministério da Cultura e conta com o patrocínio BRDE, FSA, Ancine e apoio SESI-PR.

SERVIÇO:

7º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

De 6 a 14 de junho

Locais: Shopping Nova Batel (Cineplex Batel), Shopping Crystal (Espaço Itaú de Cinema), SESC Paço da Liberdade, Centro Cultural SESI Heitor Stockler de França

Ingressos para os filmes: R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia)

Os ingressos começam a ser vendidos dia 30 de maio. Demais atividades gratuitas e sujeitas à lotação da sala ou inscrição prévia.

Site: http://olhardecinema.com.br

Facebook: facebook.com/olhardecinema

Twitter: twitter.com/Olhardecinema_

Instagram: instagram.com/olhardecinema

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea