Por que fazer uma projeção de faturamento?

Por que fazer uma projeção de faturamento

Primeiro de tudo uma projeção de faturamento é quando já estimamos quanto teremos de venda para o próximo período escolhido.

Como o fim de ano chegou, é momento de analisarmos o passado e se anteciparmos para o futuro, planejando estratégias de lucratividade, de corte de despesas, de venda, enfim, com análise do ano você tem um mar de auxílio de tomada de decisões.

Mas porque fazer uma projeção de faturamento? Porque com ela podemos identificar quando vai ser o período de sazonalidade de vendas, quando é o período de queda, comparar quanto foi o crescimento ou a queda de faturamento e analisar se o aumento foi real e não por conta da inflação.

E você precisa disso para poder fazer planejamento de compras, planejamento de gastos, analisar qual produto ou serviço é o carro chefe da casa e qual já pode ser tirado de venda, e comparar se os esforços que você teve para aumentar o faturado, no final do próximo ano, valeram a pena, ou o que pode ter sido a causa especial para que tenha fugido do planejado.

E afinal, como devo fazer esse cálculo? Se você não tiver histórico de vendas passadas, você não vai conseguir, essa é a realidade, não sozinho ao menos, pois ai vai precisar de uma pesquisa de mercado para conseguir projetar. Mas caso você tenha dados, e esperamos que você tenha, você vai comparar a variação de crescimento mensal, de dois anos anteriores, ou se você tiver somente dados de um ano, você vai comparar a variação de crescimento mensal dentre o ano.

E com esses dados em porcentagem, você vai analisar em conjunto com sua estratégia de crescimento para o próximo ano e considerar a inflação do período. E pronto projetar seu faturado do próximo ano.

Dessa maneira você vai ter uma parte da luz da lanterna que vai te guiar para tomada de decisões.

Karoline Almeida

Insta @almeida.consultoria

(41)99663-4977

Karoline Almeida atua como consultora financeira, formada em gestão financeira e especialização em investimentos e Lean Six Sigma. Da terceira geração de comerciantes uniu a prática com a teoria para fazer uma metodologia descomplicada para falar de economia e finanças para as pessoas.

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