Interaja conosco

Teatro

Ópera Pop Afrofuturista estreia em Curitiba e revisita o passado com conceito contemporâneo

Publicado

em

por Vanessa R Ricardo

Sankofa, é um símbolo que faz parte de um conjunto adinkra, pertencente ao povo Ashanti, hoje localizado nos países de Gana, Burkina Faso e Togo. Os símbolos foram trazidos ao Brasil no período colonial, durante a escravidão, e até hoje os adinkras são vistos em todas as regiões do país. O Sankofa, é um desenho de uma ave mítica com pés fincados no chão e com a cabeça voltada para a calda. Voa para frente (futuro), mas olha para trás e não esquece do passado.

O novo trabalho realizado pela Isidoro Diniz Produções, que tem circulado por diversos municípios do estado, tem muito haver com o Sankofa, pois o passado e o futuro se encontram em cena na “Ópera Pop Afrofuturista”, espetáculo que faz três apresentações em Curitiba no próximo final de semana.

O novo espetáculo é inspirado na “Ópera Pop Negra” de 2005, criado também por Isidoro Diniz, e traz para o palco conceitos contemporâneos, da cultura pop e do afrofuturismo, que imagina e cria a partir de obras, diferentes futuros possíveis para a população negra. O filme Pantera Negra ajudou a popularizar o tema em todo o mundo.

A partir da música, trazendo para o palco o erudito e o popular, com instrumentos afro-brasileiros e o piano, unindo o canto lírico e o Rap, trabalhando os sons do interior e das periferias urbanas, até o folclore brasileiro e a influência africana. O espetáculo, traz ao palco a soprano Milena Tupi, o contratenor Lucas Neri, as cantrizes Geyisa Costa e Kátia Drumond, o pianista Ricardo Verocai e o percussionista Filipe Castro. Com uma trilha que vai de George Gershwin a Carlinhos Brown.

O projeto conta com direção cênica de Isidoro Diniz, e discute a diáspora africana e a contribuição na formação de uma identidade nacional, o novo trabalho dialoga com o passado trazendo elementos atuais. A “Ópera Pop Afrofuturista”, estreou dia 29 de agosto em Almirante Tamandaré, passando por Fazenda Rio Grande, Pinhais, Colombo, Araucária e Campo Largo. Em Curitiba serão três apresentações, nos dias 29 e 30 de setembro (sexta e sábado) às 20h00 e 1º de outubro, domingo, às 19h00, no Guairinha. A entrada é gratuita, e os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada apresentação.

Serviço:

“Ópera Pop Futurista”

Quando: dias 29 e 30 de setembro (sexta-feira e sábado), às 20h, e 1º de outubro (domingo), às 19h.

Endereço: Teatro Guairinha – Rua Amintas de Barros, s/n – Centro, Curitiba – PR

Entrada: gratuita

Para mais informações clique aqui

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea