Interaja conosco

Teatro

O escritor Franz Kafka é inspiração para espetáculo da Cia do Abração

Publicado

em

No domingo, dia 24, acontece a última das apresentações do Projeto ABRAÇÃO EM AÇÃO, desenvolvido pela Associação Abração Círculo das Artes-AACA, em parceria com a Cia. Do Abração. Nesta edição, a Cia. do Abração traz à cena o espetáculo “Kartas de Uma Boneka Viajante”, que foi vencedor do Troféu Gralha Azul (Prêmio do Teatro Paranaense) como MELHOR ESPETÁCULO, MELHOR DIREÇÃO E MELHOR TEXTO. O espetáculo narra o encontro de um desiludido escritor, com uma criança que chora por que perdeu sua boneca. Para alegrá-la, inventa uma história dizendo que a boneca não se perdera, que estava apenas viajando. O escritor cria cartas imaginárias da boneca à menina e se apresenta como carteiro de bonecas. A inusitada situação teria acontecido com o escritor Franz Kafka, um ano antes de sua morte, segundo relatos de sua companheira Dora Dymant.

Neste encontro de um adulto com uma criança, onde o primeiro, que se apresenta desiludido e deprimido é tocado pela pureza dos sentimentos e crença no mundo imaginário de uma criança, são abordados temas como o respeito do adulto diante do mundo da criança, bem como o convívio criativo de duas gerações, que pode ser saudável para ambos os lados. Para o adulto, devolve a esperança de vida, promovendo o afeto e o amor por meio de inusitadas histórias, que o ressignificam, aproximando-o do universo da criança. Já para a menina, a ausência  física da boneca propõe grandes ensinamentos sobre a amizade e a liberdade.

O espetáculo “Kartas de Uma Boneka Viajante” será apresentado no dia 24domingo, às 16h na sede da Cia do Abraçãoentrada franca.

 

Projeto Abração em Ação

Há 16 anos, a Cia do Abração mantém o seu espaço cultural, localizado no bairro do Bacacheri, alicerçada na CULTURA DE GRUPO, como alternativa de resistência e modelo de organização e geração de poéticas: identificado ao teatro de grupo, como filosofia e como estratégia de sobrevivência.

            Na atual conjuntura em que a prática teatral perdeu significativamente seu caráter ritualístico e passou a vigorar a lógica da mercadoria, perante um mercado praticamente exíguo, mais do que nunca se faz necessário este espaço de resistência e de reflexão, em permanente busca da estabilidade do grupo.

Nesta ótica, o PROJETO ABRAÇÃO EM AÇÃO, desenvolvido pela AACA – Associação Abração Círculo das Artes, viabiliza este sonho, mais e além, a necessidade vital de manter um trabalho de excelência, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, PROFICE e COPEL, que incentivando, cumprem não só o importante papel de coparticipes, socialmente responsáveis e solidários à causa da arte e cultura, mas acima de tudo, reconhecendo a importância do espaço da CIA. DO ABRAÇÃO e suas produções culturais, apoiando um projeto de longo prazo, com organização de práticas pedagógicas identificadas ao propósito do grupo perante a sociedade e assim ofertando caminhos alternativos das lógicas hegemônicas.

O projeto contou com apresentações teatrais gratuitas, direcionadas a crianças de todas as idades, ao longo do ano, além de oferecer 10 BOLSAS DE ENSINO DE TEATRO GRATUITAS, para crianças, jovens e adultos que comprovem situação de risco ou estado de pobreza e 3 bolsas gratuitas para atores profissionais nas oficinas de aprimoramento técnico do grupo.

SERVIÇO:

KARTAS DE UMA BONEKA VIAJANTE

Apresentação: Dia 24/06/2018

Horário:  domingo, às 16h.

Local: Sala Raul Cruz, sede da Cia. do Abração. Rua Paulo Ildefonso Assumpção, 725 –  Bacacheri – Curitiba – PR

Entrada: franca (Sujeito a lotação) *Os ingressos serão distribuídos a partir das 15h.

Duração: 50 minutos

Classificação indicativa: Livre – Indicado para todas as idades.

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea