Mia Cara Curitiba inicia nesta sexta para celebrar cultura italiana

A edição 2018 do Mia Cara Curitiba inicia na próxima sexta-feira (18), celebrando a cultura italiana por toda a cidade e em diferentes artes. O evento traz uma programação cultural totalmente gratuita que contempla música, teatro, cinema, fotografia e patrimônio histórico. Nesta sexta, a apresentação de abertura será com o violinista Domenico Nordio, que vem especialmente da Itália para o concerto, tocando ao lado da Orquestra de Câmara de Curitiba. Será às 20h, na Capela Santa Maria.
No mesmo dia, abrem duas exposições de fotografias. Uma, no Solar do Rosário, retrata os 140 anos da imigração italiana em Santa Felicidade. A outra, na Cinemateca, registra a obra do cineasta Pier Paolo Pasolini.
A programação segue até o dia 30 de maio. A realização é da Embaixada da Itália no Brasil e do Consulado Geral da Itália em Curitiba, com produção de Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar do Rosário, espaço particular de arte e cultura. O projeto foi viabilizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio das empresas GME e Havan.
O evento foi realizado em 2016 e 2017 com uma programação mais enxuta, por conta do panorama econômico do país, que dificultou a obtenção de patrocínios. Mas retorna agora com força total e um irmão mais novo, em Florianópolis. De 20 a 30 de maio ocorre em paralelo o Mia Cara Floripa. Como a área de atuação do Consulado de Curitiba também compreende o estado vizinho, o evento estendeu sua atuação por iniciativa do cônsul geral da Itália em Curitiba, Raffaele Festa, que assumiu suas funções em meados do ano passado. Raffaele Festa dedicou especial atenção em promover a retomada e expansão do Mia Cara.
Todos os eventos têm entrada gratuita. A produção sugere, entretanto, a doação de um quilo de alimento não perecível ou de um cobertor, que serão destinados ao Provopar.
Confira a programação:
Violinista Domenico Nordio com Orquestra de Câmara de Curitiba
Domenico Nordio, um dos maiores nomes da música instrumental italiana, é presença confirmada no Mia Cara. Ele faz shows ao lado da Orquestra de Câmara de Curitiba, grupo que integra a Camerata. Nordio é um grande influente da música de câmara contemporânea. Já se apresentou nos maiores salões de música do mundo como o Carnegie Hall (Nova York), Salle Pleyel (Paris), Teatro alla Scala (Milão) e Barbican Centre (Londres), com orquestras grandes, desde a National de France até a Istanbul Borusan Philharmonic Orchestra.
SERVIÇO:
Datas: 18 e 19 de maio, sexta-feira e sábado
Horário: sexta às 20h e sábado às 18h30
Endereço: Capela Santa Maria – Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro, Curitiba – PR
Exposição 140 anos da Imigração Italiana em Santa Felicidade
Esta mostra fotográfica promove um resgate da memória das famílias de italianos que se instalaram no bairro. Por meio delas, apresenta um panorama da imigração italiana. As imagens vão desde as atividades agrícolas e comerciais até a  arquitetura dos casarões e a cultura e os costumes dos imigrantes. As fotos retratam o período de 1889 a 1970.  Organizada pela primeira vez pela Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade (Acisf), em parceria com a comunidade, ganha agora uma nova edição no Solar do Rosário.
SERVIÇO:
Data: de 18 a 30 de maio
Local: Solar do Rosário – Rua Duque de Caxias, 4 – Centro Histórico, Curitiba – PR
Horários: de segunda a sexta-feira das 10h às 18h e sábado das 9h às 13h
Mostra fotográfica O Evangelho Segundo Pasolini
A Cinemateca de Curitiba recebe de 18 a 30 de maio a exposição fotográfica “O Evangelho Segundo Pasolini”, com imagens de Angelo Novi sobre o filme que é uma das obras primas do cineasta Pier Paolo Pasolini. O trabalho mostra locações, atores, equipe e trabalhadores que participaram das filmagens de “O Evangelho Segundo São Mateus”, de 1964.
SERVIÇO:
Exposição: de 18 a 27 de maio
Endereço: Cinemateca de Curitiba – Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco, Curitiba – PR
Espetáculo infantil Pinóquio
Um clássico infantil ganha uma adaptação musical animada do Grupo de Teatro Peripécia. Com direção de João Luiz Fiani, a peça encanta o público de todas as idades com a história do italiano Carlo Collodi.
SERVIÇO:
Datas: 19, 20, 26 e 27 de maio – sábados e domingos
Horário: 17h
Endereço: Teatro Lala Schneider – Rua Treze de Maio, 629 – Centro, Curitiba – PR
Grupos Folclóricos Italianos
A música e dança tradicionais da Itália têm espaço garantido com a apresentação dos grupos folclóricos. São cinco participantes de Curitiba e região: Anima Dantis, Primo Amore, Gruppo Folklorístico Italiano Giardino D’Amuri, Grupo Folclórico Piccola Itália e Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro Santa Felicidade.
SERVIÇO:
Data: 20 de maio, domingo
Horário: 13h
Endereço: Memorial de Curitiba – Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco, Curitiba – PR
Caminhada Cultural histórica em Santa Felicidade
Este programa une cultura com um agradável passeio ao ar livre. O objetivo é resgatar o passado e a cultura do maior centro gastronômico do Paraná, Santa Felicidade, numa caminhada descontraída e recheada com muita informação. O roteiro passa por mais de 10 pontos diferentes e inspira os participantes a conhecer mais sobre locais que marcam a paisagem do bairro e de toda a Curitiba. Não faltam casarões centenários, restaurantes conhecidos, a Igreja Matriz e outros pontos de destaque no roteiro, que é apresentado por guias. O evento é realizado em parceria com a Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade (ACISF).
SERVIÇO:
Data: 22 de maio, às 18h30, e 26 de maio, às 9h. Vagas limitadas: 30 pessoas.
Local de concentração: Cemitério Paroquial – Avenida Manoel Ribas, 6655 – Santa Felicidade, Curitiba – PR
Peça Três Vezes Pirandello – Tragédia, Drama, Comédia
Grande nome do teatro italiano, Luigi Pirandello é homenageado com uma adaptação de três temas seus. O grupo Arte da Comédia encena ” Três Vezes Pirandello – Tragédia, Drama, Comédia”, pelo dramaturgo Roberto Innocente.
SERVIÇO:
Datas: 23 e 24 de maio, quarta e quinta-feira
Horário: 20h
Endereço: Teatro Guairinha – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba – PR
Mostra de Filmes O Cinema Segundo Pasolini – Exposição de fotos
A mostra de cinema do Mia Cara Curitiba celebra um dos maiores diretores do cinema italiano: Pier Paolo Pasolini. Com curadoria de Antonio Cava, O Cinema Segundo Pasolini tem quatro filmes na programação. Na abertura, dia 24, um bate-papo com o crítico de cinema Paulo Camargo e o produtor da DVD Versátil Fernando Brito.
SERVIÇO:
Data: 24 a 27 de maio, quinta-feira a domingo
Horário: filmes às 18h e 20h
Endereço: Cinemateca de Curitiba – Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco, Curitiba – PR
Concerto com Vincenzo Cortese e Winston Ramalho
O tenor e violonista Vincenzo Cortese, italiano radicado no Brasil, foi responsável por grandes eventos e festivais de música clássica na cidade. Ele se apresenta ao lado do violinista Winston Ramalho, Spalla da Camerata Antiqua de Curitiba.
SERVIÇO:
Data: 25 de maio, sexta-feira
Horário: 20h
Endereço: Capela Santa Maria – Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro, Curitiba – PR
Corais Italianos de Curitiba
Seis corais locais se apresentam na Catedral de Curitiba com clássicos temas italianos. Participam do evento o Coral Folclórico Italiano Santa Felicidade, Coral da Sociedade Dante Alighieri, Coro Itálico – Centro de Cultura Italiana, Escola de Cantores S. Pio X, Coral da Catedral Basílica de Curitiba e Coral Carithas.
SERVIÇO:
Data: 25 de maio, sexta-feira
Horário: 19h30
Endereço: Catedral de Curitiba – Rua Barão do Serro Azul, sem número – Centro, Curitiba – PR
Recital lírico com Davide Dellisanti, Stefano Sorrentino e Marianna Cappelani
O Mia Cara reúne um trio de artistas italianos de peso para única apresentação. Diretamente da Itália para este recital lírico, se apresentam o maestro e pianista Davide Dellisanti, o tenor Stefano Sorrentino e a soprano Marianna Cappelani.
Maestro e pianista, Dellisanti estudou por 15 anos com Daniela Panaro e com o mestre Ticiano Poli em Milão. Venceu mais de dez prêmios nacionais e internacionais,e se apresentou da França ao Japão. Comandou programas televisivos italianos sobre música e atualmente é consultor e diretor artístico de diversos teatros.
A soprano Marianna Cappelani estuda música desde os seis anos de idade, estreando profissionalmente em 2000 como cantora. Em 2003, se apresentou ao lado de Plácido Domingo pela primeira vez. Em suas mais recentes apresentações, vem conquistando elogios de público e da crítica especializada.
O tenor Stefano Sorrentino completa o trio. Atualmente, ele se apresenta no espetáculo “Os Três Tenores”, inspirado pela lendária performance de Pavarotti, Domingo e Carreras nos anos 90.
SERVIÇO:
Data: 29 de maio, terça-feira
Horário: 20h
Endereço: Teatro Guaíra – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba – PR
INFORMAÇÕES: www.miacara.com.br
,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *