Teatro

“FESTA”, musical para todas as idades da Banda Mirim, premiado grupo de São Paulo

Pela quarta vez consecutiva, a BANDA MIRIM (www.bandamirim.com) foi selecionada pelo Programa BR Distribuidora de Cultura para realizar circulação nacional. Então agora é a vez de Curitiba, Rio de Janeiro, Florianópolis e Vitória receber o grupo com seu musical FESTA em 2019.

No dia 10 de outubro, quinta-feira às 19h, o espetáculo para toda a família feito com muita música e performances arrebatadoras poderá ser conferido pelo público em geral no Teatro Guaíra – Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha, como destaque da programação do projetoGente Miúda – Festival de Artes para Crianças de Todas as Idades. E a sessão tem entrada franca.

O rico universo de FESTA será também apresentado com exclusividade para os alunos das escolas públicas da cidade em sessão gratuita marcada para acontecer no dia 10 de outubro, quinta-feira, às 11h, tambémno Guairinha.  O agendamento de escolas participantes poderá ser feito pelo e-mail emeator@gmail.com

Além das apresentações no palco, os integrantes da BANDA MIRIM participam de um encontro com artistas, músicos e produtores culturais para trocar experiências e debater novos caminhos do teatro infantil no Brasil, além de darem a Oficina Práticas Criativas para arte-educadores, estudantes de artes cênicas, música, iniciados e interessados no universo pedagógico infantil. Essas atividades acontecem no dia 09 de outubrona Caixa Cultural, sendo ambas também gratuitas.

O musical 

Oitavo musical da BANDA MIRIM, FESTA estreou em 2014, na ocasião da comemoração dos 10 anos da trupe, quando esta ganhou o Prêmio APCA – Categoria Teatro Infantil – Grande Prêmio da Crítica pela sua trajetória e o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura na Categoria Arte para Crianças.

Sob direção e dramaturgia de MARCELO ROMAGNOLI, tem luz e cenografia de MARISA BENTIVEGNA, figurino de FABIO NAMATAME e em cena estão CLAUDIA MISSURA, ALEXANDRE FARIA, TATA FERNANDES, SIMONE JULIAN, NINA BLAUTH, LELENA ANHAIA, OLÍVIO FILHO, NÔ STOPA e EDU MANTOVANI.

Realizado com apoio da Prefeitura de São Paulo e do Sesc-SP, o espetáculo inova na linguagem ao propor uma narrativa não-convencional, sem falas.

Simbolizando os vários ritos de passagem na vida de uma criança, a história acompanha alguns aniversários da personagem Margarida. O tempo passa durante a festa e a menina cresce, vira adolescente, adulta e depois uma velhinha. A sequência de aniversários pretende celebrar com a plateia os impactos, as aventuras, as alegrias e as transformações da passagem do Tempo, atingindo assim não só o público infantil, mas todas as idades.

“Nosso desafio foi criar um espetáculo acessível e inusitado, sem palavras, buscando formas de expressividade no humor e no trabalho corporal, criando personagens bem delineados por uma dramaturgia interna, de emoções, gestos, ações e formas. As canções, compostas com o intuito de darem suporte a esta dramaturgia, surgem como elementos essenciais para o entendimento da trama”, explica o diretor.

As 13 músicas, executadas ao vivo, alternam composições inéditas, originais e músicas de espetáculos anteriores do grupo e assumem a função de narrar a história, mostrando que a infância nunca nos abandona, não interessa a idade.

Os figurinos são cheios de detalhes e graça e junto com o grande bolo giratório do cenário, ajudam a marcar a passagem do tempo, criando simbologias eficientes que envolvem totalmente a plateia.

Comemorando a vida, o encontro e o tempo, a peça vai além do entretenimento, cativando crianças e acessando as memórias afetivas dos adultos de forma poética e lúdica, reforçando o papel essencial do teatro para a formação emocional do cidadão.

Encontros e doações

A BANDA MIRIM não fica só no palco, vai realizar um ENCONTRO ARTÍSTICO com grupos de teatro, músicos, estudantes de artes cênicas e agentes locais dedicados às artes para crianças e jovens.

Além deste encontro para promover o intercâmbio, a reflexão e o pensamento crítico acerca da criação teatral para a infância e juventude no país, o grupo ministrará a Oficina “Práticas Criativas da BANDA MIRIM” para arte-educadores, estudantes de artes cênicas, música, iniciados e interessados no universo pedagógico infantil, a fim de disseminar seus modos de criação teatral e musical desenvolvidos ao longo dos 15 anos de trajetória.

Outras ações do grupo são doação de CDs, livros e revistas da Banda Mirim às escolas públicas, instituições, associações comunitárias, grupos de teatro, artistas participantes dos encontros, músicos e entidades envolvidas nas cidades visitadas.

E tudo isso por conta do Programa BR Distribuidora de Cultura, que é uma seleção pública com objetivo de contemplar projetos de circulação de espetáculos teatrais não inéditos, em parceria do Ministério da Cidadania. No último edital foram investidos R$ 15 milhões e escolhidos 57 espetáculos, representantes de todas as regiões do país, com apresentações em todos os estados.

O grupo 

Especialista em criar espetáculos que mesclam teatro, música e circo para crianças e jovens, a BANDA MIRIM completa 15 anos de trajetória em outubro de 2019 e contabiliza cerca de 200 mil espectadores, quatro CDs, três livros, cinco DVDs, três especiais para televisão, duas revistas, uma série em jornal e algumas Mostras de Repertório.

Com destaque no cenário nacional com seus espetáculos para toda a família – além das atividades formativas e extensa produção de material artístico – seu repertório vivo conta com os musicais “Felizardo” (2004); “O Menino Teresa” (2007); “Sapecado” (2008); “Espoleta” (2010); “Rádio Show” (2011); “A Criança Mais Velha do Mundo” (2011), “O Fantasma do Som” (2013), “Festa” (2014) e “Buda”(2017).

Recebeu 28 importantes prêmios do setor, diversas indicações e foi contemplada em editais municipais, estaduais e federais, participando dos mais significativos Festivais e eventos culturais do Brasil com excelentes críticas em apresentações concorridas.

Ao completar 10 anos, foi eleita pela Associação Paulista de Críticos de Arte com o GRANDE PRÊMIO DA CRÍTICA – APCA 2014, conquistou o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura na Categoria Arte para Crianças e foi finalista ao 26º Prêmio da Música Brasileiracom os CDs PRIMEIRA CARTILHA e SEGUNDA CARTILHA.

SINOPSE

A premiada Banda Mirim, de São Paulo, apresenta o musical FESTA, onde a plateia acompanha os vários aniversários de Margarida. Com muito humor e poesia, o espetáculo é pontuado pela passagem do tempo e pela alegria de uma infância que não acaba nunca.

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia e Direção: Marcelo Romagnoli

Com: Alexandre Faria, Cláudia Missura, Edu Mantovani, Lelena Anhaia, Nina Blauth, Nô Stopa, Olívio Filho, Simone Julian e Tata Fernandes

Músicas e Arranjos: Banda Mirim

Direção Musical: Tata Fernandes

Cenário e Desenho de Luz: Marisa Bentivegna

Figurino: Fabio Namatame

Direção de Movimento: Cláudia Missura e Nô Stopa

Produção Executiva: Andrea Pedro

Apoio: Prefeitura de São Paulo e do Sesc-SP – 2014

Patrocínio Circulação 2019: Petrobras

SERVIÇO:

O QUÊ: Musical Infantil FESTA

QUANDO: 10 de outubro, quinta-feira, às 19h 

ONDE: Teatro Guaíra – Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha (Rua XV de Novembro, 971 – Centro)

ENTRADA FRANCA: Retirada de ingressos na bilheteria uma hora antes do início da apresentação

Apresentações com Intérprete de LIBRAS e Audiodescrição

Classificação Indicativa: Livre

Gênero: Musical

Duração: 55 minutos

Sessão especial (alunos das escolas públicas e particulares mediante agendamento pelo email emeator@gmail.com): 10 de outubro, quinta-feira, às 15h 

 O QUÊ: Oficina – PRÁTICAS DE CRIAÇÃO DA BANDA MIRIM

QUANDO: 09 de outubro, quarta-feira, às 14h

ONDE: Caixa Cultural Curitiba– R. Conselheiro Laurindo, 280 – Centro

ENTRADA FRANCA: Inscrição até 04/10 pelo e-mail bbandamirim@gmail.com

PÚBLICO-ALVO: Arte-educadores, estudantes de artes cênicas, música, iniciados e interessados no universo pedagógico infantil

Duração: 180 minutos

O QUÊ: Encontro Artístico – DESAFIOS DO TEATRO E DA MÚSICA PARA CRIANÇAS E JOVENS

QUANDO: 09 de outubro, quarta-feira, às 19h

ONDE: Caixa Cultural Curitiba – R. Conselheiro Laurindo, 280 – Centro

ENTRADA FRANCA: Inscrição até 04/10 pelo e-mail bbandamirim@gmail.com

PÚBLICO-ALVO: Grupos de teatro, músicos, artistas e agentes locais dedicados às artes para crianças e jovens

Duração: 180 minutos

Crédito foto: FESTA_BandaMirim_foto_georgia_branco_15ANOS

Posts relacionados
Teatro

''MARIAS: História de Pomba Giras'', o novo curta-metragem da CIA KÀ trás a contemporaneidade brutal do século 21

Teatro

Neste fim de semana te contos no Guairinha

Teatro

Primeiro Festival de Bolso de Teatro em Curitiba

Teatro

Teatro Guaíra será palco do "One Night Of Tina"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.