Interaja conosco

Teatro

“FESTA”, musical para todas as idades da Banda Mirim, premiado grupo de São Paulo

Publicado

em

Pela quarta vez consecutiva, a BANDA MIRIM (www.bandamirim.com) foi selecionada pelo Programa BR Distribuidora de Cultura para realizar circulação nacional. Então agora é a vez de Curitiba, Rio de Janeiro, Florianópolis e Vitória receber o grupo com seu musical FESTA em 2019.

No dia 10 de outubro, quinta-feira às 19h, o espetáculo para toda a família feito com muita música e performances arrebatadoras poderá ser conferido pelo público em geral no Teatro Guaíra – Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha, como destaque da programação do projetoGente Miúda – Festival de Artes para Crianças de Todas as Idades. E a sessão tem entrada franca.

O rico universo de FESTA será também apresentado com exclusividade para os alunos das escolas públicas da cidade em sessão gratuita marcada para acontecer no dia 10 de outubro, quinta-feira, às 11h, tambémno Guairinha.  O agendamento de escolas participantes poderá ser feito pelo e-mail emeator@gmail.com

Além das apresentações no palco, os integrantes da BANDA MIRIM participam de um encontro com artistas, músicos e produtores culturais para trocar experiências e debater novos caminhos do teatro infantil no Brasil, além de darem a Oficina Práticas Criativas para arte-educadores, estudantes de artes cênicas, música, iniciados e interessados no universo pedagógico infantil. Essas atividades acontecem no dia 09 de outubrona Caixa Cultural, sendo ambas também gratuitas.

O musical 

Oitavo musical da BANDA MIRIM, FESTA estreou em 2014, na ocasião da comemoração dos 10 anos da trupe, quando esta ganhou o Prêmio APCA – Categoria Teatro Infantil – Grande Prêmio da Crítica pela sua trajetória e o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura na Categoria Arte para Crianças.

Sob direção e dramaturgia de MARCELO ROMAGNOLI, tem luz e cenografia de MARISA BENTIVEGNA, figurino de FABIO NAMATAME e em cena estão CLAUDIA MISSURA, ALEXANDRE FARIA, TATA FERNANDES, SIMONE JULIAN, NINA BLAUTH, LELENA ANHAIA, OLÍVIO FILHO, NÔ STOPA e EDU MANTOVANI.

Realizado com apoio da Prefeitura de São Paulo e do Sesc-SP, o espetáculo inova na linguagem ao propor uma narrativa não-convencional, sem falas.

Simbolizando os vários ritos de passagem na vida de uma criança, a história acompanha alguns aniversários da personagem Margarida. O tempo passa durante a festa e a menina cresce, vira adolescente, adulta e depois uma velhinha. A sequência de aniversários pretende celebrar com a plateia os impactos, as aventuras, as alegrias e as transformações da passagem do Tempo, atingindo assim não só o público infantil, mas todas as idades.

“Nosso desafio foi criar um espetáculo acessível e inusitado, sem palavras, buscando formas de expressividade no humor e no trabalho corporal, criando personagens bem delineados por uma dramaturgia interna, de emoções, gestos, ações e formas. As canções, compostas com o intuito de darem suporte a esta dramaturgia, surgem como elementos essenciais para o entendimento da trama”, explica o diretor.

As 13 músicas, executadas ao vivo, alternam composições inéditas, originais e músicas de espetáculos anteriores do grupo e assumem a função de narrar a história, mostrando que a infância nunca nos abandona, não interessa a idade.

Os figurinos são cheios de detalhes e graça e junto com o grande bolo giratório do cenário, ajudam a marcar a passagem do tempo, criando simbologias eficientes que envolvem totalmente a plateia.

Comemorando a vida, o encontro e o tempo, a peça vai além do entretenimento, cativando crianças e acessando as memórias afetivas dos adultos de forma poética e lúdica, reforçando o papel essencial do teatro para a formação emocional do cidadão.

Encontros e doações

A BANDA MIRIM não fica só no palco, vai realizar um ENCONTRO ARTÍSTICO com grupos de teatro, músicos, estudantes de artes cênicas e agentes locais dedicados às artes para crianças e jovens.

Além deste encontro para promover o intercâmbio, a reflexão e o pensamento crítico acerca da criação teatral para a infância e juventude no país, o grupo ministrará a Oficina “Práticas Criativas da BANDA MIRIM” para arte-educadores, estudantes de artes cênicas, música, iniciados e interessados no universo pedagógico infantil, a fim de disseminar seus modos de criação teatral e musical desenvolvidos ao longo dos 15 anos de trajetória.

Outras ações do grupo são doação de CDs, livros e revistas da Banda Mirim às escolas públicas, instituições, associações comunitárias, grupos de teatro, artistas participantes dos encontros, músicos e entidades envolvidas nas cidades visitadas.

E tudo isso por conta do Programa BR Distribuidora de Cultura, que é uma seleção pública com objetivo de contemplar projetos de circulação de espetáculos teatrais não inéditos, em parceria do Ministério da Cidadania. No último edital foram investidos R$ 15 milhões e escolhidos 57 espetáculos, representantes de todas as regiões do país, com apresentações em todos os estados.

O grupo 

Especialista em criar espetáculos que mesclam teatro, música e circo para crianças e jovens, a BANDA MIRIM completa 15 anos de trajetória em outubro de 2019 e contabiliza cerca de 200 mil espectadores, quatro CDs, três livros, cinco DVDs, três especiais para televisão, duas revistas, uma série em jornal e algumas Mostras de Repertório.

Com destaque no cenário nacional com seus espetáculos para toda a família – além das atividades formativas e extensa produção de material artístico – seu repertório vivo conta com os musicais “Felizardo” (2004); “O Menino Teresa” (2007); “Sapecado” (2008); “Espoleta” (2010); “Rádio Show” (2011); “A Criança Mais Velha do Mundo” (2011), “O Fantasma do Som” (2013), “Festa” (2014) e “Buda”(2017).

Recebeu 28 importantes prêmios do setor, diversas indicações e foi contemplada em editais municipais, estaduais e federais, participando dos mais significativos Festivais e eventos culturais do Brasil com excelentes críticas em apresentações concorridas.

Ao completar 10 anos, foi eleita pela Associação Paulista de Críticos de Arte com o GRANDE PRÊMIO DA CRÍTICA – APCA 2014, conquistou o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura na Categoria Arte para Crianças e foi finalista ao 26º Prêmio da Música Brasileiracom os CDs PRIMEIRA CARTILHA e SEGUNDA CARTILHA.

SINOPSE

A premiada Banda Mirim, de São Paulo, apresenta o musical FESTA, onde a plateia acompanha os vários aniversários de Margarida. Com muito humor e poesia, o espetáculo é pontuado pela passagem do tempo e pela alegria de uma infância que não acaba nunca.

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia e Direção: Marcelo Romagnoli

Com: Alexandre Faria, Cláudia Missura, Edu Mantovani, Lelena Anhaia, Nina Blauth, Nô Stopa, Olívio Filho, Simone Julian e Tata Fernandes

Músicas e Arranjos: Banda Mirim

Direção Musical: Tata Fernandes

Cenário e Desenho de Luz: Marisa Bentivegna

Figurino: Fabio Namatame

Direção de Movimento: Cláudia Missura e Nô Stopa

Produção Executiva: Andrea Pedro

Apoio: Prefeitura de São Paulo e do Sesc-SP – 2014

Patrocínio Circulação 2019: Petrobras

SERVIÇO:

O QUÊ: Musical Infantil FESTA

QUANDO: 10 de outubro, quinta-feira, às 19h 

ONDE: Teatro Guaíra – Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha (Rua XV de Novembro, 971 – Centro)

ENTRADA FRANCA: Retirada de ingressos na bilheteria uma hora antes do início da apresentação

Apresentações com Intérprete de LIBRAS e Audiodescrição

Classificação Indicativa: Livre

Gênero: Musical

Duração: 55 minutos

Sessão especial (alunos das escolas públicas e particulares mediante agendamento pelo email emeator@gmail.com): 10 de outubro, quinta-feira, às 15h 

 O QUÊ: Oficina – PRÁTICAS DE CRIAÇÃO DA BANDA MIRIM

QUANDO: 09 de outubro, quarta-feira, às 14h

ONDE: Caixa Cultural Curitiba– R. Conselheiro Laurindo, 280 – Centro

ENTRADA FRANCA: Inscrição até 04/10 pelo e-mail bbandamirim@gmail.com

PÚBLICO-ALVO: Arte-educadores, estudantes de artes cênicas, música, iniciados e interessados no universo pedagógico infantil

Duração: 180 minutos

O QUÊ: Encontro Artístico – DESAFIOS DO TEATRO E DA MÚSICA PARA CRIANÇAS E JOVENS

QUANDO: 09 de outubro, quarta-feira, às 19h

ONDE: Caixa Cultural Curitiba – R. Conselheiro Laurindo, 280 – Centro

ENTRADA FRANCA: Inscrição até 04/10 pelo e-mail bbandamirim@gmail.com

PÚBLICO-ALVO: Grupos de teatro, músicos, artistas e agentes locais dedicados às artes para crianças e jovens

Duração: 180 minutos

Crédito foto: FESTA_BandaMirim_foto_georgia_branco_15ANOS

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea