Interaja conosco

Cinema

Cinema Super 8 é atração do Cine Passeio

Publicado

em

Mostra apresenta filmes das décadas de 70 e 80 e atuais

O cinema super 8, que já foi artigo de luxo para registros domésticos nos anos 70 e surgiu para democratizar o uso do audiovisual, será a atração do Cine Passeio nos próximos dias 13 e 14 de maio, com a realização da “Mostra de Cinema Super 8”.

O evento contará com três sessões na Sala Valêncio Xavier, todas com entrada franca. A primeira delas, “Memória 8mm” acontecerá na sexta-feira, às 19h. No sábado, às 16h, teremos o “Home Movie Day” (Dia do Filme Caseiro), e às 19h a sessão “Panorama atual do super 8”.

Um dos destaques da Mostra será a exibição do filme “O Mágico”, de 1979, dentro da sessão “Memória 8mm”. Realizado pelos formandos de Comunicação Social da PUC-PR, “O Mágico” tem direção de Hugo Mengarelli, diretor de cinema e teatro, que faleceu recentemente. A obra, baseada num conto da escritora curitibana Regina Benitez, é considerada uma das maiores produções da história do super 8 paranaense. No elenco estão grandes nomes do teatro da época como Antonio Carlos Kraide, José Maria Santos, Irineu Adami e Aloísio Cherubim, entre outros.

Dia do Filme Caseiro

No sábado à tarde será a vez do “Home Movie Day”. Este é um evento mundial, cuja ideia é incentivar o público a exibir seus filmes domésticos (em 8mm ou super 8)muitos dos quais permanecem inéditos para os atuais proprietários, visto que normalmente são filmes produzidos por seus pais e avós.

Para um dos curadores da Mostra, o professor e cineasta Fábio Allon, além de possibilitar o registro caseiro de imagens, o super 8 foi transgressor como linguagem cinematográfica. “Ele foi a escola de muitos diretores e encanta cineastas do mundo todo até os dias de hoje, sobrevivendo forte em plena era digital. E isso poderá ser observado na ‘Mostra Panorama Atual’, na qual exibiremos filmes que estão sendo realizados nesse momento no Brasil e no mundo”, destaca o curador.

A “Mostra Super 8” é organizada pela Perfil Comunicação e Cultura, sendo realizada por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Ela conta, ainda, com os apoios do Cine Passeio e do ICAC.

SERVIÇO

Mostra de Cinema Super 8

Data: dia 13 e 14 de maio de 2022

Horário: Sexta-feira, às 19h; Sábado, às 16h e 19h

Local: Cinema Passeio, Sala Valêncio Xavier (Rua Riachuelo, 410)

Ingressos: Entrada Franca

Classificação etária: 12 anos

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea