Interaja conosco

Empreendedorismo

A inflação atual foi causada pelo efeito “fique em casa” durante a pandemia?

Publicado

em

Por Karoline Almeida

Todo mundo que é economicamente ativo, ou seja, já movimenta a economia com o próprio salário, notou que o preço está constantemente subindo e alterando.

E isso está acontecendo porque estamos com a maior inflação para o período, a maior inflação presenciada no brasil desde 1995, isso quer dizer que desde a criação do plano real não tivemos uma inflação tão alta.

Sendo assim o monstro da lâmpada foi libertado e a inflação realmente voltou, e muitos estão falando que a inflação voltou por conta das políticas restritivas de conter a propagação do coronavírus, mas afinal realmente estamos enfrentando a inflação por conta do “fique em casa que a economia vemos depois”?

A resposta é não, a inflação não voltou por conta de medidas de isolamento, seria essa a justificativa para a inflação se o lockdown tivesse feito faltar produtos para o mercado e aumentado a procura para o consumo, então a inflação seria causada pelo efeito da procura e demanda, o que não é o caso, determinados produtos não estão em falta por conta da escassez de produção e sim pela alta da exportação.

A inflação voltou por conta de uma soma de fatores, mas o gatilho para ela se tornar descontrolada foi na criação da moeda de R$200,00, que hoje em dia, mais de um ano após sua criação, nem 10% das fabricadas está realmente em circulação.

Quando a moeda foi criada houve a manipulação da taxa de juros para aproximar ela ao zero, isso somando com a queda do consumo por conta da pandemia, seria possível criar uma espécie de linha do tempo flutuante, para criar a moeda sem causar a inflação.

Contudo na prática isso não ocorreu, já que a economia não estava estabilizada suficiente para aguentar os índices na baixa, com a desvalorização do real, aumento de risco país, baixa liquidez do tesouro, somando tudo isso em conjunto com o aumento da exportação pela alta do dólar, e aumento do custo de comodities, também por conta do dólar, fez com que a inflação fosse solta novamente.

Todos os índices inflacionários estão descontrolados, e na prática conseguimos comprovar isso quando fazemos análise anual de nosso financeiro. Nas consultorias que realizo fim de ano usamos para fazer esse balanço e é evidente a média de alta de 40% de um ano para o outro em itens de consumo, deixando evidente como fomos impactados pela inflação. O problema é que o salário não está sendo corrigido pelo mesmo índice.

Portando a inflação voltou por conta de medidas econômicas não atreladas com a real situação econômica do brasil, e não por conta de medidas restritivas para controlar o vírus e evitar mais mortes, além das 600 mil que já perdemos.

Karoline Almeida

Insta @almeida.consultoria

(41)99663-4977

Karoline Almeida atua como consultora financeira, formada em gestão financeira e especialização em investimentos e Lean Six Sigma. Da terceira geração de comerciantes uniu a prática com a teoria para fazer uma metodologia descomplicada para falar de economia e finanças para as pessoas.

 

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea