Tesouro nacional, por que está com rentabilidade negativa?

Por Karoline Almeida

Para quem investe em títulos públicos, sabe que são as opções de renda fixa mais seguras para o investidor, mas afinal por que agora o tesouro nacional está com rentabilidade negativa?

A resposta simples para isso é que a união precisa desestimular a retirada antecipada do vencimento, por conta da liquidez do país.

Só esse fator em si já era motivo para o tesouro ter rentabilidade negativa, mesmo com taxas atrativas, porém entra em âmbito as atuais medidas políticas, isso faz com que o risco país se eleve fazendo com que os títulos públicos percam valor.

Mas ele em negativado agora, quer dizer que posso resgatar uma quantia menor que investi? A resposta é não, se você resgatar o dinheiro na data de vencimento do título, você irá resgatar ele de acordo com a rentabilidade prometida no juros prefixado, ou na Selic do momento no pós fixado.

Nesse cenário você só resgata a quantia inferior a investida se precisar usar o dinheiro antes, dessa forma ele se torna menos atrativo para reserva de emergência.

Para você conseguir entender melhor, vamos ao exemplo prático. Tendo em vista que ao investir no tesouro você está emprestando dinheiro ao governo, vamos fazer uma analogia de que você pegou dinheiro emprestado do seu vizinho, prometendo pagar no 11% de juros ao ano até o final de 2025, e esse juros vai ser contabilizado por mês.

Você sabe que seu vizinho pode pedir parte do dinheiro antes e ser rentabilizado somente até o período, mas você sabe que se pagar ele antes de ter regularizado sua situação financeira vai ficar sem caixa, e também sabe que algumas atitudes que você esta tomando esta prejudicando a entrada de dinheiro, então sua ideia para estimular ele a deixar o dinheiro ali, é não dar a rentabilidade atual antes do prazo e sim aumentar a remuneração de juros na data final que você precisa pagar.

Resumidamente é isso que o tesouro está fazendo e por isso ele está negativado, tenha cautela a reinvestir se você vai precisar do dinheiro com urgência, mas caso não necessite pode ficar tranquilo, por que tudo passa, e as coisas um dia melhoram.

Karoline Almeida

Insta @almeida.consultoria

(41)99663-4977

Karoline Almeida atua como consultora financeira, formada em gestão financeira e especialização em investimentos e Lean Six Sigma. Da terceira geração de comerciantes uniu a prática com a teoria para fazer uma metodologia descomplicada para falar de economia e finanças para as pessoas.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios