O capital de giro é essencial para a empresa

Por Karoline Almeida

Ter uma empresa com capital de giro é essencial para as noites de sono do empreendedor serem mais tranquilas, sem capital de giro a empresa é como nosso corpo sem as veias.

O capital de giro é o dinheiro responsável por aguentar pagar as despesas do próximo mês sem precisar esperar as vendas serem realizadas. Por conta disso o capital de giro é tão importante quanto as veias de nosso corpo, e ele precisa ser enxergado assim, ele é responsável para levar o sangue (dinheiro) até o coração (gerenciamento) da nossa empresa.

Quando existe o capital de giro o mecanismo financeiro da empresa começa rodar, pois o próximo mês vai entrar o faturado já deixando disponibilizado o capital de giro seguinte, isso se a empresa tiver uma gestão financeira correta.

O ideal é ter disponível em caixa pra giro da empresa de no mínimo 2 meses de despesas fixas em conjunto com a média de despesas do pagamento dos seus fornecedores, assim sendo analisado junto com o tempo de recebimento e pagamento da empresa.

Antes de abrir uma empresa é essencial levar em consideração o capital de giro e deixar ele guardado já, mas isso é o que não acontece na maioria dos casos e quando isso não é projetado no investimento necessário a empresa inicia a operação sem capital de giro. E construir capital de giro de uma empresa recente é muito mais difícil que uma empresa já existente.

Para iniciar a construção do seu capital de giro o fluxo de caixa vai ser seu aliado em conjunto com planejamento orçamentário de compras, pois com ele você vai conseguir planejar a gestão do seu dinheiro fazendo com que sobre caixa no final do mês.

Comece a criar seu capital de giro, suas noites de sono serão mais tranquilas e empreender não será um sacrifício, afinal não ter capital de giro é mais grave pra saúde financeira de uma empresa do que misturar pessoal com jurídico.

Karoline Almeida

Insta @almeida.consultoria

(41)99663-4977

Karoline Almeida atua como consultora financeira, formada em gestão financeira e especialização em investimentos e Lean Six Sigma. Da terceira geração de comerciantes uniu a prática com a teoria para fazer uma metodologia descomplicada para falar de economia e finanças para as pessoas.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios