Padre Júlio Lancellotti – Fé e Rebeldia Documentário de Carlos Pronzato

Por Assessoria de Imprensa

O documentarista argentino Carlos Pronzato lança Padre Júlio Lancellotti – Fé e Rebeldia. O documentário oferece um panorama da trajetória do pároco através de entrevistas àqueles que participam do seu cotidiano junto à população em situação de rua.

Júlio Renato Lancellotti (São Paulo, 27 de dezembro de 1948) é presbítero católico brasileiro. Exerce a função de pároco da paróquia de São Miguel Arcanjo no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo. Além da paróquia, o padre também é responsável pelas missas realizadas na capela da Universidade São Judas Tadeu.

O padre Júlio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de São Paulo é conhecido por estar à frente de projetos de atendimento à população carente, em especial de pessoas em situação de rua. Em outubro, ele recebeu uma ligação do Papa Francisco, que pediu para que ele não desanime e continue ao lado dos pobres. Em 2020, padre Júlio foi ameaçado ao menos duas vezes. Em janeiro, policiais teriam dito a três jovens moradores de rua que “a hora do Padre Júlio Lancelotti vai chegar”, no Belenzinho, Zona Leste da cidade.

Em 2020, venceu o 7º Prêmio Dom Paulo Evaristo Arns, premiação promovida pela Prefeitura de São Paulo desde 2014. Ele recebeu um número recorde de indicações – 15.598 de um total de 16.643. O processo de escolha é feito por meio de um edital de chamamento público, com um formulário online aberto à sociedade civil.

“Recebo com simplicidade, humildade, em nome de todos os moradores de rua, afirmando a dignidade da vida de todos, e repudiando toda forma de violência, de crueldade, de omissão em relação à essa população. Eu agradeço a todos que fizeram essa indicação. E, em nome de todos, especialmente dos moradores de rua, eu recebo esse troféu, que vou fazer andar dentro da carroça dos catadores e junto das malocados dos moradores de rua”, disse o padre.

Ficha Técnica:

Padre Júlio Lancellotti – Fé e Rebeldia

Direção e Roteiro: Carlos Pronzato

Produção: Paulo Cesar Pedrini

Edição: Xeno Veloso

Lançamento sábado 1 de  Maio às 17 h no canal de YouTube Carlos Pronzato

Lançamento online do documentário Padre Júlio Lancellotti, Fé e Rebeldia

Duraçao: 45 minutos

Ano: 2021

Carlos Pronzato é cineasta documentarista, diretor teatral, poeta e escritor. Suas obras audiovisuais e literárias destacam-se pelo compromisso com a cultura, a memória e as lutas populares. Dentre seus mais de 70 documentários destacam-se: “Bolívia, a Guerra da Água”, “O Panelaço, a rebelião argentina”, “Bolívia, a guerra do gás”, “Buscando a Salvador Allende”, “A Revolta do Buzu”, “Carabina M2, uma arma americana, Che na Bolívia”, “Madres de Plaza de Mayo, verdade, memória e justiça”, “Marighella, quem samba fica, quem não samba vai embora”, “Pinheirinho, tiraram minha casa, tiraram minha vida”, “Mapuches, um povo contra o Estado”, “A partir de agora, as Jornadas de Junho 2013”, “Dívida Pública Brasileira, a Soberania na Corda Bamba”, “Acabou a Paz, isto aqui vai virar o Chile, escolas ocupadas em São Paulo”, “Terceirização, a bomba relógio”, “Ocupa Tudo, Escolas Ocupadas em Paraná”, “A Escola Toma Partido, uma resposta ao Projeto de Lei Escola sem Partido”, “1917, a Greve Geral”, “1968, a Greve de Contagem”, “Mestre Moa do Katendê, a primeira vítima”, “Lama, o crime Vale no Brasil, a tragédia de Brumadinho”, “Pinheira, a Guerra contra Chile”, “Amapá, quem vai pagar a conta?”, etc. Entre outras importantes distinções recebeu, em 2008, o prêmio da CLACSO (Conselho Latino-americano de Ciências Sociais); em 2009, na Itália, o prêmio Roberto Rossellini; em 2017, no Rio de Janeiro, o prêmio Liberdade de Imprensa; em 2019 o prêmio de Melhor Filme no Festival de Cataguazes, MG, pelo documentário “Lama, o crime Vale no Brasil, a tragédia de Brumadinho”. Em 2020, em Porto Alegre, o prêmio de Direitos Humanos em Jornalismo pelo documentário “A Confederação dos Tamoios, a última batalha”.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios