
Espetáculo da Processo Multiartes, que recebeu 14 indicações na premiação do teatro paranaense, faz apresentações no Teatro Experimental da UFPR
O espetáculo “CriÂnsia”, da Processo MultiArtes, faz nesta semana as últimas apresentações da temporada gratuita no Teatro Experimental da UFPR (TEUNI). Com direção e roteiro de Adriano Esturilho, o trabalho recebeu 14 indicações ao 38.º Prêmio Galha Azul, entre as quais a de melhor espetáculo, direção e texto original. O Prêmio será entregue na próxima semana.
A peça fala sobre como a vida adulta é capaz de quebrar o espírito lúdico da infância, em apresentações de quinta a sábado, às 20h30 e no domingo, ás 19h30.
Brincadeiras, brinquedos e referências a programas de auditório populares nos anos 80 e 90, bem como cenas que retratam o crescimento da intolerância e da violência, ajudam na construção de uma metáfora do teatro em escombros. A ambientação envolve e convida a plateia a participar de um grande quebra – cabeças.
Viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, CriÂnsia tem o incentivo do Banco do Brasil.”
Ao todo, a Processo MultiArtes recebeu 22 indicações ao Prêmio Gralha Azul. Além de Criânsia, o espetáculo anterior da produtora, AirBag, recebeu outras 8 indicações. Entre carcaças de carros velhos, em um enorme terreno baldio da região central de Curitiba, os atores Patrícia Cipriano e Gabriel Gorosito viveram um casal de alta classe média em processo de separação. Destilando uma ironia cruel, texto e cenas expuseram as fraturas da moral e dos bons costumes de nossa sociedade.
Serviço:
O que: CriÂnsia
Quando: Até 16 de dezembro. De quinta a sábado, às 20h30 e aos domingos, ás 19h30.
Onde: TEUNI (Praça Santos Andrade, s/n – Prédio Histórico da UFPR).
Quanto: gratuito
Classificação: 16 anos.
Lista indicados Gralha Azul: http://www.teatroguaira.pr.gov.br/2018/12/2542/Lista-de-indicados-ao-Premio-Gralha-Azul.html
Crédito foto: Karla Vizone