Importância dos dados para o financeiro para sua empresa

Por Karoline Almeida

Uma pessoa sem dados é apenas uma pessoa com uma opinião, e querer fazer uma gestão financeira de uma empresa sem ter dados é navegar em um mar sem bussola.

É incrível a quantidade de microempreendedores que me procuram que não possuem absolutamente nenhum dado financeiro, nem de faturamento, nem de despesas, muito menos de lucro, e acham que isso é importante apenas para empresas grandes.

A questão é que dados são importantes para todos os portes de empresa, e não ter eles são o motivo principal para os empreendedores não conseguirem tomar decisões e nem fazer estratégias, pois tomam decisões por base do achismo.

Sem dados você não sabe qual sua sazonalidade, não sabe qual despesa impacta mais no faturamento, não sabe a quantidade de defeito ou retrabalho que está fazendo, não sabe quantos deixou de faturar, ou se teu aumento de faturado é por conta da inflação ou realmente aumento em vendas, sem dados sua precificação já começa errado.

Sem dados você, empreendedor, não sabe absolutamente nada da sua empresa. E não adianta pensar que você sabe “só não passa para o papel”, porque no fundo você não sabe, não ao ponto de conseguir tomar uma decisão assertiva.

E é um erro que não assola somente os micro ou autônomos, grandes empresas também não coletam outros dados que impactam indiretamente para o financeiro, como por exemplo absenteísmo ou quantidade de retrabalho.

Do autônomo ao grande empresário todos precisam ter dados e métodos para coletar esses dados, do caderninho ao sistema desenvolvido para empresa, não importa a onde você inicia, apenas inicie.

Mas como saber quais dados são importantes para minha empresa?

Além dos dados básicos, como faturamento, despesas gastas e lucro do mês. Os demais dados são variáveis para cada realidade de empresa.

Não tem por que coletar dados de retrabalho se sua empresa não possui isso, por exemplo. Os indicadores a serem coletados irão ser os que você julga necessário para impactar no financeiro, ou para a estratégia da empresa.

A ajuda de uma consultoria financeira é fundamental para conseguir ter precisão nesse mapeamento de quais dados são importantes, de como usar eles e como eles influenciaram na redução de custo da empresa.

Caso você não consiga fazer isso sozinho, não pense duas vezes e chame o auxilio de um profissional de consultoria, como Karoline Almeida para descomplicar as suas finanças e sua gestão.

Karoline Almeida

Insta @almeida.consultoria

(41)99663-4977

Karoline Almeida atua como consultora financeira, formada em gestão financeira e especialização em investimentos e Lean Six Sigma. Da terceira geração de comerciantes uniu a prática com a teoria para fazer uma metodologia descomplicada para falar de economia e finanças para as pessoas.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios