Grande sucesso de Chiquinha Gonzaga na série Ônibus da Cultura na Quarentena

A modinha “Lua Branca”, um dos grandes sucessos de Chiquinha Gonzaga, é a música que estrela o novo vídeo da série Ônibus da Cultura na Quarentena. A orquestra Ladies Ensemble gravou a canção tendo como convidada especial a cantora Orly Bach. O material pode ser conferido gratuitamente nas redes sociais do projeto: Instagram (@onibusdacultura), Facebook (@onibusdacultura) e YouTube (@solardorosariocuritiba).

A história de “Lua Branca” é cercada por uma dose de mistério. A melodia foi composta por Chiquinha Gonzaga para um musical cômico que estreou em 1912. Em 1929, a mesma música, mas com letras e título novos, foi gravada pelo cantor Gastão Formenti. Até hoje não se sabe quem escreveu os novos versos. Chiquinha teve que reclamar a autoria da música, denunciando o plágio, e obteve assim seus devidos créditos.

Esta é a terceira composição de Chiquinha que a orquestra Ladies Ensemble, formada exclusivamente por mulheres, grava para a série de vídeos Ônibus da Cultura na Quarentena.  As Ladies fazem parte do elenco que se apresentava nesta unidade cultural móvel, percorrendo todos os bairros de Curitiba, com foco principal na periferia. Com a pandemia, o projeto passou a divulgar conteúdo pela internet.

Para complementar o conteúdo educativo do vídeo, a professora Clarice Miranda faz a introdução, apresentando informações históricas sobre a música que será apresentada. Ela conta que a modinha é um ritmo de origem brasileira e portuguesa, muito difundida nos séculos XVIII e XIX. “Delicada e romântica, esta música influenciou muito a música brasileira, até hoje”, conta.

Clarice também celebra o conteúdo do Ônibus da Cultura como um grande marco na cultura de Curitiba. “É um ônibus mágico, bem diferente de um veículo normal. Enquanto num ônibus convencional entra gente e sai gente, no Ônibus da Cultura entra gente e sai música. Música de todos os tipos e com diversos instrumentos, numa imensa riqueza cultural, com mais matizes que um arco-íris”.

O projeto Ônibus da Cultura foi idealizado pelo Solar do Rosário, com suporte da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O patrocínio é da Blount, Fertipar, Impextraco e Trutzschler, e apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Serra Verde Express.

Ônibus da Cultura na Quarentena

YouTube: @solardorosariocuritiba

Instagram: @onibusdacultura

Facebook:@onibusdacultura

Link direto para o vídeo no Instagram: www.instagram.com/p/CFLPySxHn-I/

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios