Interaja conosco

Literatura

Escritora Conceição Evaristo vai receber título de Doutora Honoris Causa pela UFPR

Publicado

em

A escritora será a primeira mulher negra a receber o título da Universidade Federal do Paraná

No início de dezembro o Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná, aprovou por unanimidade a concessão de título de Doutora Honoris Causa à escritora e doutora, Maria da Conceição Evaristo de Brito. A UFPR concedeu até hoje, 62 títulos Honoris Causa, sendo para 56 homens, todos brancos e apenas para seis mulheres.

O processo foi iniciado em julho de 2023 pelo professor José Roberto Portella, Chefe do Departamento de História. No documento divulgado pelo Conselho Universitário, aponta que a “universidade realize essa reparação histórica não apenas na concessão de títulos, mas sobretudo reconhecendo e questionando as regras dinâmicas sociais, culturais, econômicas e políticas que dificultam os acessos para mulheres, em especial as negras dentro e fora do mundo acadêmico”.

Na sessão que deliberou a concessão ao título a escritora Conceição Evaristo, o reitor da UFPR, Marcelo Fonseca, falou sobre a importância e do compromisso com a equidade. “É uma honra presidir a sessão do Conselho Universitário da UFPR que deliberou por unanimidade a concessão do título máximo de nossa instituição, de Doutora Honoris Causa, à Prof. Dra. Maria da Conceição Evaristo de Brito. Além de simbolizar o reconhecimento histórico, este título reafirma o compromisso da UFPR com uma política afirmativa em razão da diversidade e equidade, para uma sociedade mais justa”, disse o reitor.

O título de Doutor Honoris Causa é a distinção máxima outorgada por uma universidade a pessoas destacadas por seu prestígio social ou reconhecida contribuição científica, intelectual, acadêmica, cultural ou artística.

Conceição Evaristo

Nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1946. Em 1973, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde integrou os quadros do magistério da rede municipal até 2006. Formada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1990. Mestre em Letras-Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio), em 1996. Em 2011, conclui o doutorado em Letras-Literatura Comparada na Universidade federal Fluminense (UFF)

Entre a sua produção literária inclui livros de contos, romance e poesia. Em 2015, ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura, na Categoria “Contos e Crônicas”, pela obra “Olhos d’água”.

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea