Concerto em vídeo marca lançamento da obra histórica “Araucarilândia”

"Concerto às Araucárias" celebra a reimpressão do livro e destaca a atualidade da temática

No dia 29 de janeiro, acontece o lançamento on-line da reimpressão da edição fac-similar da obra histórica “Araucarilândia”. Neste dia, está programada a exibição via Youtube do “Concerto às Araucárias”, às 20h e a disponibilização da versão digital do livro, com acesso a deficientes visuais. O público também pode conferir, desde já,  nas redes sociais do projeto a série de vídeo-oficinas “Plantão: Planta, Plantinha”. Todo o conteúdo está reunido no site www.araucarilandia.com.br

Araucarilândia é um projeto que publica, pela segunda vez, a edição fac-similar do livro de autoria do explorador e pesquisador autodidata Frederico Carlos Hoehne. A obra foi publicada originalmente em 1930, a partir de uma expedição que partiu de São Paulo e, de trem, passou pelo Paraná e Santa Catarina, observando a beleza das matas e também sua acelerada depredação, com especial destaque às araucárias, protagonistas de seu livro. Considerada obra rara, Araucarilândia recebeu a primeira impressão fac-similar em 2014, a partir de projeto do ambientalista curitibano José Álvaro Carneiro – atualmente diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe. Em menos de um ano, esta edição já estava esgotada e, diante de sua atualidade e da urgência das questões que aponta, Carneiro coordena mais uma vez um projeto de reimpressão.

No ano em que a primeira edição da obra completa 90 anos, José Álvaro lembra que já no final da década de 1920, Hoehne percebia a profunda inter-relação entre natureza e sociedade, sustentando a ideia de que salvaguardar as florestas significava garantir o futuro. E que, de forma precursora, defendia a preservação ambiental como um direito das gerações futuras. Para o coordenador do projeto estas reflexões continuam mais atuais do que nunca, em um cenário caótico do ponto de vista socioambiental.

Esta nova edição conta com algumas preciosidades que colocam em diálogo o passado e o presente da Floresta Ombófila Mista, carinhosamente denominada por Hoehne: Araucarilândia. Nela, um caderno suplementar com textos de Clóvis Borges, João Paulo Capoabianco e José Álvaro Carneiro, chama a atenção para os caminhos percorridos pelo ambientalismo brasileiro até aqui, e para as potencialidades e desafios a enfrentar hoje. O caderno traz também fotografias de Zig Kock, que em tempos do necessário isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19, permitem que o público realize uma viagem pelos vestígios remanescentes desta paisagem. O livro físico e o caderno suplementar terão distribuição gratuita para instituições públicas de ensino, bibliotecas e afins. O público em geral poderá fazer download da versão digital no site do projeto.

Além disso, como forma de estimular os sentidos e sensibilizar para a importância desta reflexão, o projeto realizou o “Concerto às Araucárias”, gravado em vídeo e disponibilizado gratuitamente on-line. Com direção do cineasta Luciano Coelho, a artista Ana Rosa Tezza conduz o leitor, introduzindo as peças do compositor João Pedro Teixeira, executadas por ele e pelo Quarteto das Moiras.

Como “cereja do bolo” ou como uma “camapu do bolo” o projeto produziu uma série inédita de vídeo-oficinas, já disponível no Facebook e Youtube do projeto. O Plantão: Planta, Plantinha traz, de forma lúdica e leve, o conhecimento tradicional e também científico acerca das PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais. Guiado pelo Mago Jardineiro, o público fica fascinado ao conhecer e reconhecer uma série de plantas comestíveis, muitas vezes vistas como “mato” e que fazem parte, na verdade, da diversidade ambiental brasileira e da indissociável relação entre natureza e cultura. Oficinas e concerto serão também disponibilizados, via televisores internos, para os pacientes do Hospital Pequeno Príncipe, seus familiares e colaboradores da instituição, contribuindo fundamentalmente para a descentralização do acesso à arte e a cultura.

O projeto Araucarilândia – 90 Anos de uma Obra Fundamental foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, e conta com patrocínio de CarePlus, Demóbile, Agroplan, Stampa Food, Linea Verde e AmannGirrbach.

SERVIÇO:

 Araucarilândia – 90 anos de uma obra fundamental

Lançamento online do livro e concerto

dia 29 de janeiro de 2020

www.araucarilandia.com.br

Concerto às Araucárias, às 20h, via Youtube: 

https://www.youtube.com/channel/UCyX0hh0fzJC0F_HwfmGfarA

Acompanhe o projeto: 

 Facebook:

https://www.facebook.com/araucarilandia

Instagram:

https://www.instagram.com/araucarilandia/

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios