Interaja conosco

Eventos

Lançamento remoto de livro e exposição “Cem anos anos de um hospital de Crianças”

Publicado

em

No dia 21 de novembro, às 16h, acontece o lançamento online do livro e exposição “Cem Anos de um Hospital de Crianças”, pelo canal do Youtube – Um Hospital de Crianças (https://www.youtube.com/channel/UCcNBXcY7xtfF8TS9nXS1lTA)

A obra foi publicada em dois volumes – um com texto e outro com imagens –, construídos a partir de uma ampla pesquisa histórica e documental sobre o primeiro centenário do maior hospital pediátrico da atualidade no país.  O livro textual, dividido em 7 capítulos, foi criado de forma não cronológica, possibilitando uma leitura autônoma de suas partes. O livro de imagens apresenta recortes de jornais, fotos antigas e contemporâneas, revelando a historicidade do Complexo Hospitalar.

“Cem Anos de um Hospital de Crianças” apresenta, a partir  do percurso do Hospital Pequeno Príncipe, os caminhos da Pediatria no Brasil e no Paraná, a trajetória das agremiações femininas no início do século XX, os rumos da humanização nos cuidados com a saúde, as relações entre saúde e tecnologia, questões sobre participação social e, ainda, revela os passos futuros do Hospital.

Os capítulos são permeados por situações e frases do personagem Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, que inspirou o nome do Hospital e aparecem nos dois volumes com ludicidade, recheando o leitor com imagens poéticas relacionadas às histórias do Complexo.

A narrativa das memórias do Complexo se confunde com a história de Curitiba. Passado, presente e futuro convivem na região central da capital paranaense, onde está o prédio de reconhecido valor histórico do antigo Hospital de Crianças, juntamente com os outros edifícios que compõem a instituição – hoje, Complexo Pequeno Príncipe, formado pelo Hospital Pequeno Príncipe, pelas Faculdades Pequeno Príncipe e pelo Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

Além da publicação, assinada por Geslline Giovana Braga e com prefácio de José Álvaro da Silva Carneiro, o projeto oferece uma exposição virtual (www.umhospitaldecrianças.com.br) que se relaciona com  diversos aspectos do livro, oferecendo ao público a possibilidade de ouvir memórias de médicos, gestores e outras pessoas cujas biografias se cruzam com a do Pequeno Príncipe, em galerias de áudios e imagens. No site, o público pode solicitar um exemplar gratuito do livro, mediante o pagamento do frete. Para dinamizar a distribuição do livro, nos dias 21 e 28 de novembro, das 14h às 18h haverá um drive-thru em um dos estacionamentos do Hospital Pequeno Príncipe (Avenida Iguaçu, 1471) onde os interessados poderão retirar o seu exemplar gratuitamente.

Também foi impresso um material pedagógico, que traz sugestões de uso do livro publicado como material paradidático e transdisciplinar para professores. Esse material irá compor um kit que, juntamente com a obra, será distribuído para professores da rede pública de ensino de Curitiba e Região Metropolitana.

O projeto Cem Anos de Um Hospital de Crianças foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, e conta com patrocínio de CarePlus, Caminhos do Paraná, Guararapes, Kuhn, Nipponflex, SIL Cabos, Agrosul Catarinense, Fermac, Linea Verde, PASA, Razera, PM.

SERVIÇO:

Cem Anos de Um Hospital de Crianças

Live de lançamento do livro e exposição

dia 21 de novembro de 2020, às 16h, pelo https://www.youtube.com/channel/UCcNBXcY7xtfF8TS9nXS1lTA

Exposição virtual 

www.umhospitaldecrianças.com.br

Drive-thru com distribuição gratuita do livro 

Dias 21 e 28 de novembro, das 14h às 18h – *distribuição de até 2 livros por carro.

Av. Iguaçu, 1471

Acompanhe o Projeto nas Redes Sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/umhospitaldecriancas/

Instagram: https://www.instagram.com/umhospitaldecriancas/

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea