Cinema de Mulheres segue com exibições até 28 de março no MIS-PR

A mostra de filmes faz parte da programação do Mês das Mulheres nos espaços da SEEC

Parte da programação em homenagem ao Mês das Mulheres, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) segue com a sua mostra Cinema de Mulheres até o dia 28 de março — as sessões são gratuitas e acontecem sempre às terças e quintas-feiras, às 15 horas, na sede do museu (Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro).

            Nesta terça-feira (19), o longa-metragem “Retrato de uma Mulher” (144′, 1996, Nova Zelândia) é o escolhido para a programação: na trama, uma jovem orfã (interpretada por Nicole Kidman) recusa o pedido de casamento de um homem rico (John Malkovich); a trama se desenvolve com um tom feminista, uma das marcas da história. Já no dia 21, a sessão é com “A Sorridente Madame Beudet”, de Germaine Dulac (54′). A produção francesa, de 1992, é considerada uma das primeiras feministas da história do cinema. No roteiro, a vida de uma mulher “amorosamente inteligente” presa a um casamento sem amor.

            “20 dedos” (71′, 2004, Irã), de Mania Akbari, abre a última semana da mostra no dia 26 de março: a cineasta, que trabalhou como atriz antes de se dedicar à direção, faz uma radiografia da sociedade machista e tradicional de seu país. Por causa dos temas polêmicos de seus filmes de ficção e documentários, a diretora se tornou persona non grata no Irã e, atualmente, vive em Londres.

            Encerrando a programação no dia 28, “O Touro”, de Larissa Figueiredo (78”, 2015, Brasil). O filme, um híbrido entre documentário e ficção, traz a atriz portuguesa Joana de Verona em uma pesquisa sobre o rei D. Sebastião na Ilha dos Lençóis, no Maranhão.

            A mostra e toda a programação do Mês das Mulheres visa divulgar e destacar o trabalho de artistas mulheres no cinema e nas artes visuais.

Serviço

Cinema de Mulheres

Dias 19, 21, 26 e 28 de março, às 15 horas.

Museu da Imagem e do Som Paraná (MIS-PR). Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro.

Entrada franca

Programação completa dos espaços para o Mês das Mulheres: clique aqui.

Crédito foto: Divulgação

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios