Música
Grupo Mandicuera difundem o ritmo como patrimônio e cultura popular
O Circuito Cultural, iniciativa do Sesi Cultura Paraná, leva o projeto “Amanhece. Mestre Aorelio e o Fandango Caiçara”, com o Grupo Mandicuera por 13 cidades do Estado. A ação tem como objetivo difundir o ritmo como o patrimônio e a cultura popular mais antigos do Paraná. Em uma nova roupagem viva e de sonoridade potente, serão apresentadas as músicas do disco “Amanhece – Fandango Caiçara” – trabalho que registra modas tradicionais, de domínio público, mas também músicas atuais compostas por Aorelio em parcerias diversas, reforçando a vitalidade do ritmo.
Na ilha dos Valadares, assim como em outras áreas do território caiçara que se estende do litoral sul-fluminense ao litoral norte do Paraná, a função do Fandango vem extrapolando seu papel poético e festivo, assumindo-se também como ferramenta para que as comunidades afirmem sua identidade frente às pressões externas e ao apagamento histórico.
Regravado no disco Amanhece – Fandango Caiçara, a faixa “Moda da Força Verde” se soma à “Moda da Placa Solar” e a “Peixe Morto”, produção que sublinha o trânsito e a dinâmica dos processos criativos caiçaras que serão apresentados nesta edição do Circuito Cultural do Sesi. Somando-se a essas sonoridades, um grupo de seis dançarinos apresentará coreografias típicas em todas as cidades, fazendo com que o público sinta-se em um tradicional baile de fandango.
Outro aspecto da música que será apresentada neste projeto, é a materialização nas linhas de baixo elétrico nas modas bailadas e o acústico nas marcas batidas, um instrumento inusitado que acompanha a formação entendida por “tradicional”, evidenciando outros contornos e texturas sonoras, tanto das modas tradicionais quanto nas composições inéditas que fazem parte do disco.
Por meio do Circuito Cultural do Sesi, o projeto vai passar pelas cidades de Medianeira (11/6), Francisco Beltrão (12/6), Pato Branco (13/6), Palmas (14/6), Guarapuava (25/6), São Mateus do Sul (26/6), Rio Negro (27/6), Mandirituba (28/6), Quedas do Iguaçu (2/7), Guaíra (3/7), Foz do Iguaçu (4/7), Capitão Leônidas (5/7) e Ampére (6/7). Em todos os shows, os ingressos são solidários e podem ser trocados por 1kg de alimento.
SERVIÇO
O Circuito Cultural do Sesi Cultura Paraná apresenta:
“Amanhece. Mestre Aorelio e o Fandango Caiçara”
- Guarapuava:
Data: 25 de junho, às 20h
Local: Auditório Sesi Guarapuava – Rua Coronel Lustosa, 1736
- São Mateus do Sul:
Data: 26 de junho, às 20h
Local: Centro Cultural do Clube dos Empregados da Petrobras (CEPE) – Rua Manoel Cunha Bittencourt, 2100
- Rio Negro:
Data: 27 de junho, às 20h
Local: Centro de Tradições Gaúchas Rincão da Saudade – Travessa Maranhão, 109, Vila Paraíso
- Mandirituba:
Data: 28 de junho, às 20h
Local: Teatro Municipal de Mandirituba – Rua da Liberdade, 353, Centro
- Quedas do Iguaçu:
Data: 02 de julho, às 20h
Local: Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu – Avenida Tarumã, 1880, Centro
- Guaíra:
Data: 03 de julho, às 20h
Local: Cine Teatro Sete Quedas – Rua Luciano Soares, S/N.
- Foz do Iguaçu:
Data: 04 de julho, às 20h
Local: PTI – Cineteatro Barrageiros – Ônibus Saindo da Central de Credenciamento na Barreira a partir das 18:30 – Avenida Tancredo Neves, 6731
- Capitão Leônidas:
Data: 05 de julho, às 20h
Local: Casa da Cultura Vitor Valendolf – Av. Iguaçu, 389 – Centro
- Ampére
Data: 06 de julho, às 20h
Local: Anfiteatro Municipal Prof. Ana Maria Basso – Rua Caramuru, S/N – Santa Mônica.
Observação: os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria dos espaços, no dia da ação, A PARTIR DE uma hora antes do espetáculo (espaços sujeitos a lotação). O Sesi Cultura estará recebendo a doação voluntária de 1kg de alimento não perecível no dia das apresentações.
FICHA TÉCNICA:
Produção: Mariana Zanette
Música e Mestre: Aorelio Domingues de Borba
Músicos:
Léo Cardoso
Cleiton do Prado Carneiro
Hely Souza
Eloir Paulo Ribeiro de Jesus
Gilvam Amaro dos Santos
Dançarinos:
Giselda Domingues Vidal
Élysson Domingues, Taquinha Domingues
Mariana Zanette
Laura Domingues
Leonardo Cardoso
Técnico de Som: Guilherme Miúdo
Crédito foto: Divulgação