Interaja conosco

Música

Na 7ª edição da colônia de férias para crianças, Rock Camp Curitiba movimenta a cena musical curitibana

Publicado

em

O evento acontece entre os dias 22 e 27 de janeiro na IFPR e recebe meninas e pessoas trans ou não binárias de 7 a 17 anos

Começou na segunda (22) e vai até sábado (27), a 7ª edição do Rock Camp Curitiba, com atividades envolvendo música, trabalho em equipe e autoafirmação. Durante esse período, campistas escolhem aprender canto, guitarra, baixo, teclado ou bateria, formam uma banda, compõem uma música e se apresentam em um show.

Para esse ano, as 60 vagas disponíveis foram preenchidas em cerca de 30 minutos, o que mostra, segundo Roberta Cibin, coordenadora do projeto, que cada vez mais pessoas têm conhecido o camp: “Todos os anos nós temos uma fila de espera porque as vagas esgotam muito rápido, mas dessa vez foi muito surpreendente. Em menos de uma hora nós tínhamos quase 50 crianças na fila aguardando uma possível desistência”, conta.

Atualmente, cada colônia de férias forma 10 bandas com seis crianças em cada uma delas e, segundo Roberta, a ampliação do número de vagas passa pela necessidade de mais instrumentos musicais e espaços maiores para realização da colônia de férias. “A coordenação do camp tem interesse em ver cada vez mais crianças alcançadas por esse rolê tão incrível, mas precisamos fazer essa ampliação com responsabilidade. Para cada nova banda incluída, precisaríamos de mais cinco instrumentos, além de mais salas disponíveis para oficinas e ensaios durante o evento”, completa.

Para atingir esse objetivo em breve, o Rock Camp Curitiba tem feito campanhas para que a comunidade se envolva, doando instrumentos que já não são utilizados ou patrocinando a compra de itens novos. O investimento no projeto gera frutos sociais, com resultados que podem ser observados não apenas entre as crianças, mas também na mudança do cenário musical frequentado pelos adultos em Curitiba.

Coordenadora do Rock Camp Curitiba, Gabriela Pinheiro encontrou no camp o incentivo para aprender bateria e montar uma banda. Em atividade com a banda Patada, que conta também com outras três voluntárias do Rock Camp Curitiba em sua formação, Gabriela conta que nos últimos anos, muitas bandas de mulheres passaram a ocupar os espaços curitibanos. “Vimos várias bandas começando nos intervalos das colônias de férias, é uma delícia chegar no rolê e encontrar essas bandas já tocando, ocupando os palcos. Durante o camp, temos até um quadro de “match” de banda: quem toca ou quer tocar algum instrumento preenche e espera a formação da banda estar completa”, conta.

Pinheiro declara que entre as mulheres, é comum que mesmo aquelas que já tocam algum instrumento, sintam-se inseguras na hora de tocar em público: “Esse é o nosso maior objetivo, oferecer o incentivo que muitas de nós não tivemos, mostrar para essas crianças que elas podem subir no palco e fazer um som”, fala. Realizado sempre ao final da colônia de férias, esse ano o showcase acontece no dia 27 de janeiro, a partir das 14h no Armazém Garagem, no bairro Santo Inácio.

Quem quiser participar desse movimento deve estar atento às redes sociais do Rock Camp Curitiba, onde são anunciadas as datas de atividades e período de inscrições para crianças e pessoas adultas.

Rock Camp Curitiba 2023
Data: De 22 a 27 de janeiro de 2024.
Local: Instituto Federal do Paraná  (R. João Negrão, 1285 – Rebouças).
Mais informações: Rock Camp Curitiba

SERVIÇO – SHOW DE ENCERRAMENTO
Show de Encerramento Rock Camp Curitiba 2024
Data: 27 de janeiro de 2024

Hora: 16h
Local: Armazém Garagem  (BR-277, 2630 – Santo Inácio).
Entrada: gratuita.

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro

Megaidea