Interaja conosco

Música

Gabriel Schwartz concorre a prêmio de música no Canadá

Publicado

em

O músico curitibano é um dos finalistas do Prix Opus, na categoria World Music. O resultado será revelado dia 04 de fevereiro

O prestigiado Prix Opus (Prêmio Opus) oferecido pelo Conseil Québécois de la Musique (Conselho Quebequense de Música) em sua 27ª edição conta, desta vez, com a indicação de um músico brasileiro. O multi-instrumentista Gabriel Schwartz, de Curitiba/PR, está concorrendo com o álbum digital ‘Solo’ como Álbum do Ano, na Categoria World Music (Música do Mundo) e Música Tradicional do Quebec. O resultado será revelado dia 04 de fevereiro, durante cerimônia na Salle Bourgie do Museu de Belas Artes de Montreal.

“Ser indicado a um prêmio como esse que já está na sua 27ª edição, que é organizado por uma instituição muito respeitada aqui, que sempre indica nomes de peso na música clássica, contemporânea, jazz e tradicional do Quebec, para mim é realmente muito importante. Fiquei feliz com a notícia e acho que, independentemente do resultado final, já posso comemorar somente pelo fato de ser um dos finalistas. Isso certamente vai me trazer boas oportunidades para o futuro”, comemora Gabriel.

Criado em 1996, o prêmio prestigia o dinamismo e a diversidade da comunidade musical quebequense. Destaca a excelência e a diversidade da música de concerto no Quebec, em diferentes repertórios musicais: medieval, renascentista, barroco, clássico, romântico, moderno, atual, contemporâneo, eletroacústico, jazz, world music e música tradicional local.

O álbum ‘Solo’ surgiu a partir do show de mesmo nome e reúne 10 gravações ao vivo realizadas entre 2017 e 2020, metade delas feita em Curitiba, durante apresentações no Paço da Liberdade/Sesc Paraná, e a outra parte em Montreal, sem público, durante a pandemia. “Não há nenhuma gravação em estúdio, são takes inteiros, sem edição, em alguns casos usei apenas recursos de mixagem”, explica Gabriel.

O álbum foi masterizado por Chico Santarosa em 2021 e lançado no formato digital em janeiro deste ano (2023) pelo selo independente La Prûche Libre (Québec – Canadá), com show na programação da 40ª Oficina de Música de Curitiba e também em Montreal, na Maison de la Culture NDG, instituição mantida pela prefeitura da cidade canadense.

Ouça o álbum clique aqui

INFORMAÇÕES TÉCNICAS SOBRE O ÁLBUM

Título do álbum: Solo

Artista: Gabriel Schwartz

Produtor: Gabriel Schwartz

Arte da capa: Jonas Lopes

Foto da capa: Rosano Mauro Jr.

Formato: álbum digital

Lançamento: 13/01/2023

Selo: La Prûche Libre (Québec – Canadá)

Ficha Técnica:

Gabriel Schwartz: arranjos, voz, flauta, sax tenor, sax sopranino, baixo/violão de 8 cordas, percussões e loop station.

Masterização: Chico Santarosa / Marulho Soluções Sonoras

Produção de áudio e mixagem: Gabriel Schwartz e Chico Santarosa / Marulho Soluções Sonoras (faixas 2, 4, 5, 6, 7 e 10), Lucas Paixão / Estúdio SESC Paço da Liberdade (faixas 1, 3, 8 e 9)

Captação faixas 2, 4 e 5: Julien Lapszynski (Montreal)

Gravado ao vivo em vários shows entre 2017 e 2020 em Curitiba/Brasil e Montreal/Canadá.

 

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro

Megaidea