Interaja conosco

Música

Adeus à Rainha do Soul

Publicado

em

A Rainha do Soul, Aretha Franklin, faleceu hoje dia 16 de agosto de 2018 aos 76 anos. Vinha lutando desde 2010 contra um câncer.

Aretha Louise Franklin, nasceu em Menphis, estado do Tennessee, em 25 de março de 1942. Gravou seu primeiro disco aos 14 anos na igreja batista onde seu pai era pastor. Iniciou sua carreira como cantora gospel, mas logo se tornou um grande nome do R&B americano e  do rhythm and blues, que tinha grande influencia do jazz e dos corais de igreja e que surgiu no inicio da década de 40.

A cantora de tornou famosa em 1967, quando lançou “Respect”,  única canção de Aretha que chegou ao topo da principal parada de sucesso nos Estados Unidos. A música foi composta e gravada originalmente por Ottis Redding, ídolo do soul de Aretha.

A rainha do soul que se afastou dos palcos em 2017 recebeu ao longo de sua carreira 18 prêmio Grammy, entre eles um pelo conjunto da obra. A cantora foi à primeira mulher a entrar no Hall da Fama do Rock and Roll, em 1987.

Em 2005 recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior condecoração para um civil americano, das mãos do presidente americano George W. Bush.

Em janeiro de 2009 Aretha cantou na posse do presidente americano Barack Obama.  Em 2017 em seu último show solo, anunciou a aposentadoria do palcos.

 

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea