Quando atravessei o mundo para conhecer a China – Parte 3

Por Roberta Freire

Hoje vamos falar de um roteiro de poucos dias em Beijing para você que vai à negócios ou mesmo para conhecer a China.

Escolhi alguns pontos que não podem faltar na sua lista de visitações:

  • Grande Muralha da China

No topo da lista, com certeza, coloco esta que é uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno e Patrimônio da Humanidade.

Era um dos nossos sonhos conhecer. Valeu muito à pena.

Escolhemos a parte não turística, Mutianyu (慕田峪), por estar melhor conservada, sem muita interferência de reformas (reconstruções) e sem muitos turistas. Claro que conhecemos apenas um pedacinho dos seus 21.196 km de extensão.

É impressionante ver aquela monumental construção de 7,5metros de altura e 3,5metros de largura que levou mais de 2000 anos para ser construída.

Dica: se for no inverno use calçados antiderrapantes pois pode haver gelo derretido ou neve por toda extensão e não esqueça de usar roupas bem confortáveis.

Para essa visita, se for sozinho (sem excursão), contrate um passeio com guia. O local é distante de Pequim (Beijing) e na volta, muitas empresas oferecem um passeio extra para você participar de uma cerimônia do chá.

Fique atento ao horário de visitação:

– Alta temporada: das 06:30 às 19:00 horas e baixa temporada das 07:30 às 18:00

– Horário de funcionamento: Das 06:30 às 19:00 horas (alta temporada) ou das 07:30 às 18:00 (baixa temporada).
– O tempo sugerido para você aproveitar bem a visita é de 2 a 3 horas.

  • WangfujingJie (rua Wangfujing)

Este é um lugar que todo mundo vai perguntar se você foi. Não necessariamente pelo nome da rua mas pela principal atração dela: os espetinhos de insetos, escorpiões, estrelas do mar, cavalos marinhos e outros.

Sim, nós estivemos lá e, confesso, não experimentei os famigerados espetinhos. Tínhamos muitos dias pela frente e não quis arriscar, mas o passeio é muito interessante.

Depois de matar a curiosidade e tirar muitas fotos, aproveite as compras. Essa rua é cheia de lojas e shoppings com marcas conhecidas. Nesse local você encontra produtos de qualidade.

  • Cidade Proibida

 O local é simplesmente imperdível!

Declarada Património Mundial da Humanidade em 1987, está listado pela UNESCO como a maior coleção de antigas estruturas de madeira preservadas no mundo.

São 720 mil metros quadrados com 980 edifícios e 8707 seções de salas.

Ela foi construída entre os anos de 1407 e 1420 e foi residência dos imperadores chineses desde meados da dinastia Ming até o final da dinastia Qing.

O nome “Cidade Proibida” se deu pelo fato de somente o imperador e sua família além de empregados selecionados poderem entrar nessa “cidade dentro de outra cidade”.

Durante o passeio você percorre extensos pátios com muitos pavilhões onde aconteciam as cerimônias oficiais do imperador, passando por lindos jardins e os pequenos pavilhões onde moravam as concubinas imperiais.

Para você conhecer a história da China e entender a importância desse local, sugiro que você assista o filme “O último imperador” que conta a saga de Pu Yi (John Lone), o último imperador da China, declarado com apenas três anos, viveu enclausurado na Cidade Proibida até seus 24 anos.

Se quiser saber um pouquinho mais assista também “Entrando na Cidade Proibida” que conta a história da ópera de Pequim.

Devido à grande extensão da Cidade Proibida, é necessário reservar várias horas para sua visita.

Fique atento ao horário de visitação:

– De 1º de abril a 31 de outubro, das 8:30 às 17:00 horas.
– De 1º de novembro a 31 de março, das 8:30 às 16:30 horas.

  • Praça da Paz Celestial

Lembram da famosa foto de um homem bloqueando um tanque de guerra? Foi nessa praça que aconteceu esse episódio mas a visita vale a pena para conhecer seus belos jardins e o Mausoléu de Mao Tsé Tung.

Desta praça você tem a melhor vista da Cidade Proibida

  • Templo do Céu

Templo do Céu era o local onde os imperadores faziam suas orações pedindo saúde e boa colheita para o povo.

Esse local está no coração de Pequim e faz parte de um grande parque onde você consegue ver um pouquinho do dia à dia da população chinesa que o frequenta para fazer exercícios e meditar.

Fiquei impressionada com a quantidade de pessoas idosas praticando Tai Chi Chuan no local, em grupo.

  • Palácio de Verão

O Palácio de Verão foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1998.

A família imperial fugia dos cálidos verões de Beijing, se hospedando nesse lugar arejado e com um lindo lago, usado para descanso e lazer pelas dinastias chinesas nos séculos XVIII e XIX.

Foi aberto ao público em 1924 tornando-se um dos pontos mais visitados de Beijing.

  • Mercado da Seda

Claro que não poderíamos terminar a nossa listinha sem indicar um local para você comprar os “verdadeiros” produtos chineses.

Entrando no mercado da seda você encontrará o paraíso das falsificações e o terror das pechinchas. Sim, os vendedores chegam a te puxar pelo braço para comprar alguma coisa pois perguntar o preço significa que está interessado e eles vão atrás de você para te convencer a fechar negócio. O preço, quase sempre, é 10 vezes menor do que estão pedindo.

  • Mercado das Pérolas (Honggiao Market)

Este pode ser um programa noturno interessante (ele fecha às 21horas).

O Mercado das Pérolas oferece uma experiência incrível por não vender apenas as pérolas mas também eletrônicos, seda, bolsas, relógios roupas de marca, malas dentre outros artigos.

Também é muito frequentado pelos cozinheiros dos hotéis da região pois oferece, nos seus 3 andares inferiores, uma grande diversidade de frutos do mar.

Ficam aqui algumas sugestões para sua passadinha pela China, mas você sabe que pode mandar um e-mail para roberta@viajecomrobertafreire com suas dúvidas e sugestões que a gente responde para você!

Até sábado que vem!

Uma excelente Páscoa!

Roberta Freire

Há mais de 20 anos atuando na área de turismo.
Especialista em viagens com experiências
Apresentadora do Programa Viaje com Roberta Freire na Elemental Channel ( em mais de 180 países pelas tv´s Sansung e LG) e , no Brasil, na COMBRASIL em todas as operadoras de tv ).
Empresária do ramo de Turismo ( Planeta Vistos, Turismo Fácil, In Viaggio e Viaje com Roberta Freire), CEO da 4HEROES.
Viajante, mãe, esposa e apaixonada por conhecer diferentes culturas e experimentar a vivência local.

 

Tags

Roberta Freire

Há mais de 20 anos atuando na área de turismo. Especialista em viagens com experiências Apresentadora do Programa Viaje com Roberta Freire na Elemental Channel ( em mais de 180 países pelas tv´s Sansung e LG) e , no Brasil, na COMBRASIL em todas as operadoras de tv ). Empresária do ramo de Turismo ( Planeta Vistos, Turismo Fácil, In Viaggio e Viaje com Roberta Freire), CEO da 4HEROES. Viajante, mãe, esposa e apaixonada por conhecer diferentes culturas e experimentar a vivência local.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios