Interaja conosco

Cinema

“Nazinha, Olhai Por Nós”, de Belisario Franca, estreia nos cinemas e no streaming

Publicado

em

Por Assessoria de Imprensa

A partir de caminhos entre passado, presente e futuro de quatro detentos do Belém do Pará, “Nazinha, Olhai Por Nós” resgata as histórias desses personagens, com foco nas consequências de suas escolhas e as expectativas quando o assunto é liberdade, mesmo que temporária – uma vez que o pano de fundo da produção é o indulto do feriado de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da cidade de Belém (PA), quando acontece um dos maiores eventos tradicionais do país: o Círio de Nazaré. Com estreia prevista no streaming (NOW, Google Play e iTunes) para o dia 6 de maio e exibições na sala de cinema do Espaço Itaú Frei Caneca, em São Paulo – SP, entre 29 de abril e 5 de maio, às 13h30, o documentário de Belisario Franca é o primeiro a abordar esse tema e a influência sobre o cotidiano nos presídios paraenses.

Fruto de quatro anos de pesquisa, o documentário apresenta esses protagonistas em momentos de reflexão sobre temas como culpa, justiça, família e fé, dentro do contexto provocativo que é a insuficiência do sistema penal e carcerário brasileiro, diante dos dramas sociais e humanos que o mesmo promete e não consegue solucionar. Neste momento da produção, a única perspectiva dessas pessoas era o benefício da saída para o evento que arrasta mais de dois milhões de pessoas em cortejo nas ruas de Belém todo ano, o Círio de Nazaré.

Ao privilegiar a observação e os planos poéticos, silenciosos, o documentário cria um campo sensorial que faz com que o espectador se transporte para a realidade retratada e se conecte com seus protagonistas. Os planos, os reencontros com a família, a procissão e o retorno à penitenciária – e à realidade precária das prisões tanto masculinas como femininas. “Ao adotar esse projeto, portanto, minha primeira motivação foi dar voz a mais um grupo esquecido: aquele dos homens e mulheres que vivem abandonados no mundo paralelo das prisões brasileiras. Nosso país abriga a terceira maior população carcerária do mundo, mas a imensa maioria dessas pessoas é inteiramente ignorada por aqueles que estão do lado de fora”, explica o diretor. “Quando conheci a história do “indulto do Círio”, imediatamente vieram à minha imaginação os seus inúmeros desdobramentos. Pesquisando um pouco mais, fiquei surpreso ao constatar que nenhum diretor havia registrado os efeitos dessa relação entre o Círio e a vida carcerária da região”, diz.

“Nazinha, Olhai por Nós” é uma produção da Giros Filmes em coprodução com Canal Brasil, Globo Filmes e Globo News. A distribuição é da Boulevard Filmes.

Programação

29/04 a 05/05
Exibição no Espaço Itaú Frei Caneca – São Paulo, SP
Shopping Frei Caneca, R. Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo – SP

CALENDÁRIO DE LANÇAMENTO

06/05 – Entra em cartaz no TvoD (NOW, Google Play e iTunes) 

06/08 – Estreia no Canal Brasil  

Data a confirmar – Estreia na Globonews

FICHA TÉCNICA
Direção: Belisario Franca
Produção Executiva: Belisario Franca, Bianca Lenti, Maurício Magalhães
Roteiro: Belisario Franca, Ismael Machado, Yan Motta
Direção de Fotografia: Thiago Lima
Montagem/Trilha: Yan Motta
Pesquisa e Argumento: Ismael Machado, Michelle Maia
Direção de Produção: Cláudia Lima
Coordenação de Produção: Olivia Buarque
Produção: Michelle Maia, Flora Fernandes
Coprodutores: Globo Filmes, Globo News, Canal Brasil

Classificação Indicativa: 14 anos

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea