Interaja conosco

Eventos

Mês da Consciência Negra terá mais de 90 eventos no Paraná

Publicado

em

A homenageada desta edição é a atriz Odelair Rodrigues. Além da exposição em homenagem a ela, shows com Sandra de Sá e Michele Mara, oficinas, seminários e outras atividades fazem parte da programação.

 A Secretaria de Estado da Cultura promoverá eventos em todo o Paraná em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. São 92 atividades culturais durante todo o mês, incluindo oficinas, palestras e debates que colocam a questão do negro, do preconceito e do papel dele na sociedade no centro das discussões. As ações são desenvolvidas com a participação de parceiros e dos municípios.

De acordo com o secretário estadual da Cultura, João Luiz Fiani, as comemorações do Mês da Consciência Negra contribuem para fortalecer o papel de protagonista do negro na sociedade, em especial na área da cultura. “O Mês da Consciência Negra é uma forma de valorizarmos as manifestações culturais e de aumentarmos a representatividade do negro nas decisões das políticas públicas, em especial, na área da cultura”, destaca o secretário.

A programação tem início no dia 1º com o Seminário “O protagonismo da população negra para desnaturalização do racismo midiático”, da equipe multidisciplinar da Secretaria de Estado da Educação, no auditório Brasílio Itiberê, em Curitiba.

Toda a programação contou a participação ativa do Conselho da Promoção da Igualdade Racial (Consepir) e do Conselho Estadual de Cultura (Consec).

Para o presidente do Consepir, Saul Dorval, o Mês da Consciência Negra é uma forma eficiente de valorizar a cultura afrodescendente.

“Somos 28% de negros no Estado, quase 3 milhões de pessoas. Reconhecemos o esforço da Secretaria da Cultura em encampar estas ações que trazem visibilidade importante para o negro, não só na área cultural. Com a ajuda da secretaria acabamos de aprovar o Estatuto da Igualdade Racial, um passo importante para o fim da discriminação”, comemora Dorval.

O Mês da Consciência Negra é uma das ações do programa DiversidArte, que valoriza a diversidade cultural ao reunir ações de incentivo, promoção e inclusão que contribuem para o fim de todo tipo de discriminação.

Reconhece e valoriza os grupos de culturas populares, imigrantes e aqueles historicamente discriminados, como a população negra, indígenas, quilombolas, LGBTs, movimentos de rua, entre outros. Resultado da participação da secretaria estadual em diferentes conselhos de proteção e defesa de direitos, o programa atende às metas do Plano Estadual de Cultura do Paraná.

PROGRAMAÇÃO – A Secretaria de Estado da Cultura promove ações em alusão ao Mês Nacional de Consciência Negra desde 2015. Nesta quarta edição a homenageada é a atriz curitibana Odelair Rodrigues. Conhecida no meio artístico por Oscarito de Saia, ela enfrentou inúmeros obstáculos: nasceu mulher, negra e pobre. Optou pelo teatro em 1952, uma época em que a mulher que seguisse carreira de atriz era malvista na sociedade.

Parceira de Ary Fontoura no antigo Teatro de Bolso da Praça Ruy Barboza, Odelair foi uma das pioneiras da TV no Paraná. Participou de diversas novelas nos anos 1960 e 1970 na TV Globo e na extinta TV Tupy. Integrou grupos de teatro como a Cia. Roberto de Menghini e o Teatro de Comédia do Paraná. Atuou também no cinema e na publicidade. Uma exposição em homenagem à carreira da artista das artes cênicas do Paraná vai ser aberta no dia 08, às 17h30, no Hall da secretaria.

OUTROS DESTAQUES – No dia 20, no prêmio Personalidade Afro-Paranaense, o público pode assistir ao com Sandra de Sá e convidadas, às 20h30, no auditório do Guairão. No dia 23, em Maringá, acontece show com Michele Mara, Janine Mathias e Kátia Drumond.

Outro destaque da programação é a Marcha do Orgulho crespo, voltada aos jovens e ao trabalho de combate ao racismo e ao preconceito. A ideia é ocupar a Sociedade Operária Beneficente 13 de Maio, terceiro Clube Social Negro mais antigo do país em funcionamento, com atividades culturais especiais. No dia 24, a Sociedade 13 de Maio recebe a velha-guarda e a comunidade para o baile Nostalgia.

Confira a programação completa no site da Secretaria da Cultura:http://www.cultura.pr.gov.br

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea