Exposição

Mostra de Yutaka Toyota no MON será estendida até 28 de fevereiro

A exposição “Yutaka Toyota — O Ritmo do Espaço”, em cartaz desde o início de dezembro no Museu Oscar Niemeyer (MON), será prorrogada até o dia 28 de fevereiro de 2021. A premiada retrospectiva do artista nipo-brasileiro, um dos pioneiros do movimento cinético internacional e da arte interativa, terminaria no dia 17 de fevereiro.

Fechado ao público entre 6 de dezembro e 9 de janeiro em decorrência da pandemia, o MON reabriu as portas seguindo o protocolo sanitário da Secretaria de Estado da Saúde, que prevê o máximo de 200 visitantes simultâneos e limitações específicas para cada sala expositiva.

Retrospectiva

A mostra, que tem patrocínio da Vonder, está exposta na Sala 4. São 86 trabalhos em diversos suportes, com destaque para a produção escultórica. A curadoria de Denise Mattar enfatiza as principais questões que permeiam a obra do artista, apontando o processo que o levou da pintura ao objeto e do plano à superfície reflexiva.

“Quando vierem ver a exposição no MON, os espectadores verão que mergulharão dentro das obras”, explica a curadora. A exposição recebeu, em 2018, o prêmio de Melhor Retrospectiva do Ano pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).

Toyota, que completa 90 anos em 2021, continua em pleno vigor criativo. O artista esteve na capital paranaense após a reabertura do MON para uma série de ações relacionadas à mostra. Entre os encontros, recebeu, no dia 20 de janeiro, a visita do cônsul-geral do Japão em Curitiba, Masahiro Takagi, ressaltando seu histórico de trabalhos que celebram as relações entre o Brasil e Japão.

Serviço:

Exposição “Yutaka Toyota – O Ritmo do Espaço”

De 4 de dezembro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021

Visitação: terça-feira a domingo, das 10h às 18h

Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999)

Posts relacionados
Exposição

Um jardim encantado em Curitiba

Exposição

Maior jardim de esculturas público do Brasil, com obras de João Turin, vai completar um ano

Exposição

Grupo de artistas inaugura a mostra Univers9 no MuMA neste sábado

Exposição

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA TERÁ COMO MARCO DE REABERTURA MÚSICA CRIADA POR RAPPER DE PERIFERIA CARIOCA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.