Interaja conosco

Exposição

Conheça os museus do Rio aí do seu sofá!

Publicado

em

por Bianca Nascimento

Eu confesso, ainda não me adaptei a muitas coisas online. Assim como a maioria das pessoas, não é?
Mas, tudo tem várias perspectivas, principalmente quando falamos de arte. Os museus do Brasil já vinham, mesmo antes da pandemia, passando por um processo de digitalização dos seus acervos, e disponibilizado seus conteúdos online. Com a pandemia, as visitas virtuais aumentaram, e essa prática vem se tornando mais comum. E a tendência é ficar.

É claro que a experiência visual e sensorial de ver uma exposição pessoalmente, é insubstituível.  Mas, o lado bom da visita virtual, desde que feita com qualidade técnica, é a democratização da cultura, que permite que eu conheça um museu de longe que talvez, em vida, eu jamais conheceria presencialmente. E ao conhecer esse tal museu, eu conheço uma nova vida, realidade, expressão, compreensão.  

Um dos museus mais queridinhos que todos querem conhecer é o Museu do Amanhã, localizado na Praça Mauá, no Rio de Janeiro. Ele possuem também uma experiência virtual  encantadora, com direito a conhecer as exposições permanentes e temporárias. Um dos sucessos no site é a exposição “Pratodo Mundo – comida para 10 bilhões” que promove um tour virtual em 360º  e tem como objetivo discutir o desafio de alimentar uma população mundial estimada em 10 bilhões de indivíduos até 2050. 

O Museu de Campos, a Casa do Colono, em Petrópolis (região serrana do Rio) e o Museu de Astronomia do Rio também são exemplos de instituições que criaram belas exposições virtuais.  Nesse último, o internauta poderá vivenciar uma experiência de Realidade Virtual sobre o Homem na Lua, que utiliza a plataforma SuperViz e também interagir na superfície lunar, ver fotos e vídeos. “Bora” se conectar?

 

 

 

Bianca Nascimento

Jornalista, atriz, nômade. Em sua jornada na arte e jornalismo, Bianca Nascimento esteve à frente da assessoria de imprensa de projetos culturais em Curitiba e na comunicação da Secretaria da Cultura do Paraná. Sua alma nômade já a levou para a África do Sul, onde morou e trabalhou com marketing na área de intercâmbio. Agora, há dois anos morando no Rio de Janeiro, onde já se aventurou como atriz em teatro de comédia e musical, traz para o Jornal A Cena, literalmente, as novidades da cena cultural do Brasil para Curitiba e de Curitiba para fora.

Bianca Nascimento Jornalista, atriz, nômade. Bianca Nascimento esteve à frente da assessoria de imprensa de projetos culturais e políticos. Sua alma nômade já a levou a morar 211 dias África do Sul, onde trabalhou na área de intercâmbio. Há mais de mil dias mora no Rio de Janeiro, onde já se aventura como atriz. E também de lá compartilha no Jornal A Cena as novidades da cena cultural e lifestyle (turismo, comportamento, gastronomia, moda) da cidade maravilhosa.

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea