MISTURA FINA – SÉRIE ESPECIAL BRAZUKADA – com Renato Martins

BRAZUKADA é isso - é música, é cultura, é arte, é vida!

Por Giseli Canto

Um pressentimento, uma sensação de cooperatividade, de parceria e engajamento foi o que tive quando descobri que algumas pessoas estão positivamente juntando seus muitos pra tornar algo muito grande. Algo que sai de uma cabeça fértil e desenhada pelo infinito de ideias, prontas pra brotarem e edificarem momentos muito maiores e maravilhosamente sonoros – a música que vem do nosso centro latino chamado Brasil.

Todo quinhão da minha história pra dedicar a esse tudo que é a música brasileira. Vejo esperança! O Brasil tem uma verve musical tão própria e tão contagiante, que me arrisco dizer, única. Nosso universo de possibilidades tem profissionais que enobrece a sonoridade brasileira. É gratificante dizer que temos muita capacidade natural no que se faz no Brasil. Mais gratificante ainda, é saber que a capacidade desses músicos está disponível.

Isso tudo, quando se objetiva alçar voos livres do interesse espúrio da conquista a qualquer preço pela fama. Nem sempre, contentamos o público. A plateia tem seu termômetro, sua réplica, seus conhecimentos e sua história. Quando traçamos metas, nós as traçamos em cima de objetivos. São eles que decifram nosso interesse.

Pois bem, a formação de plateia poderia ser nosso maior interesse. Gerar conhecimento aos que nos ouvem, conquistar públicos pelo ouvir, pelo saber, pela satisfação de apreender sobre a nossa história musical e se emocionar com essa brasilidade. Se você ainda não teve a oportunidade, eu apresento BRAZUKADA de Renato Martins. As voltas que dei ao entorno do som que ouvi nas gravações, foi de uma agitação atmosférica, uma satisfação em saber que a música não está preguiçosa, nem tentada pela má formação de caráter musical que visa a notoriedade a qualquer custo.

Explicando – BRAZUKADA é a fusão de “BRAZIL com “Z”, como é escrito fora do BRASIL e “KADA” de “batucada”, que está em muitos estilos musicais brasileiros. Renato Martins colocou em prática uma causa nobre, que é a preservação da cultura brasileira e o fomento à nossa arte por intermédio da música. No escopo do projeto existe a premissa de que com a música é possível ajudar crianças e adultos em sua formação e educação. Como professora tive meu momento de júbilo. Entendi que essa é mais uma ponta de esperança na educação, no conhecimento e no nosso crescimento cultural.

Durante anos persegui o ideal de formação de plateia. Um público com conhecimento musical brasileiro, que compreendesse nossos estilos e consumisse nossa arte; que fosse exigente ao ponto de não permitir que a música estagnasse e então, ascendesse livre das amarras popularescas, sem conteúdo apelativo e banal.

Foto: Acervo do artista

Renato trabalhou muito qualificando o trabalho de outros artistas. Hoje, com a experiência que tem, resolveu se empenhar naquilo que acredita e que tem sua cara, sua personalidade e seu gosto musical. Com seu projeto Brazukada, abre esse lindo horizonte na cultura e permite que essa brasilidade tenha continuidade e referência em seu trabalho. São produções multifacetadas que oportunizam contar a história da música por diversas vertentes.

Foto: Acervo do artista

Com recursos próprios, sem patrocínios, ele abraçou essa ideia e contou com a parceria de vários músicos, cantores e cantoras, que deram um colorido especial na realização desse projeto. Em intervalo, relativamente pequeno, ele reúne alguns profissionais e faz suas gravações e vídeos que ele mesmo edita e masteriza. Tem sido assim desde o começo. E vale dizer que os profissionais são de talento indiscutível. Aqueles que a gente quer ter sempre no palco.

Foto: Acervo do artista

Quando trouxe a coluna de Amanda Cortes, falei sobre BRAZUKADA. Amanda é uma das profissionais engajadas no projeto. Vou falar aqui de BRAZUKADA a cada nova produção que sair desse maravilhoso músico. Hoje trago uma releitura de “Mas que Nada” de Jorge Bem Jor. Arranjo de Renato Martins.

 

Não esqueça de acompanhar aqui as produções de BRAZUKADA.

Você poderá discordar, perguntar, não entender direito, mas precisa gostar de estar aqui comigo! Do contrário não vale a pena!

Espero você aqui na próxima!

Siga também

Mistura Fina Facebook: https://www.facebook.com/misturafinaarte
Mistura Fina Instagran: https://www.instagram.com/misturafinaarte/
Mistura Fina: https://youtu.be/8y9Qrxq

Tags

Giseli Canto

Cantora paranaense de Curitiba, professora de Artes aposentada, roteirista, produtora, apaixonada pela música e tudo que se refere ao poder transformador dessa arte, pela família e pelos amigos, que considera sua segunda família. Ama uma boa conversa e está sempre aberta a novos caminhos. Seu olhar otimista para o ser humano faz de sua vida um mundo recheado de boas relações e experiências.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios