Mistura fina – Daniel Migliavacca – a generosidade de um artista!

“A pandemia foi um baque!...gravei alguns vídeos sozinho pra manter a sanidade e o humor.” Daniel Migliavacca

Por Giseli Canto

Mais um instrumentista de quem falo aqui, que me traz muito sabor e emoção quando transformo em palavras a minha percepção. Não é curitibano, mas em Curitiba reside e deixa sua arte embelezar a cidade. Daniel Migliavacca é plural! Em seu instrumento faz mexer, balançando de um lado pro outro o corpo dos que sem ou com conhecimento musical apreciam sua música. Aos instrumentistas doa seu talento que, em conjunto com outros brilha solando, arranjando, compondo, acompanhando, dirigindo ou produzindo. Transita com facilidade pelo choro, samba, a mais pura música brasileira, o jazz, a música erudita e a contemporânea.

A complexidade é tão grande que enche o papel de quem escreve sem as palavras. O coração de quem sente a sonoridade e os ouvidos de conhecedores ou não de música, não passa pelos conhecer para se admirar, mas conhecer faz coroá-lo como um instrumentista que tem função humanizadora e indispensável. O universo estético em que ele se encontra repousa na técnica que, tão facilmente, ele desempenha nos variados gêneros musicais.

Seu talento nasceu com ele e, aos 12 anos, iniciou seus estudos musicais pelo cavaquinho e mais tarde dedicou-se ao bandolim e a música instrumental. Pode-se confirmar seu talento quando entendemos que grandes, reconhecidos músicos e compositores, confiam seu trabalho compartilhando seus palcos com ele, como Ná Ozzetti, Dominguinhos, André Abujamra, Joel Nascimento, Zé Renato, Renato Borghetti, Hamilton de Holanda, Nelson Sargento, Marcel Powell, Gilson Peranzzetta, Raul de Souza, Altamiro Carrilho e muitos outros.

São muitos os materiais que podemos acessar em seu canal. Daniel tem uma série de estudos disponíveis para músicos e leigos e em sua Bio do Instagram, disponibiliza as partituras. Todos, sem sombra de dúvida, impecáveis na execução. Em 2019, Daniel idealizou e realizou o projeto “História do Choro” apresentando 12 concertos no teatro Paiol em Curitiba com instrumentistas convidados de várias cidades brasileiras. Além das tantas facetas, ele ainda transforma seu conhecimento em formação de plateia, oportunizando ao público conhecer mais sobre a história da música brasileira. Essa tem sido sempre a minha defesa – encontrar meios de levar maior entendimento musical possível a todos.

Temos muito a saber sobre Daniel Migliavacca. É músico, diretor musical e produtor da gafieira “Porque o Samba Merece” que acontece mensalmente em Curitiba desde 2016. Integra o duo “Bandolaxo” ao lado do baixista Glauco Sölter com quem tem realizado concertos no Brasil e no exterior. Apresenta-se também em concertos solo e com seu próprio quarteto, o “Daniel Migliavacca Quarteto”, além de atuar constantemente como convidado em diversos projetos.

Daniel conta que a pandemia foi um baque e não conseguiu se reinventar, tinha muitos projetos em andamento, datas marcadas que tiveram de ser canceladas. Pouco deu pra fazer, mas em meio a todas as dificuldades gravou alguns vídeos sozinho que o ajudaram a manter a sanidade e o humor.

Pela amizade e algumas parcerias que tem com o Hamilton de Holanda, entrou em uma brincadeira que João Bosco e Hamilton lançaram-na internet com artistas do mundo todo. Como não poderia ser diferente, o vídeo, onde os três, cada um em seu espaço, doam a nós mortais uma composição de João Bosco, Incompatibilidade de gênios, trouxe aos nossos ouvidos uma delícia de instrumental. Confira e continue a leitura.

Tem sabor e prazer pra todo lado! Na série Um Tom Jobim por dia, antes do COVID, estava estudando as músicas de Tom mais a fundo e se permitiu um desafio: aprender a música, arranjar e gravar na hora com vídeos de um minuto. Como foi uma experiência maravilhosa, no início da pandemia repetiu o desafio fazendo um Choro por dia e tudo sobre o bandolim, com o objetivo de explorar o instrumento e de estudar desenvolvendo um repertório solo.

A gente fica meio extasiada quando entra em seu canal do YouTube e assiste as apresentações, registros de um músico preocupado em fazer o melhor. Notadamente Daniel tem o respeito de muitos profissionais da música e o Brasil pode se orgulhar de ter esse representante, sobre tudo no bandolim. Curitiba tem em seu conjunto de artistas a nobreza da música pelas mãos de tantos artistas os quais, muitos, citei aqui. A música instrumental hoje é representada por profissionais extremamente capacitados, dedicados e qualificados a tocar com o mais alto nível de artistas nacionais e internacionais. Com Daniel temos mais uma prova de que isso é verdade.

Olha que lindo! Esse músico arrojado, registra vários momentos de inspiração e ainda pode nos dar ao luxo de assistirmos eventos que normalmente não seriam acessíveis do ponto de vista do local. Os momentos que acontecem em outras cidades e estados podem ser visto pelas redes sociais. Veja como somos privilegiados!

Somos contemplados pela sua generosidade sempre. Em 2007, na sua graduação, iniciou desenvolvendo um trabalho que, mais tarde, virou um trabalho de mestrado realizado na UFRJ. Daniel tem muitos materiais para apreciarmos, alterna seus registros entre as Leis de incentivo e trabalhos independentes.
Você pode acessar os eventos, como os “Estudos” criados por Daniel Migliavacca, que acontecem toda sexta-feira em seu canal do YouTube e que tem as partituras disponibilizadas na Bio do artista. Abaixo estão todos os links de acesso.

Dia 31/07/2021: Concerto para Bandolim e Orquestra (Radamés Gnattali) com a OSPA – Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Local: Casa da Ospa. As 17h. Será gravado e transmitido ao vivo pelo Youtube no canal da OSPA.

Vou deixar um vídeo para que você possa saborear a técnica e a beleza desse instrumentista:

ESTUDO 3 – Daniel Migliavacca

Saiba mais sobre Daniel Migliavacca

Para músicos e pesquisadores
DEZ ESTUDOS PARA BANDOLIM SOLO: https://drive.google.com/file/d/1jnfKEEtc408JnCdCBK8bxmY_ufocISam/view
Canal do YouTube: https://www.youtube.com/user/danimiglia/featured
Instagram: https://www.instagram.com/danielmigliavacca/
Facebook: https://www.facebook.com/danielmigliavacca
Fique por dentro dos Álbuns lançados:
“Bandolim” (2009) “Divertimento” (2011) – em duo com a pianista Elizabeth Fadel “Tocando à Vontade” (2013) – Daniel Migliavacca Quarteto “Daniel Migliavacca interpreta Walter Scheibel” (2016) “Alma Lúdica” (2018) – Daniel Migliavacca Quarteto “Dez Estudos para Bandolim Solo” (2021).

Você poderá discordar, perguntar, não entender direito, mas precisa gostar de estar aqui comigo! Do contrário não vale a pena!

Espero você aqui na próxima!

Siga também

Mistura Fina Facebook: https://www.facebook.com/misturafinaarte
Mistura Fina Instagran: https://www.instagram.com/misturafinaarte/
Mistura Fina: https://youtu.be/8y9QrxqLMRc

Tags

Giseli Canto

Giseli Canto é Arte-educadora, cantora, roteirista, produtora, apaixonada pela música, pela família e pelos amigos, que considera sua segunda família e tudo que se refere ao poder transformador dessa arte. Ama uma boa conversa e está sempre aberta a novos caminhos. Seu olhar otimista para o ser humano faz de sua vida um mundo recheado de boas relações e experiências.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios