Interaja conosco

Eventos

FEIRA ESTOPIM 2020 VERSÃO ONLINE

Publicado

em

Por conta da pandemia do Covid-19 a Feira Estopim, antiga Feira da Baronesa, criada em 2014 pelos artistas Guilherme Jaccon e Luana Navarro, foi temporariamente adiada, mas como a programação da feira é ampla, não se resume exclusivamente à exposição principal e comercialização dos trabalhos, cuja presença física é imprescindível, parte dela, a programação paralela, será realizada, a partir de novembro, dia 17, de forma online.

Os trabalhos impressos e publicações de artistas, coletivos e editoras independentes segue sendo o foco da Feira. A nova edição adaptada para a web inclui oficinas, conversas e uma exposição virtual com curadoria e proposição da artista Raquel Stolf. Todos os eventos serão gratuitos.

“As oficinas e conversas mantém as propostas iniciais do projeto adaptando apenas o formato de realização. A inscrição para os eventos acontecerá pelo Sympla, as oficinas serão realizadas pelo ZOOM e as conversas transmitidas no Youtube”, conta Luana Navarro, uma das coordenadoras da Estopim.

De acordo com os organizadores, a expectativa é que a Feira Estopim, que já teve quatro edições independentes realizadas em Curitiba, e a principal exposição “O INESPERADO SÓ TEM NOME DEPOIS QUE ACONTECE” possam ser realizadas com segurança e presencialmente no próximo ano.

“A Feira Estopim sempre priorizou os encontros e trocas presenciais, promover um espaço de conexão e transbordamento é a essência do evento, por isso é uma pena estarmos limitados ao virtual, mas, por outro lado, agora temos a possibilidade de atingir um maior número de pessoas de diferentes regiões do Paraná e do Brasil com as ações”, destaca Guilherme Jaccon, um dos coordenadores e produtores do evento. “O saldo positivo é que estamos aprendendo novas ferramentas de comunicação com o público, vendo novas possibilidades e potências que a internet pode proporcionar para a área cultural”, complementa.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO: 

Dias 17 e 18 de novembro, às 19h 

Oficina INTERROGAÇÕES DE GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA/ETNIA NO MUNDO DAS ARTES IMPRESSAS com o antropólogo e editor Nathanael Araújo. 

Local: Plataforma Zoom

Vagas limitadas

Inscrições a partir do dia 09 de novembro no site: 

https://www.sympla.com.br/feiraestopim

Sobre: A oficina propõe pensar as relações entre as artes impressas (como livros, livros de artista, fotolivros e demais publicações artísticas impressas) atreladas às dimensões de gênero e sexualidade, raça e etnia no contexto das mudanças culturais, econômicas, políticas e sociais que inegavelmente impactaram as manifestações artísticas. Iremos intercalar teoria e prática experimental, onde a parte expositiva será combinada com análises de materiais artísticos e estímulos para que os participantes indaguem suas produções e identidades de artistas sob esses ângulos.

Dia 25 de novembro, às 19h30 

Abertura da Exposição online “com uma pedra atrás da orelha”, com proposição e curadoria de Raquel Stolf.

Local: https://www.instagram.com/alfaiataria_

A abertura inclui a proposição Conversa de ar / pelo telefone e o lançamento/disponibilização do álbum sonoro FALAÇÃO CD MESMO por letras vozes e convidadas.

Obs.: A exposição permanece com acesso ao público até o dia 25 de fevereiro de 2021.

Sobre: A exposição reúne trabalhos (publicações, proposições e peças sonoras, vídeos e textos) dos seguintes artistas: Aline Dias; Ana Lúcia Vilela; anecoica; Anna Stolf; Bethânia Carolina Hardt; Bianca Tomaselli; Carolina Moraes; Claudia Zimmer; Claudio Moreira; Daniela Avelar e Suji Han; Dennis Radünz; Diego Rayck; Djuly Gava; Ernesto Desrio e Adjunto S; Fabio Morais; Fabíola Scaranto; Fran Favero; Gabi Bresola; Helder Martinovsky; Julia Amaral; Kamilla Nunes e Aline Natureza; Laura V. Malmegrin; Letras Vozes; Lívia Aquino; Luana Navarro; Manuela Valls; Marcia Franco; Marcio Pandolfi; Marcos Gorgatti; Mariana Berta; Matheus Abel; Michal Kirschbaum; Pablo Paniagua; Patrícia Galelli; Priscila Costa Oliveira; Rachel Lima e Silva; recibo 33 com ruído, (ed. Raquel Stolf e Traplev); recibo 56 brazil distópico (ed. Fabio Morais e Traplev); Silfarlem Oliveira; Silvana Macêdo, Yara Osman, Adel Alloush e Val Santos; Telma Scherer; Thelmo Cristovam; Tina Merz; Traplev.

Dia 26 de novembro, às 20h 

Conversa com-entre Raquel Stolf e Amir Brito Cador sobre experiências de coleções públicas: a Coleção Livro de Artista da UFMG e a Sala de Leitura / Sala de Escuta da UDESC. 

Local: Canal Youtube da Feira Estopim
https://www.youtube.com/channel/UC2y2wtcAdgDJd1c6U-BuTtQ?view_as=subscriber

Obs.: Com tradução em libras

Inscrições a partir do dia 09 de novembro no site 

https://www.sympla.com.br/feiraestopim

Dias 01 e 02 de dezembro, às 19h 

Oficina 10,5×10,5 MEU CADERNO QUADRADO com o encadernador, impressor e produtor gráfico Daniel Barbosa.

Local: Plataforma Zoom

Vagas limitadas

Inscrições a partir do dia 09 de novembro no site 

https://www.sympla.com.br/feiraestopim

Sobre: Esta oficina de encadernação básica apresentará uma técnica de costura artesanal para cadernos de capa dura e revestimento em papel especial. Iremos fazer um caderno levando em conta o aproveitamento de papel, e para isso usaremos apenas uma folha gráfica (66x96cm). O caderno quadrado terá uma série de acabamentos e com todos os elementos apresentados e produzidos os participantes poderão produzir seus próprios cadernos sem o uso de maquinário específico. 

Daniel Barbosa é fundador do ateliê/ editora Caderno Listrado.

Dia 03 de dezembro, às 20h 

Conversa COMO AS COISAS TOMAM FORMA com Thalita Sejanes, Eliana Borges (Editora Medusa) e Lucas Alameda. 

Local de realização: Canal do Youtube da Feira Estopim
https://www.youtube.com/channel/UC2y2wtcAdgDJd1c6U-BuTtQ?view_as=subscriber

Obs.: Com tradução em libras.

Inscrições a partir do dia 09 de novembro no site 

https://www.sympla.com.br/feiraestopim

Sobre: Bate-papo sobre processos de criação com artistas que criam e trabalham com projetos gráficos.

Dias 08 e 09 de dezembro, às 19h

Oficina PULCE – PUBLIQUE LIVROS, CRIE EDITORAS com João Varella, fundador da editora Lote 42 – SP e das livrarias Sala Tatuí e Banca Tatuí.

Local: Plataforma Zoom

Vagas limitadas

Inscrições a partir do dia 09 de novembro no site

https://www.sympla.com.br/feiraestopim

Sobre: A atividade busca ensinar o processo de criação de livros, seja por meio de editora ou auto publicação. As aulas partem do conteúdo à distribuição, passando por produção gráfica, divulgação e outros passos importante. Os dois encontros fomentarão um espaço de discussão livre sobre a situação atual do livro enquanto objeto artístico e produto mercadológico.

Dia 10 de dezembro, às 20h 

Conversa “FOTOLIVROS E A BIBLIOTECA DE FOTOGRAFIA DO INSTITUTO MOREIRA SALLES” com o escritor, tradutor, editor e curador Miguel Del Castilho 

Local: Canal do Youtube da Feira Estopim

https://www.youtube.com/channel/UC2y2wtcAdgDJd1c6U-BuTtQ?view_as=subscriber

Obs.: Com tradução em libras.

*Inscrições a partir do dia 09 de novembro no site 

https://www.sympla.com.br/feiraestopim

SOBRE OS CRIADORES E COORDENADORES DA FEIRA: 

Luana Navarro 

Artista visual, desenvolve trabalhos com fotografia, vídeo, textos, publicações e performances. Formada em Jornalismo (PUC-PR), com especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea (EMBAP) e mestrado em processos artísticos contemporâneos pela UDESC, em Florianópolis. Participou de exposições no Brasil, Espanha, Estados Unidos e México.

Guilherme Jaccon 

Artista, produtor e educador social. Possui graduação em Artes Visuais Licenciatura e GBA em Gerenciamento de Projetos.  Atua na elaboração e produção de projetos culturais, em especial nas áreas de artes visuais, projetos pedagógicos e de formação de público. Como artista-educador atua como palestrista, debatedor e oficineiro nas questões que envolvem os vértices Políticas Públicas, Educação, Cultura e Direitos Humanos.

Este projeto foi realizado com o apoio da Copel por meio do PROFICE (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura), da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná. 

Saiba mais: 

www.feiraestopim.com.br

https://www.facebook.com/feiraestopim/

Crédito foto:  Guilherme Jaccon e Luana Navarro – Foto Lídia Ueta

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea