Grupo Braseiro lança vídeos em homenagem à Clementina de Jesus

SOBRE O GRUPO

 O grupo Braseiro surgiu em 2013 com uma formação hoje distinta. A proposta atual é defender as composições de sambistas da cena local que estabelecem, em sua melodias e letras, um diálogo direto com os mestres sambistas fundadores das escolas do Colorado, Estácio, Império Serrano, da Portela, Mangueira Estácio e outras. Formado pelos músicos Jonas Lopes (bandolim e cavaquinho), Otto Lenon (pandeiro), Luiz Ivanqui (violão 7 cordas), Ricardo Salmazo (percussão e voz) e Otávio Augusto (clarinete e clarone), o grupo ressalta e defende o samba da velha guarda brasileira, além de dialogar com melodias do samba contemporâneo. Propõe arranjos que relacionam os gêneros de samba e choro, com outras vertentes deste gênero. O Braseiro está disponível para participar de projetos culturais envolvendo leis de incentivo, além de apresentações em bares, casas de shows e eventos.

TRAJETÓRIA

2013 – gravação do primeiro vídeo com música autoral nomeada “Me Perdoe São Samba”

2014 – lançamento da música no Youtube:

2015 – selecionados, pelo edital do Colégio Medianeira, para um projeto que seleciona anualmente artistas para a gravação de seus trabalhos. Gravação do primeiro disco, o “Ascende o Samba”.

Entre 2015 e 2016 – turnê pelo estado, através do edital do SESI e turnê no México, por meio do edital do MinC – Ministério da Cultura.

Atualmente – apresentações em bares e eventos.

SOBRE OS VÍDEOS

No ano passado a cantora oficial do Grupo Braseiro, Luciane Alves, se ausentou pormotivos de cuidados e resguardo em seu período de gravidez. Então, os integrantes resolveram trabalhar com alguns cantores convidados, entre eles a cantora Roseane Santos, que desde então tem sido uma convidada permanente. A Luciane decidiu deixar definitivamente o Braseiro e então eles começaram a pensar em um projeto mais duradouro em parceria com a Roseane. Ela trazia há muito tempo a ideia de montar um espetáculo cujo personagem principal fosse Clementina de Jesus, seu saber e sua obra.

Influência no Grupo, Clementina de Jesus surgiu para o cenário musical brasileiro um ano após a instalação do golpe militar de 1964. Aos 63 anos, a Rainha Quelé se consagrou no Brasil é considerada, ainda hoje, uma das mais importantes figuras no cenário da nossa música popular.

Por esse motivo, o grupo se inspirou e, recentemente, gravou três vídeos com músicas que fizeram parte da obra de Clementina.

Os vídeos foram lançados no canal do YoutubedO Braseiro, a partir do início de outubro.

Vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=CIHd9f4rN4w

https://www.youtube.com/watch?v=vkgikNTo9xc

https://www.youtube.com/watch?v=IHXqkOcfzz4

Mídias:

Facebook – https://www.facebook.com/braseirobanda/

Instagram – https://www.instagram.com/grupobraseiro/

, ,

2 thoughts on “Grupo Braseiro lança vídeos em homenagem à Clementina de Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *