Interaja conosco

Música

Entre acidez e leveza, Central Sistema de Som lança disco “Estamos em Groove”

Publicado

em

Tom questionador, poético e direto marca o trabalho da crew, que também divulga clipe de música homônima

A Central Sistema de Som lança seu terceiro álbum, Estamos em Groove, refletindo inquietações sobre o momento sociopolítico do Brasil. Fazendo referência a expressão “estamos em greve”, o disco segue uma postura questionadora nas oito composições, marcadas pelo groove contemporâneo. Em conjunto, a faixa que dá título ao trabalho ganha clipe dirigido por Rosano Mauro Junior, com imagens da banda ao vivo em estúdio.

A música Estamos em Groove surgiu quando o grupo se apresentou num acampamento de professores em Curitiba (PR), durante uma greve em 2015. Naquele ano, professores e servidores que reivindicavam reformas no regime previdenciário foram atacados pela Polícia Militar, num episódio que ficou conhecido como “Massacre de 29 de abril”.

“Queremos mostrar o poder da coletividade em um cenário como o que estamos vivendo. Nossa crew é formada por pessoas de diferentes nichos culturais, e essa miscigenação de ideias está presente no nosso som”, conta Mariana Souza, vocalista e flautista. A Central também é composta por Gui Miúdo (voz),  Caetano Zagonel (baixo), Ian Giller Branco (bateria), Rogério Fortunato (guitarra), Nicolas Salazar (sax tenor), Menandro Souza (trompete), Ally Camu (percussão) e Vitor Salmazo (percussão).

O disco é resultado de uma pesquisa musical intensa e mescla tecnologia atual com equipamentos analógicos vintages. Com letras reflexivas, diretas e poéticas, a tracklist também conta com a música Ambição, que teve clipe lançado em outubro, pouco antes do segundo turno das eleições presidenciais.

Com uma estética cosmopolita, a Central é inspirada pela bass culture, fundamentada pela música de matriz africana, além de acrescentar elementos sonoros contemporâneos. Levando ao público shows impactantes, a banda planeja iniciar um projeto em comemoração aos seus 10 anos de existência em 2019.

Sobre

A Central Sistema de Som é uma banda curitibana de groove autoral independente composta por artistas que transitam entre o popular e o underground. Com referências rítmicas como o funk dos anos 60 e 70, afrobeat, reggae roots, dub e a música popular brasileira, o grupo criou um estilo consistente que brotou dessa miscigenação.

Na ativa desde 2009, a Central também possui influências da cultura hip hop, que se traduz em seu estilo cosmopolita. Em 2016, lançou o DVD Sete Bilhões de Vozes, gravado no Teatro Paiol, em Curitiba (PR). Com uma atitude provocativa, a banda propõe experiências sensoriais em seus shows, unindo música e videomapping.

Redes sociais

Instagram | Facebook | YouTube | Spotify | Site

Crédito foto: Day Luiza

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea